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Bananas Music
Confira mais sobre o comportamento e uso da música no app, as discussões atuais ao redor dos direitos autorais e confira nossa seleção de cases interessantes para inspirar a criação da sua próxima campanha utilizando a melhor trilha sonora para o TikTok.
O Tiktok teve um crescimento estrondoso no Brasil a partir de 2020 e se tornou uma importante ferramenta estratégica de comunicação e interação com o público consumidor de uma marca.
E se engana quem acha que somente adolescentes estão interagindo na plataforma. Segundo o DataReportal, o TikTok hoje já conta com mais de 80 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil, número que é inferior apenas ao dos Estados Unidos e ao da Indonésia.
A música e o som são fundamentais na experiência do usuário no TikTok e desempenham um papel crucial na criatividade e na capacidade da comunidade de desencadear momentos culturais. Na verdade, 88% dos usuários do TikTok afirmam que o som é essencial para a experiência na plataforma e 68% se lembram melhor de marcas que utilizam músicas de que gostam em seus vídeos.
O algoritmo da plataforma favorece a entrega de conteúdo para um público amplo, enquanto a diversidade de temas e o formato de vídeo de até 3 minutos proporcionam uma experiência única.
Com isso, as marcas podem se destacar no TikTok aproveitando as tendências, criando conteúdo autêntico ou até mesmo participando dos desafios em alta. O potencial orgânico de alcance é enorme, desde que o conteúdo seja relevante e esteja alinhado com as preferências do público.
Entenda o uso da música na plataforma, as discussões atuais ao redor dos direitos autorais e veja nossa seleção de cases interessantes para inspirar a criação da sua próxima campanha utilizando a música e o TikTok.
A natureza sound on do TikTok é a grande responsável por toda a movimentação da indústria da música ao redor do aplicativo. Hoje ele já se consolidou como uma ferramenta de descoberta musical, e não à toa - vários dos hits que compõem os principais charts de consumo musical viralizaram primeiro no TikTok.
Já para o aplicativo, esse movimento é o que mantém o engajamento da comunidade, que adora descobrir novos sons e depois torná-los seus. Os usuários do TikTok não consomem áudio apenas passivamente; na verdade, eles criam vídeos originais a partir de sons compartilhados por outras pessoas e marcas.
A colaboração criativa em grande escala entre pessoas está incorporada na própria natureza do TikTok – e o som é o elemento que une essas relações.
Devido a essa “co-dependência” entre indústria musical e o TikTok, o aplicativo vem lançando várias parcerias e programas para estimular o uso da música nos conteúdos e para alimentar cada vez mais essa tendência de viralização com intuito de entreter - e fidelizar - os usuários.
Parcerias com gravadoras, distribuidoras musicais e artistas independentes são algumas das ações mais significativas da empresa para ajudar na adoção da plataforma como ferramenta de crescimento e promoção de músicas e carreiras artísticas.
É muito importante para o gestor de marketing, que tem o TikTok como ferramenta estratégica de comunicação - ter conhecimento básico sobre as discussões ao redor do licenciamento de músicas para uso comercial na plataforma.
Ninguém quer uma estratégia de campanha prejudicada porque a música escolhida foi removida do TikTok ou ter os conteúdos derrubados devido ao uso indevido da música.
Mirando os 68% de usuários que se lembram melhor de uma marca quando apresentam músicas de que gostam em seus vídeos, o aplicativo tem a Biblioteca Comercial de Música gratuita, que dá acesso a centenas de milhares de músicas e sons licenciados para usar no TikTok.
Além disso, em maio de 2023, o app de vídeos curtos ampliou seu programa “Artist Impact Program”, viabilizando que artistas monetizem suas músicas através de conteúdo de marcas, oferecendo oportunidades mais significativas para artistas e marcas trabalharem juntos.
“Queremos ajudar a desenvolver a indústria de sincronização para aproveitar a velocidade e a escala da publicidade digital e do vídeo de formato curto. Nosso objetivo é fornecer às marcas uma biblioteca de música segura e ampla para usar em seu conteúdo, abrindo novos fluxos de receita para os artistas que a alimentam”, afirma Bryan Cosgrove, diretor de música comercial e licenciamento criativo no TikTok.
