
Como o
Bananas Music
Quando entramos numa loja ou em um restaurante e está tocando uma música que nos chama atenção, somos capazes até de ficar mais um pouco para ouvir até o final. Mas como é feito o pagamento dos direitos autorais das músicas que tocam nas lojas?
Quando entramos numa loja ou em um restaurante e está tocando uma música que nos chama atenção, somos capazes até de ficar mais um pouco para ouvir até o final. Muitas vezes, a sensação gerada pela sonorização é tão boa que nosso cérebro é capaz de traduzir como agradável toda a experiência vivida no ponto de venda de uma marca, aumentando não só o tempo de permanência no local como a probabilidade de voltarmos a ele em outro momento.
Não é exagero dizer que a música é capaz de nos conectar emocionalmente com uma marca.
Tão importantes e relevantes para o posicionamento de uma marca, os artistas envolvidos nessa relação precisam ser remunerados pela sua criação. Mas você sabe como isso acontece? Fizemos um passo a passo para explicar a relação entre música na loja e arrecadação de direitos autorais.
Mas antes: como chegamos aos artistas que vão tocar na playlist de música ambiente da loja? Uma resposta do nosso time de curadoria musical
O Bananas Music Branding cuida da construção da identidade musical para marcas. Isso significa que nosso trabalho é entender e traduzir quais os atributos e características a marca deseja expressar de forma sonora.
A partir de reuniões com os vendedores, clientes, com o marketing da marca, pesquisas de branding, benchmarking e concorrência, nosso time de curadoria musical reúne os insights em um diagrama de afinidades, conceituando a ideia do que é o DNA musical da marca.
Esses insights nos levam também a qual será a atmosfera musical e quais estéticas sonoras vão compor essa atmosfera. Por exemplo, quando o cliente entrar em uma loja da marca, que sensação queremos despertar? Queremos que ele se sinta animado ou relaxado? Queremos que a trilha sonora traga a sensação de estar na praia ou em uma festa?
Por isso, a partir destas estéticas sonoras escolhidas, identificamos os 10 principais artistas e suas conexões para compor o espectro musical da marca. Esse é um resumo da metodologia do Bananas Music que chamamos de Concept e você pode ler toda a explicação dela neste post que fizemos aqui . Esses artistas receberão os direitos autorais das músicas tocadas no PDV através do ECAD.
A sigla ECAD significa Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Ele é regido pelas leis 9.610/98 e 12.853/13 de Direitos Autorais, e administrado por sete associações de música, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais. Isso significa que toda vez que uma música é executada publicamente, o ECAD é o órgão responsável por identificar os autores daquela música, arrecadar os valores devidos e distribuir segundo os registros feitos pelos próprios artistas em suas associações.
Como o ECAD sabe o que toca em um ambiente sonorizado?
Em estabelecimentos com música ambiente, como lojas, restaurantes, academias e outros, as músicas são captadas através de gravações feitas por aparelhos digitais afixados no local pelos funcionários do ECAD. Essas gravações compõem amostras que são utilizadas para algumas distribuições.
O estabelecimento pode pagar ao ECAD uma mensalidade, cujo valor varia de acordo com alguns fatores de acordo com o Regulamento de Arrecadação:
• Local onde a música é tocada
• Tamanho da área sonorizada
• Importância da música para o negócio
• Ramo de atividade do negócio
• Tipo de utilização musical
• Região socioeconômica do estabelecimento
Você pode fazer uma simulação de valor a pagar aqui
A responsabilidade de estar em dia com o ECAD, e portanto, de pagar os direitos autorais aos músicos que tocam nos pontos de venda é da administração do estabelecimento no qual a música está sendo executada.
Para pagar o direito autoral, é preciso procurar o escritório do ECAD mais próximo e fornecer informações sobre como a música será utilizada, a área que será sonorizada, dentre outros dados. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário e pode ser mensal, no caso de estabelecimentos comerciais.
Para um artista receber os valores devidos, é necessário se filiar a uma das sete associações de música, registrar suas músicas junto ao ECAD e manter seu repertório atualizado. Somente dessa maneira você poderá receber os direitos autorais.
Mensalmente, o Ecad envia às associações de música os demonstrativos de valores a serem repassados aos titulares filiados. Este documento detalha todas as músicas captadas do artista, em quais segmentos elas foram tocadas, o rendimento gerado e outras informações.
Com o crescimento do uso das redes sociais por marcas, podemos imaginar o quanto a música é importante também no ambiente digital. Para saber como utilizar a música para stories de lojas, você pode olhar esse texto aqui.
Quanto ao Instagram incentiva a expressão musical na plataforma - e seu uso até benéfico quando a marca gera visibilidade a um artista.
Porém quando o uso é comercial existem alguns acordos para não violar a lei de direitos autorais e não ter seu conteúdo tirado do ar. São eles:
> Não existem limites para o uso de música em Stories ou em apresentações musicais tradicionais (por exemplo, filmar um artista ou uma banda se apresentando ao vivo).
> Quanto maior a quantidade de faixas inteiras em seu vídeo, maior será a probabilidade de que ele seja limitado (por exemplo, silenciado ou bloqueado).
> Se o conteúdo for um vídeo no feed, a plataforma recomenda que sejam menores. Quanto menor a duração, maior a chance de ser aceito.
> Deve sempre existir um componente visual no vídeo, ele não deve ter áudio gravado como propósito principal.
De qualquer modo, cada caso é um caso. Nossa dica é: priorize o uso da música nos stories e reels. E para saber mais sobre as diretrizes do uso da música do Instagram, veja aqui.
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A estratégia de music branding ajuda marcas a se conectarem com seus consumidores e a desenvolverem projetos musicais relevantes para os clientes.
E como parte da cadeia produtiva da música, essas marcas precisam se comprometer a manter viva - e sustentável - essa arte tão especial para os seus negócios, através do pagamento dos direitos autorais dos artistas.
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