Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Música e Produtividade: as melhores playlists para ouvir no trabalho

A música pode aumentar produtividade ou isso é só desculpa de quem quer ficar ouvindo um som pra trabalhar?   Neste texto desmistificamos o impacto da música no trabalho e, de bônus, você ainda leva uma série de ótimas playlists para dar aquele boost na sua rotina de tarefas do dia a dia. 

Música e Produtividade: as melhores playlists para ouvir no trabalho

Buscando músicas para ouvir no trabalho? 

 

Neste texto, reunimos teoria e prática para mostrar como a música pode contribuir para aumentar sua produtividade em tarefas do dia a dia.

 

Ao final deste post, você pode escolher uma série de diferentes playlists que nosso time de curadoria musical separou para você ouvir enquanto trabalha. 

 

• • •  

 

A audição é o nosso segundo sentido mais importante, atrás apenas da visão.

 

Sempre somos bastante afetados por aquilo que ouvimos, e com a música não é diferente. Pode nos incomodar, nos deixar triste, nos encantar, nos animar ou nos fazer chorar. Pode nos fazer dormir, ou até mesmo sair pulando e dançando pela casa toda.

 

Mas será que músicas para ouvir no trabalho ajudam a produzir mais (e melhor)? Auxilia no desenvolvimento de atividades mais criativas? A playlist para dar um “gás na produtividade” se sustenta em pilares científicos?

 

A gente resolveu dar uma pesquisada no assunto e acabou descobrindo que a resposta vai muito além de um simples sim ou não.

 

Tarefas repetitivas ficam mais fáceis com a ajuda da música 

 

Para avaliar a eficácia da música no aumento da produtividade, um elemento importante a ser considerado é o quão “imersiva” é a tarefa a ser executada.

 

Isso se refere ao nível de criatividade exigido pelo trabalho. Escrever um texto do zero, por exemplo, requer atenção plena, enquanto responder a e-mails é um processo mais corriqueiro e automático.

 

Nesse caso, quando a atividade é bem definida e repetitiva por natureza, as pesquisas sugerem que o acompanhamento sonoro é muito útil se o objetivo é não perder a concentração e ganhar velocidade.

 

• • • 

 

Em ambientes barulhentos a música é um refúgio 

 

Outros estudos sugerem que a influência não reside na música de fundo por si só. Seu resultado positivo, na verdade, tem a ver com a melhora no humor do ouvinte. Faz sentido. Se você ouve suas músicas favoritas enquanto trabalha, as chances de ficar de bem com a vida (e produzir mais) são maiores.

 

 • • • 

 

Ouvir músicas que você gosta diminui a percepção de estresse 

 

Música, esse estímulo abstrato, é capaz de suscitar sentimentos de euforia e desejo, similar ao das recompensas tangíveis que envolvem a dopamina, neurotransmissor responsável pelo controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, memórias e cognição. Em outras palavras, músicas alto astral realmente te deixam de alto astral.

• • •  

 

Bom, deu pra perceber como é importante que a música transmita a emoção certa, impulsionando o momento certo, né? E para isso acontecer é preciso levar em consideração até os mínimos detalhes.

 

Do contrário, a música pode acabar soando como um acorde fora do tom, uma corda desafinada, uma microfonia que nunca cessa. Ela deixa de ser uma ferramenta de produtividade e acaba mais atrapalhando do que ajudando.

 

Acreditamos no poder da música a ponto de saber que, quando mal utilizada, ela pode até se transformar em um instrumento de tortura.

 

Literalmente.

 

Ela foi uma das ferramentas usadas para torturar os prisioneiros na guerra contra o terror em locais como o Iraque e a Baía de Guantánamo (é sério).

 

A música a qual os prisioneiros eram submetidos era muitas vezes escolhida por ser o mais culturalmente ofensiva possível para eles, e tocada em um volume absurdamente alto por períodos longos, mas imprevisíveis. Ou seja, os prisioneiros eram privados do controle do sono e também de sua capacidade de encontrar um espaço que o som, desagradável a eles, não os alcançasse.

