Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Playlists para academias: 4 dicas para escolher a melhor música ambiente

A escolha adequada das músicas pode ajudar a motivar os alunos durante os exercícios, proporcionando alegria, conforto emocional e relaxamento. Saiba como conhecer seu público, considerar os horários de maior e menor fluxo, criar playlists diferentes para cada área da academia e manter a variedade e atualização das músicas. 

Playlists para academias: 4 dicas para escolher a melhor música ambiente

 

Quando falamos de playlists para exercícios físicos, é muito comum pensar automaticamente em música eletrônica com ritmo que estimule o ouvinte.

 

Porém, quando a curadoria não é especializada, também é muito fácil errar a mão nesse conteúdo, criando playlists monótonas, entediantes e estereotipadas do ambiente de academia.

 

Para resolver essa equação, são necessárias algumas etapas de pesquisa e imersão no universo da marca e do público que ajudarão na construção da identidade sonora da academia e na diferenciação do seu negócio em relação aos demais.

 

Nesse texto, vamos ver como uma agência de curadoria musical como a Bananas Music pode te ajudar na missão de proporcionar a melhor experiência para seus clientes.

 

Música ambiente como diferencial de marca

 

Pensa rápido: quantas academias de proprietários diferentes têm no seu bairro? Podemos apostar que muitas! A pergunta que podemos te ajudar a responder é: por que a sua academia é especial?

 

A estratégia de music branding consiste em construir uma identidade de marca através da música. Isso significa que um dos objetivos do nosso trabalho é criar uma identidade musical exclusiva que diferencie o seu negócio do seu concorrente.

 

E para as academias essa estratégia é muito importante, já que é um empreendimento com alta concorrência.

 

Partimos dos atributos de identidade da marca, de quais sentimentos, sensações e ações a marca deseja ativar por meio da música e, a partir daí, chegarmos a quais gêneros, artistas, faixas e cenas musicais representam estes afetos.

 

Por isso que music branding é muito mais que uma playlist para academia, a estratégia é um diferencial da marca. Acredite: a música ambiente da sua academia pode te ajudar a ter mais clientes.

 

Quais fatores considerar na hora de pensar uma rádio indoor para academia?

 

É verdade que a playlist para academia deve ser estimulante para motivar as pessoas a completarem seus exercícios.

 

Entretanto, sentimentos como alegria, conforto emocional e relaxamento também são grandes aliados na tarefa de tornar a academia um local onde as pessoas sentem bem-estar.

 

E se engana quem pensa que música para relaxar é só calminha e desestimulante. Músicas conhecidas pelo público podem gerar o sentimento de conforto e ambiente familiar, trazendo disposição para a atividade.

 

Vamos aos 4 principais fatores que você precisa levar em consideração na hora de criar uma playlist para academia.

 

Conheça seu público

 

Estudar o público é o primeiro passo para a construção de uma playlist para academia adequada e que promova uma experiência única para os clientes.

Responda as perguntas: 

  • Qual a idade média do público?

  • É composto majoritariamente por homens ou por mulheres?

  • Qual a frequência média dos alunos durante a semana?

  • Quanto tempo em média permanecem na academia?

As duas últimas perguntas podem te dar uma boa projeção da frequência de atualização das playlists. Imagina chegar na academia todo dia e ouvir a mesma música? Manter as playlists atualizadas é muito importante.

 

Conheça bem os horários de maior e menor fluxo de pessoas

 

A maioria das pessoas não gostam de academia lotada e ter que esperar muito tempo para usarem os aparelhos compartilhados pode ser um fator super desestimulante. Portanto, ter playlists diferentes e que acompanhem o fluxo das pessoas na academia é uma estratégia interessante. 

 

Por exemplo, assim como nas lojas cheias em dias de promoção, onde músicas agitadas tendem a estimular as pessoas a serem mais rápidas nas compras, na academia pode ser útil pensar em músicas agitadas para acelerar o ritmo e evitar uma academia superlotada.

 

Já nos momentos de menor fluxo, pode-se apostar em músicas com beats mais lentos que causem a sensação de conforto e bem estar no ambiente.

 

Pense em playlists diferentes para ambientes diferentes

 

Sua academia oferece diversas opções de atividades e, portanto, é compartimentada em várias áreas?

 

Pensar em playlists diferentes também por setor e atividade é o ideal. Por exemplo, as músicas tocadas no salão de musculação não devem ser as mesmas que tocam na sala do pilates ou yoga, e vice-versa.

 

Se as pessoas frequentam a academia com objetivos diferentes, conhecer esse público e oferecer as músicas apropriadas para cada tipo de exercício é o segredo para gerar conexão e transformar seus clientes em fãs da marca.

 

Fuja da repetição e cuide da atualização das playlists

 

Depois de fazer um estudo aprofundado sobre o público que frequenta sua academia e criar playlists que gerem o desejo nas pessoas de voltarem sempre ao espaço, é hora de pensar nas frequência de atualização.

 

Como já citado acima, responder à pergunta “qual a frequência média das pessoas?” é a chave para definir de quanto em quanto tempo as playlists devem ser atualizadas para não se tornar uma música ambiente chata e repetitiva.

 

E sobre esse item também é muito importante citar os professores e funcionários da academia. É extremamente irritante ficar ouvindo sempre as mesmas músicas. Portanto, aposte em playlists longas e com atualização frequente.

 

Saiba mais sobre como equilibrar a identidade musical da marca e gosto musical dos funcionários nesse texto.

 

***

 

Como você pode ver, criar boas playlists para academia não é tão simples quanto parece. Diversos fatores precisam ser considerados para que a música seja aliada na permanência dos alunos a longo prazo como também na aquisição de novos clientes.

 

O Bananas Music pode te ajudar nessa missão de construir a identidade musical que vai encantar os clientes e guardar sua academia em um lugar único na memória deles.


Solicite um orçamento rapidinho AQUI!

 

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.