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O que é marketing sensorial e como a música pode amplificá-lo

Marketing sensorial pode ser a chave para a diferenciação de um produto ou serviço.   Aquele aroma ou som tão específicos que identificam uma loja entre várias outras em um shopping ou avenida movimentada. Certamente você já passou por uma experiência dessas.   Neste texto, apresentamos como usar o marketing sensorial em diferentes tipos de projetos, trazendo exemplos bem-sucedidos do seu uso.

O que é marketing sensorial e como a música pode amplificá-lo

O marketing dos sentidos e sua definição

 

Sabe quando toca aquela música no restaurante que tem tudo a ver com o momento do seu jantar? Você fica relaxado, a conversa flui e você passa a ter uma outra experiência com a comida.

 

Ou então, você está na concessionária e sente o cheirinho de carro novo? É inconfundível, e ainda vem com a sensação de estar adquirindo algo. Nesses momentos o marketing sensorial está em ação. 

 

Claro, todas as variações de marketing utilizam algum recurso sensorial para ser assimilado. Até mesmo o marketing digital. A diferença aqui é que os cinco sentidos do corpo humano são realmente levados em consideração na hora de definir a estratégia para atingir o público-alvo.

 

No livro “Neuromarketing - Descodificando a mente do consumidor” (Edições IPAM, 2009), o professor Pedro Camargo explica:

Ao contrário do marketing tradicional que valoriza a racionalidade dos argumentos, o marketing sensorial, ou também marketing dos sentidos, trabalha com o lado afetivo, os sentimentos e memória do consumidor, porque entende que o comportamento de compra é realmente uma experiência física, biológica, sensorial e também mental.

 

 

Por meio do olfato, visão, tato, audição e paladar nosso cérebro recebe informações, depois interpreta e organiza as sensações, gerando um significado. Desta forma, estimulando os sentidos é possível acessar lembranças, despertar sentimentos e criar memórias que aumentam as chances de conexão com a ideia que está sendo vendida. 

 

O resultado pode ser o que os profissionais do marketing tanto perseguem, especialmente nos últimos anos: a atenção do cliente. Em tempos de redes sociais cheias de propaganda e a resistência do consumidor com a publicidade mais “intrusiva”, conseguir envolver e engajar pessoas com a marca não é tarefa simples. Muitas maneiras vêm sendo testadas, de modo que a inserção da marca na vida do potencial consumidor se torne mais natural e menos agressiva. 

 

A vantagem de lidar com os sentidos é a possibilidade de interagir de forma mais humana e, consequentemente, gerar maior conexão com o produto, serviço ou ideia. Fazer com que o cliente se sinta confortável e identificado com o espaço de venda e o produto, torna mais fácil a decisão positiva de escolha ou permanência.

 

A base do marketing sensorial

 

As diferentes técnicas para se destacar e comunicar com o público-alvo de uma marca estão sob o guarda-chuva do marketing. Ele, que é o aliado de empreendimentos, projetos, iniciativas e instituições. A palavra que não falta quando o assunto é divulgar algo. Por isso, para entender o marketing dos sentidos, é necessário compreender a sua base.

 

Uma das definições gerais do americano Philip Kotler (no livro “Marketing Management” - ed. Pearson, 2012), um dos maiores teóricos na área, é de que marketing é um processo administrativo e social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam por meio da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor. 

 

Assim como ele, a American Marketing Association, que revê a definição a cada três anos, também revela um significado amplo:

 

 “Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”. 

 

 

A abrangência do termo demonstra as diferentes possibilidades de ser colocado em prática. Embaixo do guarda-chuva da palavra marketing, existem várias formas de fazer uma marca ou ideia chegar mais longe. Uma delas é o marketing sensorial.

 

Para cada sentido, uma ação

 

Para construir a estratégia de marketing sensorial, é preciso entender a mensagem que o negócio quer passar e as características do seu público-alvo. Com isso bem definido, podem ser desenvolvidas ações para estimular um sentido específico ou então fazer a combinação de vários. Alguns exemplos:

 

• Dispor objetos, roupas e móveis de forma que os consumidores consigam tocar e experimentar.

• Disponibilizar água saborizada e um lanchinho saudável na sala de espera de um pediatra para que o tempo passe de forma agradável para pais e filhos.

• Usar lindas fotos da Tailândia na decoração do restaurante tailandês para auxiliar na imersão do cliente.

• Borrifar perfume do lado de fora da perfumaria, para chamar atenção de quem passa pela frente.

• Em uma loja de roupas jovem, ter uma trilha sonora condizente com os gostos desse público, para aumentar a identificação do cliente com a marca. 

 

Pajaris: marca acompanha clientes por meio de playlists

 

Entre vários exemplos práticos da aplicação do marketing sensorial por meio da música, aqui no Bananas Music Branding temos um que adoramos: a criação de playlists para a Pajaris Beachwear.

