Bananas Music Branding

Música para inauguração de loja: o que você precisa saber na hora de escolher o que tocar

 

 

Chegou o grande dia de abrir ao público o projeto que você elaborou por muito tempo. Independente do tamanho do negócio, a expectativa do primeiro dia gera muita ansiedade, requer planejamento e exige um check list de todas as coisas importantes que devem ser feitas para que tudo seja perfeito.

 

Certamente, quando falamos de lojas físicas, a música para a inauguração é uma dessas variáveis que podem fazer dar tudo muito certo ou muito errado.

 

Nesse texto, vamos dar algumas dicas de como conhecer a identidade musical da sua marca e como montar a playlist ideal para tocar na inauguração da sua loja.

 

Music Branding: da identidade da marca à rádio indoor da loja

 

Tudo começa na definição da identidade da marca. Antes da inauguração do negócio, é preciso pensar no branding.

 

• Quais características você gostaria de transmitir para os clientes da sua marca?

• Quais músicas, artistas e estilos musicais combinam com a sua loja?

• Quais são os principais momentos da jornada de consumo na loja?

• Qual o perfil do seu público e qual a relação dele com a música? 

 

A palavra branding agrupa estratégias e ações que destacam e reforçam os valores de uma marca.

 

Uma forma assumidamente eficaz para transmitir essas mensagens para o consumidor é utilizar a música como meio. A música tem esse poder de provocar sentimentos e emoções até de maneira imperceptível em quem a ouve.  

 

As estratégias de music branding são definidas justamente com o objetivo de traduzir os valores da marca em música, sugerindo gêneros musicais e artistas que vão estimular as sensações que a marca se propõe a transmitir - e aumentar as vendas!

 

Com isso, é possível definir o que vai tocar diariamente na loja após a inauguração. 

 

Nós construímos a identidade sonora da marca e propomos trilhas sonoras para sua rádio indoor. 

 

Música ambiente de loja: o que você precisa saber para criar uma playlist ideal

 

Quando uma pessoa vai à uma loja, mesmo que não perceba, ela está sendo impactada pela mensagem sonora que vem da rádio indoor. Isso significa que ela pode estar sendo influenciada a ficar mais um pouco ou a querer sair rápido do local sem nem perceber o porquê daquela sensação.

 

Para que a música ambiente na loja funcione e tenha os efeitos esperados, ela precisa ser escolhida da forma correta.

 

Existem alguns pontos a se levar em consideração na hora de fazer a criação da playlist:

 

• entendimento sobre o ritmo da loja

• estudo do perfil de cliente ideal

• considerar a identidade musical da marca, como falamos acima

 

music branding curadoria musical para marcas

 

Música Ambiente e as músicas para inauguração da loja: podem ser as mesmas músicas?

 

Imagina que você está andando nos corredores do shopping e uma das lojas está com uma decoração de festa e tocando uma música. Nesse caso hipotético, você imagina que a música tocando na loja é mais calma ou mais animada? 

 

No dia da inauguração da loja, é importante ter em mente que é um dia especial. Você precisa chamar a atenção das pessoas que estão passando na rua ou nos corredores do shopping.

 

Logo, você pode presumir que a música para inauguração de loja é mais animada, com o astral lá em cima

 

Também são músicas atuais que trazem novidades e que chamam a atenção das pessoas - sem precisar estar em volume inadequado para o espaço.

 

O desafio é unir a identidade musical da marca com essa demanda particular do dia da inauguração: chamar a atenção.

 

Case: inauguração da loja circular da Renner no Rio de Janeiro

 

Uma loja circular é projetada com base nos princípios da economia circular, com a otimização de recursos e menor impacto ambiental possível.

 

O Bananas Music foi responsável pela trilha sonora de inauguração da 1ª Loja Circular do Brasil: a Renner do Shopping Rio Sul, no RJ. A missão, portanto, era traduzir essa mensagem em música e suprir a necessidade de ser uma trilha animada e que estimulam as compras.

 

Por isso, nosso DJ e curador musical Rodrigo Rodriguez desenvolveu uma mixtape exclusiva de hits atuais animados mixados com sons e elementos da natureza,  para transmitir ao cliente da Renner uma experiência sonora que remetesse aos princípios de sustentabilidade e meio ambiente que a loja apresenta.

 

É entrar na loja, ouvir a música e captar os valores da marca. Isso é music branding. Nós podemos te ajudar a criar a sonorização ambiental para a inauguração da sua loja.

 

Sugestão de playlist para inauguração de loja

 

Para não ficar só nas palavras, nós criamos uma playlist com músicas que podem ser tocadas na inauguração de lojas, seguindo as dicas que demos neste texto.

 

Aproveite (:

 

Lembrando que cada marca ainda possui a sua própria identidade sonora, que pode inclusive ser um diferencial entre ela e seus concorrentes.

 

 

 

Se você deseja ter uma trilha sonora exclusiva para o seu negócio, fale com a gente.

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade.