Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Música ambiente para consultórios e clínicas: o segredo para promover uma experiência positiva

Na hora de escolher a música ambiente para consultórios e clínicas, algumas coisas devem ser observadas a fim de provocar no paciente a melhor sensação enquanto espera atendimento. Descubra neste artigo o poder da música ambiente para criar uma experiência única para os pacientes em seu consultório!  

Música ambiente para consultórios e clínicas: o segredo para promover uma experiência positiva

A sala de espera de um consultório ou de uma clínica é o primeiro contato que o paciente tem com o serviço antes de ser atendido pelo médico. Logo, as primeiras impressões devem ser agradáveis e capazes de propiciar uma excelente experiência para o cliente.

 

É comum pensar em decoração, iluminação, disposição das cadeiras na sala de espera e até mesmo aromas específicos para despertar boas sensações nos pacientes.

 

Já pensou que a música ambiente é uma grande aliada na tarefa de harmonizar as emoções das pessoas em um consultório ou em uma clínica médica? 

 

A música tem o poder de nos deixar mais alegres, mais tristes, mais calmos ou mais agitados.


Sendo assim, para escolher a música ambiente para consultórios e clínicas, algumas coisas devem ser observadas a fim de provocar no paciente a melhor sensação enquanto espera atendimento.

 

A música influencia as emoções das pessoas

 

Um grupo de cientistas mapeou pelo menos 13 tipos de emoções diferentes que a música pode causar nas pessoas: diversão, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, sonho, triunfo, ansiedade, medo, aborrecimento, desafio e animação.

 

Dessa forma, o primeiro passo para escolher a melhor música ambiente para consultórios e clínicas é definir quais sentimentos e emoções se deseja que os pacientes percebam durante a permanência no local.

 

Outros fatores que podem influenciar na escolha da música ambiente:

  • O paciente precisa esperar muito ou o atendimento é rápido?

  • Geralmente as pessoas chegam com muita dor no consultório ou são mais consultas de rotina?

  • A sala de espera costuma ter muita gente ou os horários marcados são bem espaçados?

  • Quais os horários de maior e menor fluxo na sala de espera da clínica?

As respostas para essas perguntas vão determinar que tipos de música fazem sentido para o consultório ou a clínica.

 

playlists para salão de beleza música ambiente musica para relaxar

Foto de Gautam Arora na Unsplash 

Escolhendo a melhor música ambiente para consultórios e clínicas

 

Para salas de espera agitadas e pacientes com muita dor

 

A música como ferramenta para relaxar já é estudada pela ciência desde o século XX, pelo menos, no ramo da psicoterapia e musicoterapia.

 

Nesse contexto de salas agitadas, o ideal é escolher músicas calmas que vão proporcionar efeito relaxante nos pacientes. Mas cuidado para não tornar o lugar chato e entediante.

 

Apostar em músicas conhecidas pode distrair o paciente da dor ou provocar o conforto do que é familiar para as pessoas.

 

O Spotify e a Bayer se uniram em uma campanha para criar playlists para relaxar durante procedimentos clínicos, apontando que a música alivia dores e reduz os níveis de estresse antes, durante e após procedimentos médicos.

 

Experimente nossa playlist Pianinho

Nem muito agitada nem lenta demais: a música e a percepção de tempo

 

Como mencionado anteriormente, é preciso cautela para não escolher uma música ambiente para consultório que seja muito lenta e provoque o tédio nas pessoas.

 

A música altera a nossa percepção de tempo. Músicas muito lentas causam a sensação de que o tempo está passando mais devagar. Portanto, em uma sala onde se costuma esperar muito, a sensação será que o tempo de espera foi muito maior.

 

Música ambiente para consultório pediátrico

 

Se sua clínica atende crianças, aposte na música como ferramenta de conforto e distração, além de brinquedos e outras atividades infantis.

 

Na hora de criar a trilha sonora para um público infantil, levamos em consideração as sensações e emoções que os baixinhos sentem e gostam.

 

Consideramos, acima de tudo, o bem estar e a familiaridade das crianças que entrarão em contato com as músicas escolhidas.

 

playlists para salão de beleza música ambiente musica para relaxar

Imagem: Westend 61 (Royalty Free) 

Música ambiente como elemento de construção de identidade de marca

 

Independente da dinâmica do seu consultório, que tal apostar em uma curadoria musical especializada para expressar os atributos de identidade da sua marca?

 

À essa estratégia damos o nome de music branding, que consiste em representar uma marca sonoramente e definir, através da música, a mensagem que ela deseja transmitir.

 

Essa estratégia é altamente eficiente para diferenciar a sua marca de outras do mesmo segmento, além de transformar uma simples visita ao médico em uma experiência sensorial que impacta positivamente o seu paciente.

 

Conheça neste texto os benefícios de ter uma agência de curadoria musical como parceira.

 

****

 

Quer tornar a ida ao seu consultório uma experiência positiva para o seu paciente? Nós podemos te ajudar com música ambiente para seu consultório!

 

Fale com nosso time e receba rapidinho um orçamento totalmente personalizado preenchendo o formulário abaixo:

 

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.