Atualmente, utilizar essa biblioteca é a maneira mais segura de não ter problemas com direitos autorais.
Veja alguns cases de marcas que usaram a música como um pilar de comunicação com a comunidade através dos recursos do TikTok for Business.
A Motorola criou junto com o TikTok uma campanha de lançamento para o novo Razr V4 Ultra, versão atual de um grande sucesso da marca nos anos 2000.
Para isso, a cantora Gloria Groove foi convidada para criar uma nova versão de outro ícone – "Oops…! I did it again", imortalizada pela Britney Spears –, música que ficou famosa bem na época em que o V3 original estava em alta. A regravação ia simbolizar a renovação da linha, agora no Razr 40 Ultra.
A estratégia envolveu, além da regravação da música, o lançamento de um videoclipe e um branded mission - solução que convida a comunidade a criar vídeos a partir de um desafio proposto pela marca.
Esses conteúdos tiveram mais de 77M de visualizações, que, para a marca, representaram um salto de 86% nos resultados, em relação à campanha anterior.Foi suficiente para fazer a Motorola ser uma das empresas mais mencionadas pela comunidade no período, conquistando 36% do Share of Voice das empresas de tecnologia com o hit da Glória Groove bombando.
McDonald´s, Trident e Pizza Hut são algumas marcas que já adaptaram a cultura da criação de jingles e músicas originais para a versão TikTok.
Em uma tentativa de alcançar um grande público de consumidores mais jovens e cansados de anúncios, abraçando a viralidade da música no TikTok, os principais profissionais de marketing começaram a transferir seus esforços de sound branding para a plataforma, trabalhando com os principais criadores e músicos líderes em músicas originais criadas com o TikTok.
A marca Pizza Hut convocou Jon Moss, um criador com mais 7 milhões de seguidores no app que muitas vezes se autodenomina um mascote não oficial da rede, para criar uma música tema para sua pizza estilo Detroit.
🟡 Conheça a audiência: Entenda os gostos musicais de sua audiência e incorpore músicas relevantes em seus vídeos para criar uma conexão emocional mais autêntica.
🟡 Mantenha-se atualizado com as tendências: Esteja atento às músicas populares e tendências de áudio no TikTok e incorpore-as nos vídeos para aumentar o engajamento e a relevância.
🟡 Utilize músicas licenciadas: Ao usar músicas nos vídeos, certifique-se de que elas são licenciadas para evitar problemas de direitos autorais e garantir uma experiência positiva para sua audiência e evitar problemas futuros.
🟡 Crie trilhas sonoras originais: Considere criar trilhas sonoras originais para os vídeos, o que pode ajudar a destacar a marca e reforçar uma identidade sonora única.
🟡 Integre a música à narrativa: Use a música de forma estratégica para complementar a narrativa dos vídeos e criar uma experiência imersiva mais reconhecível para sua audiência.
🟡 Colabore com artistas: Explore oportunidades de colaboração com artistas e músicos para criar conteúdo exclusivo e assim, atrair novos seguidores a partir da identificação com a identidade sonora da marca.
🟡 Incentive a participação do público: Crie desafios musicais e convide a audiência a participar, seja compartilhando vídeos com as músicas indicadas e/ou criando coreografias e challenges originais.
Nos dois exemplos citados anteriormente, conhecer a identidade musical da marca certamente foi um dos fatores mais importantes no desenvolvimento do projeto e determinantes para seu sucesso.
Tanto para criar uma música original quanto para convidar um artista musical para ser o rosto da campanha, é necessário entender quais os atributos de identidade que a marca gostaria de transmitir para o público nessa campanha e qual a melhor forma de traduzir isso em música.
Aqui no Bananas Music desenvolvemos uma metodologia exclusiva para definir a identidade musical de uma marca e seus atributos sonoros. Partindo de uma imersão no posicionamento do cliente e demais informações do briefing, criamos as hipóteses que irão nortear o projeto.
Dessa forma, todas as referências e informações compiladas pelo nosso time e que dialogam com o DNA da marca começam a ser organizadas para prever possíveis cenários musicais para aquela demanda.
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