 

A marca se apresenta como sinônimo de moda praia com inovação e antecipação de tendências internacionais em biquínis, maiôs e saídas de praia. Por meio do Concept, nosso método de estudo do cliente e seu público, encontramos os moods adequados às clientes da Pajaris, com a trilha perfeita para os momentos que compõem a experiência da marca.

 

Como podemos perceber, o marketing sensorial não é necessariamente sinônimo de grandes gastos. Muitas vezes, basta adaptar um procedimento ou fazer algum ajuste no ambiente para poder acessar de forma mais assertiva os sentidos dos clientes. Também é a oportunidade de utilizar a criatividade para se destacar e proporcionar uma experiência diferente, que os concorrentes não fazem.

 

Essas ações aumentam as chances de permanecer na lembrança do cliente e fazer com que esteja inserida em conversas cotidianas de potenciais clientes - sonho de toda marca. Quando ele sentir um cheiro, ouvir determinada música ou degustar aquele docinho vai lembrar da vez que esteve em contato com a marca ou vai gostar tanto da experiência, por mais simples que seja, que vai comentar com o amigo sobre como se sentiu bem na sua loja.

 

Music branding: o poder do som no marketing sensorial

 

É impossível falar de marketing sensorial sem citar o music branding, uma estratégia que utiliza a natureza emocional e envolvente da música como ferramenta para tocar as pessoas e promover a marca. 

 

A audição é um dos primeiros sentidos a se desenvolverem. Desde seu nascimento, o ser humano aprende a produzir e a assimilar diferentes tipos de sons como forma de receber e enviar mensagens. Como consequência, a música tem forte atuação no cérebro, ativando memórias, sentimentos e até mesmo outros sentidos além da audição. 

 

Para comprovar os diferentes potenciais da música podemos recorrer a jingles que eternizaram marcas - que muitas vezes ainda são lembradas mesmo já não existindo - ou as canções que têm o poder de arrepiar e transportar para as lembranças de uma fase ou momento específico de vida.

 

No livro “Music branding. Qual é o Som da Sua Marca?”, Guto Guerra explica que o modo como cada pessoa se relaciona com a música é única. Varia conforme as características do som, as referências musicais do ouvinte e como está sendo escutada.

A música tem poder de motivar, estimular a imaginação, provocar reflexões e estados de espírito. Por isso pode ser tão interessante usá-la na sua estratégia de marketing.

 

Uma playlist do Spotify pode fazer diferença

 

O som ambiente pode influenciar tanto na permanência do público no supermercado, em um pub ou um restaurante, como na identificação entre cliente e marca. O mood presente na trilha pode ir além, ganhando novas formas de acesso com playlists no Spotify. Neste momento podem acontecer tanto o fortalecimento da marca como o recall - isto é, a lembrança em um momento de decisão e compra.

 

Vale lembrar que, muitas vezes, as pessoas não se identificam somente com a música, mas também com os símbolos que permeiam o imaginário daquele artista ou banda. Tudo isso contribui para a identificação e, por isso, é importante entender bem a identidade musical da marca, dos músicos e do seu público-alvo na hora de criar a sua ação de music branding. 

 

Ford On the Road: playlists para além do momento de compra

 

O resultado de uma boa playlist oferecida em uma plataforma como o Spotify pode ser visto na ação que o Bananas Music Branding realizou junto com a Ford. Indo além do que é mais usual no music branding, que é a presença no ponto de venda, criamos as primeiras playlists comentadas de uma marca no Brasil.

 

Trazendo Pitty e Scalene, utilizamos o conceito de pegar a estrada, tão caro a quem dirige, para contar boas histórias envolvendo música e celebrando o Dia Mundial do Rock. Entre uma música e outra, os artistas contaram um pouco sobre o processo criativo na estrada, outras bandas com as quais gostariam de fazer tour, e ainda o que eles ouvem quando estão rodando.

 

Você pode conferir mais detalhes sobre esse case e encontrar links para cada uma das playlists criadas clicando aqui.

 

 

Fazer o mapeamento adequado, como no case anterior, garante uma sinergia maior entre discursos e conteúdo, promovendo um estímulo adequado, ao invés de provocar o efeito contrário do desejado: repulsa e falta de reconhecimento.

 

Quando falamos em público, não necessariamente precisa ser o cliente final. Os funcionários de uma empresa, por exemplo, podem se manter mais engajados e produtivos com a playlist do Spotify certa. Quem nunca trabalhou mais inspirado por uma música? Use o poder da música para auxiliar você em diferentes demandas.

 

Precisa complementar a estratégia de marketing sua empresa? Ou é um profissional da indústria criativa e quer ampliar a abrangência de uma campanha específica? Seja qual for a sua demanda, se precisar de um time especializado em music branding para isso, conte a gente e faça contato. :)

 

 

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