
Como o
Bananas Music
A escolha da música ambiente certa para sua playlist é fundamental para que haja conexão entre os clientes e a marca. Aqui no Bananas Music te apresentamos uma metodologia exclusiva de Music Branding para acertar as músicas que mais representam sua marca. Confira no texto a seguir.
O efeito que a música provoca sobre as sensações e emoções dos seres humanos é tão profundo e impressionante que pode influenciar, alterar e eventualmente determinar o comportamento das pessoas! É pensando nesse efeito que podemos utilizar a música como uma poderosa ferramenta para a construção da imagem que as empresas querem transmitir.
Mas você acha que qualquer música é capaz de criar esse efeito?
Sabemos que, em tempos remotos, a música já foi usada até como tática de tortura. Isso significa que se não for escolhida de forma correta, pode mais atrapalhar que ajudar. Pode afastar os clientes ao invés de atrair para seu PDV, por exemplo.
É necessário estabelecer critérios para o processo de escolha da música ambiente para loja e depende muito do que sua marca quer transmitir.
A curadoria musical entra nesse cenário como um processo de escolha de estéticas sonoras, artistas e músicas que mais traduzem os atributos da identidade musical da marca.
A trilha sonora faz parte do conceito da marca - e as pessoas consomem e querem se relacionar com conceitos. Essa meta é tão significativa para nós que o resultado da nossa metodologia é chamado de Concept.
Na fase de Concept definimos os valores essenciais que a marca quer comunicar e também estudamos como deve ser a rotina sonora do possível consumidor da marca - a persona- como se relaciona com a música e de que forma seu estilo de vida e aspirações influenciam nas escolhas musicais.
Se a trilha sonora for para uma rádio indoor, também conversamos com os vendedores para entender o ritmo da loja e quais momentos pode ter uma música mais agitada ou mais calma, por exemplo.
Coletadas todas essas informações, nosso time de curadores musicais entra em cena para propor exatamente a atmosfera e as estéticas que vão nortear a seleção dos artistas e das músicas que irão compor a playlist de música ambiente da loja.
Por fim, escolhemos um top 10 de artistas que verdadeiramente expressam todo o conceito desenhado para a marca e, a partir deles, abrimos a playlist em referências, inspirações e outros artistas com sonoridade semelhante.
Acreditamos que a música deixou de ser um som de fundo de uma campanha publicitária para se tornar um elemento da própria comunicação da marca.
Isso significa que a música pode ser considerada uma porta-voz da marca expressando como ela quer se relacionar com os seus consumidores.
Na era das experiências, quanto mais envolvente for essa relação, mais as pessoas se sentem confiantes e confortáveis em consumir os produtos de uma marca.
Hoje já é possível acompanhar o cliente além do PDV, com os canais de relacionamento no Spotify, playlists de músicas e vídeos no YouTube, promover um show de um artista que comunica com a marca para atrair mais pessoas. E todos esses projetos passam pela curadoria.
A curadoria cria experiências sonoras que serão capazes de conectar a sua marca ao consumidor de maneira eficiente, aumentando vendas e mais que isso: amplificando o relacionamento.
No Bananas, temos um time de pesquisa e curadores de música, além de colaboradores ao redor do mundo que contribuem para projetos especiais - o que nos possibilita atender os mais variados perfis de clientes com a atenção e a especificidade que cada um merece.
O Player Bananas dá acesso às playlists personalizadas de cada loja, com troca automática por horário, inclusão gratuita de spots comerciais e informativos, garantindo mensalmente mais de 50 horas de músicas que fogem de repetições, com novidades para colaboradores e público em geral. Com ele, ainda é possível agrupar feedback dos colaboradores sobre as playlists das lojas.
A tecnologia proporcionada por uma empresa de music branding como o Bananas não vai somente até o momento do ‘play’, como mostramos com o Bananas Player.
Nosso processo de inteligência de dados mede o resultado das trilhas sonoras com um dashboard que, assim como o player, também é exclusivo e desenvolvido pelo nosso time de tecnologia.
O Music Branding pode ir muito além do PDV. Nós criamos e gerenciamos diversos projetos de curadoria musical que levam a marca a níveis mais altos de envolvimento com a música e cada um deles potencializa ainda mais suas estratégias de comunicação com as pessoas em diferentes situações ao longo do dia, gerando uma interação mais genuína e lembrança efetiva de uma marca.
• • •
A escolha das músicas certas para compor a personalidade da marca tem sido muito aplicada para negócios de vários segmentos, desde lojas de roupas a aeroportos, como neste exemplo de Music Branding do Rio Galeão.
Quer saber como melhorar a experiência do seu consumidor - e aumentar suas vendas - utilizando curadoria musical? Entre em contato com a gente.
.txt por Juliana Castro, @missindieporai
Assine a newsletter do Bananas Music
Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.