Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Influência da música na padronização de uma marca

Descubra como a música desempenha um papel crucial na padronização de uma marca. Explore estratégias para manter consistência na experiência em todos os pontos de contato, fortalecer a identificação da marca - impulsionado o brand awareness e conquistando um lugar memorável na mente do consumidor. Confira!

Influência da música na padronização de uma marca

 

Quem gerencia uma marca com muitos pontos de contato sabe: manter a padronização no visual, nas comunicações e na experiência, em geral, não é uma tarefa fácil. Apesar de complexa, essa função é crucial, pois ao garantir consistência em todos os pontos de contato, a marca cria uma imagem reconhecível, onde quer que esteja.

 

Essa prática não apenas facilita a identificação da marca e o crescimento do brand awareness, mas também fortalece a confiança e a fidelidade do consumidor. Neste texto, exploraremos como a música pode contribuir para a padronização de uma marca. Confira!

 

Branding e identidade de marca

 

Além de elementos como o nome, cores, letras e formas no logo, você já considerou as sensações e lembranças envolvidas na identidade de uma marca?

 

Cada ação realizada por uma marca, desde a concepção de um logotipo até a escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles e a seleção de representantes, contribui para a construção da personalidade da marca na mente do consumidor, por meio de percepções e sensações. É essa precisamente a função do branding.

 

Essas práticas desempenham um papel vital na criação de valor além do produto, transcendendo-o para refletir quem a marca é. Segundo definição do especialista Seth Godin

 

"Uma marca representa um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, influenciam a decisão do consumidor ao escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.

 

Quando falamos de identidade de marca, nos referimos ao conjunto de elementos e atributos que representam sua essência e personalidade. Ela é a expressão tangível dos valores, missão e visão da empresa, destinada a estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, construir confiança e diferenciar a marca em um mercado competitivo.

 

O branding está intrinsecamente ligado a isso. Uma gestão cuidadosa desses elementos é capaz de evocar sensações e estabelecer conexões e uma impressão duradoura na mente dos consumidores. Fortalecendo assim, a posição da marca e influenciando positivamente na compra de um produto ou serviço.

 

Marketing sensorial e experiência de compra

 

Oferecer aos consumidores uma experiência de compra consistente também faz parte das estratégias necessárias para fortalecer e padronizar uma marca.

 

Se o consumidor teve uma experiência de compra em uma loja A e gostou, ele espera que a loja B da mesma marca ofereça as mesmas condições para que ele continue consumindo. Isso gera confiança e fidelidade.

 

Mas se engana quem pensa que garantir os mesmos produtos em todos os pontos de venda é o suficiente. Fatores sensoriais como cheiro, cores e sons contribuem para a afinidade e associação dos nossos sentidos com a marca.

 

É nesse momento que a música aparece como uma aliada para garantir que as sensações e emoções experimentadas na loja A do nosso exemplo, sejam as mesmas na loja B, e portanto levem ao mesmo ponto final: a decisão de compra.

 

Como a música influencia na padronização da marca?

 

A música ambiente é um dos principais elementos responsáveis por criar vínculos emocionais entre marca e cliente - além de proporcionar uma experiência de compra agradável em pontos de venda e ativações de marca.

 

Ela se torna uma parte integrante da identidade da marca, influenciando as percepções e promovendo uma experiência coesa para os consumidores. Infelizmente, a padronização da trilha sonora ainda é uma dificuldade comum - especialmente em marcas com várias unidades, como franquias. 

 

Imagina se cada loja escolhesse apresentar um estilo de música ambiente totalmente diferente da outra? A identidade musical funciona como uma espécie de manual de marca, garantindo a unidade musical entre os pontos de venda e garantindo a mesma conexão em todos eles.

 

Aqui no Bananas Music temos um método para definir a identidade musical de uma marca baseada nos atributos de identidade que a empresa gostaria de transmitir para seus clientes.

 

À essa estratégia de trabalhar com uma identidade musical damos o nome de music branding.

 

 

Ao escolher cuidadosamente a trilha sonora, uma marca pode criar associações emocionais específicas na mente dos consumidores. Por exemplo, músicas alegres e animadas podem transmitir uma marca dinâmica e inovadora, enquanto melodias mais suaves e clássicas podem evocar uma sensação de elegância e tradição.

 

A consistência na escolha musical, seja em lojas físicas, vídeos promocionais ou plataformas de streaming, contribui para a padronização da experiência da marca. Isso cria um ambiente sonoro reconhecível, fortalecendo a identidade da marca e gerando memórias auditivas duradouras. 

 

Quando os consumidores ouvem determinadas músicas fora do contexto da marca, podem ser imediatamente lembrados da empresa, consolidando assim a associação desejada na mente do público.

 

→ Confira como ajudamos a Youcom a padronizar a marca e se conectar com o público jovem por meio da música nas lojas

 

Dicas rápidas para utilizar a música na padronização de uma marca 

 

▶️ Identidade sonora clara: Estabeleça uma identidade sonora única e consistente que represente os valores e a personalidade da marca.

 

▶️ Playlists estratégicas: Crie playlists específicas para diferentes pontos de contato, considerando o perfil do público e os ambientes, mantendo a coesão musical.

 

▶️ Atualização regular: Renove as playlists de forma regular para manter a relevância e evitar monotonia, refletindo as tendências e sazonalidades.

 

▶️ Engajamento do público: Incentive a interação do público na escolha de músicas, promovendo enquetes ou sugestões para playlists colaborativas.

 

▶️ Avaliação continua: Monitore a resposta do público e ajuste a estratégia conforme feedback e métricas de desempenho, garantindo uma experiência musical sempre alinhada com a identidade da marca.

 

→ Checklist com dicas e conceitos para começar um projeto de music branding a partir da sonorização ambiente do zero

 

Music Branding para padronização de marca além do PDV

 

E se uma marca pudesse fortalecer sua lembrança utilizando a música além dos pontos de venda? 

 

Manter o consumidor engajado com a marca e promover uma experiência de interação pré e pós compra são apenas duas das vantagens de criar um canal da marca em plataformas de streaming - como Spotify ou Deezer

 

Considerando que os clientes utilizam a música em momentos especiais e diferentes da sua rotina, as marcas podem aproveitar essa oportunidade para permanecer próximas nesse ponto da jornada fora da loja.

 

Quer saber mais sobre esse universo? 

 

→ Confira o nosso Guia Essencial de Music Branding para Empresas

 

Mas se você já está planejando um projeto de music branding e quiser entender como podemos ajudar, basta solicitar um diagnóstico gratuito (e rapidinho) AQUI.

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.