 

Tem uma matéria bem legal The Guardian falando sobre o assunto.

 

Mas não precisamos ir tão longe para exemplificar como uma música dissonante e fora do seu contexto pode ser prejudicial.

 

• • • 

 

Pense naquele vendedor de uma loja de roupas ou o barista de um café, tendo que trabalhar, motivado, durante 8 horas por dia, sendo submetido a músicas que simplesmente não conectam com ele. Já dá pra considerar tortura, né?

 

Pra não ficar só na teoria, nosso time de pesquisa e curadoria musical reuniu todas essas informações em algumas dicas práticas e selecionou as melhores playlists de músicas para ouvir no trabalho pensando em ajudar na sua produtividade, foco e concentração hoje mesmo. Bora?

 

1. Para tarefas simples, escolha músicas que você já conhece (e goste).

 

Assim como atletas profissionais usam o poder das batidas sonoras para aumentar o grau de concentração e dar um gás na motivação, você também pode fazer isso na cadeira em frente ao computador. Pesquisas mostram que a performance melhora muito ao ouvir músicas conhecidas enquanto o cérebro desempenha funções “simples” ou monótonas.

 

Playlist: 3º Turno

— Vibe em forma de música pra dar um gás em mais uma rodada de trampo.

 

Playlist: 10 horas de Foco e Concentração

— o nome já diz tudo. Só dar o play e deixar rodar (no shuffle, de preferência)

 

Playlist: Trampo 

— Sons estimulantes e fáceis de assimilar.

 

One Hit Wonders — Um passeio nostálgico pelos sucessos efêmeros de artistas que foram esquecidos (e agora recuperados!).

 

2. A tarefa envolve aprendizado? Diga adeus para as músicas com letras complexas.

 

Letras podem ser extremamente conflitantes pro seu cérebro se ele precisar se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo.

Um experimento recente mostrou que estudantes que ouviram música instrumental durante uma bateria de exames se saíram melhor em comparação com a galera submetida a audições de músicas líricas.

 

Playlist: Pra Estudar Tranquilo 

— As músicas certas para incentivar seu momento de estudo. 

 

Playlist: Música Clássica para Trabalhar e Estudar

— Música clássica alternativa pra aumentar a concentração.

 

Playlist: Jazz No Trabalho

— Coleção de diversas facetas do jazz: do clássico ao moderno. Perfeita pra tarefas que exijam intensa concentração.

 

Playlist: Suor EDM

— Música eletrônica instrumental pra dar aquele gás no início da tarde ou no fim do expediente.

 

Playlist: Música Eletrônica para Estudar

— Uma seleção de EDM para te acompanhar nos momentos que exigem mais calma e concentração ao longo do dia. 

 

Playlist: Foco e Concentração 

 Uma playlist que combina músicas conhecidas e com músicas instrumentais. Perfeita aumentar a produtividade e não cair no tédio. 

 

3. Sons da natureza influenciam sua “noção de organização”.

 

Barulhos primitivos, como sons de cachoeiras, pingos de chuva e florestas, podem situar sua mente no ambiente com mais assertividade. A comprovação veio por meio desse estudo, que chegou à conclusão que eles são incríveis na hora de te manter imerso em tarefas mais complexas.

 

Playlist: Medite ao Som da Natureza

— Relaxe, esvazie sua mente e aproveite os diversos sons da natureza.

 

Playlist: Ambient: Ocean

—  Somente sons do oceano

 

Playlist: Total Relaxation

— Sons perfeitos pra acompanhar um bom chá de camomila.

 

• • • 

 

Esperamos que essas playlists te ajudem a voar no trampo e ter um dia mais produtivo e feliz! Se você testou e quer receber mais conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada, assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.