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Músicas que estimulam compras: conheça a importância do Music Branding

Para as marcas que investem em music branding, a música é parte do posicionamento e reforço de identidade com músicas que estimulam compras.   Neste texto, falamos sobre a importância do music branding como ferramenta para a efetivação de compras, trazendo alguns exemplos como lojas de roupas e outros diretamente da nossa lista de cases favoritos.

Músicas que estimulam compras: conheça a importância do Music Branding

Música, para nós, é vida. Para as marcas que investem em music branding, é parte do posicionamento e reforço de identidade com músicas que estimulam compras. Para os consumidores dessas marcas, os significados são infinitos

 

A música tem tanto ou maior representação quanto os demais estímulos que recebemos diariamente, a ponto do Google Arts & Culture desenvolver uma ferramenta que transforma obras de arte em músicas inéditas, com o questionamento: e se você pudesse ouvir a arte? 

 

O que nós buscamos não é muito diferente dessa proposta. Queremos que os clientes ouçam a nossa marca por meio da música ambiente, se conectem e se sintam confortáveis para criar laços com produtos e serviços oferecidos por ela.

 

Como falamos em outros momentos, o exercício de compra em espaços físicos atualmente diz mais sobre a experiência do cliente do que sobre a necessidade. Podemos escolher, nas vitrines virtuais, o que quisermos e recebermos em casa. 

 

Mas qual marca não gostaria de ser lembrada pelas sensações que causou aos clientes dentro da sua loja?

 

Neste texto, vamos falar sobre a importância do music branding como ferramenta para a efetivação de compras, trazendo alguns exemplos como lojas de roupas e outros diretamente da nossa lista de cases favoritos. Siga lendo para entender

 

Músicas que estimulam compras na prática

 

Algumas músicas da atualidade são “a cara” de certas lojas populares de departamento. Outras, são características de lojas mais refinadas. Instintivamente, quando ouvimos uma música, conseguimos fazer relações mentais com lugares e experiências que vivemos. 

 

Em um artigo, Ciro Gusatti, Mestre em Administração, especialista em Marketing e pesquisador da área, aborda o music branding como maneira de distinguir a marca dos concorrentes, ainda mais quando falamos da perspectiva da sociedade da superinformação. 

 

Entre os muitos estímulos sensoriais que uma marca pode investir, os sons - e as músicas - funcionam para além do posicionamento de marca.

 

"Som é vibração. E a vibração opera sobre a pele. Sendo assim, todo estímulo sonoro seria uma espécie de massagem sutil no corpo do receptor."

 

A importância do music branding influenciando nas vendas de lojas surge ao reforçar o posicionamento de uma marca, e tem como base o comportamento do consumidor. 

 

Junto a outras estratégias, tanto integrantes do marketing sensorial quanto do marketing tradicional, a música torna-se aliada do lojista e do consumidor estimulando as compras e tornando o ambiente agradável para quem o frequenta.

 

Como já esclarecemos em outro texto aqui no blog, as estratégias de music branding estimulam as compras por meio de três pontos:

 

#1 Criam conexão com o cliente

 

Entre dois universos tão diferentes, como uma marca e um cliente, o ponto de conexão é dado por coisas que os dois têm em comum, muitas vezes intangíveis e imperceptíveis.

 

A música tem esse poder de conectar emocionalmente pessoas em diversas circunstâncias, criar e reforçar memórias afetivas e ressignificar. Seu consumidor pode se sentir representado através das músicas e artistas que caracterizam a sua marca. Dessa maneira, seu cliente se torna seu fã.

 

#2 Influenciam o tempo de permanência

 

A velocidade da trilha sonora e o tempo de permanência dos consumidores estão diretamente relacionados. Quanto mais rápida a música, mais rápida a circulação - o que ajuda em momentos de pico, onde é ideal um fluxo mais acelerado.

 

O contrário também acontece: quanto mais tranquilo o som, mais calmo o andar das pessoas pelo estabelecimento - perfeito para uma visita com maior atenção. Se você deseja estimular as compras e que as pessoas passem mais tempo na sua loja, escolha músicas com sonoridade mais tranquila ou mesmo músicas bastante conhecidas.

 

#3 Acompanham o cliente além do ponto de venda

 

Já imaginou o cliente lembrando da sua marca mesmo estando a quilômetros de distância dela? Isso é possível através de ações de music branding como a criação de playlists no Spotify, uma forma de utilizar a música como canal de relacionamento nas plataformas de streaming.

 

Mesmo estando em casa ou no trabalho, seu cliente pode ouvir as playlists da marca utilizando plataformas de streaming de música, mantendo a conexão e a lembrança da sua marca em diversos momentos do dia dele.

 

Estratégias de music branding para estimular as compras

 

Partindo para a teoria, vamos entender como podemos criar um music branding de sucesso para lojas de roupas.

 

Entendendo o momento da marca

 

Existem quatro pontos que auxiliam a identificar o uso de músicas para a composição de uma marca.

 

1. Música como ponto de partida

2. Música como relacionamento

3. Música como posicionamento

4. Música como plataforma de negócio

 

O primeiro passo para a loja que deseja utilizar estratégias de music branding, então, é identificar em qual desses momentos a marca está, ou não. 

 

Por exemplo, para a Gang, marca de moda com forte presença no Rio Grande do Sul, desenvolvemos uma relação entre música e posicionamento, que foi além do que é tocado nas lojas e trouxe um artista local para a curadoria, tanto musical quanto de moda - o rapper Zudizilla.

 

Gostamos de relembrar esse case porque a repercussão impactou até mesmo na percepção do artista quanto à marca. 

 

Eu tô realmente muito feliz de estar contribuindo com uma mudança estrutural na forma de enxergar a streetwear, porque como criador, eu ultrapasso muito a música, e eu falo não só com palavras e as pessoas que me entendem agora poderão também se comunicar sem precisar abrir a boca.” - Zudizilla, rapper que participou de collab com a Gang, com curadoria musical Bananas Music Branding.

 

Passo a passo para o desenvolvimento do music branding

 

A partir de estudos sobre o público da loja, sobre a marca e os atributos relacionados, desenvolvemos um manual de identidade musical. 

 

Sim, assim como existe o manual de identidade visual, que auxilia no desdobramento de peças gráficas e no correto uso de fontes e logos, por exemplo, existe o manual de identidade musical, que aborda os moods da marca e como traduzi-los em músicas, levando a marca ao reconhecimento auditivo dos clientes e staff. 

 

Neste texto, nós detalhamos o Concept, nosso método com processos e etapas até a criação das playlists perfeitas para os nossos clientes - e que podem estimular as compras, com base em sólidos estudos em music branding.

 

Para recapitular, listamos cinco pontos que fazem parte da transformação da teoria na prática, a partir da nossa metodologia exclusiva: 

 

Pesquisa prévia sobre a marca, consumidores, perfil sociocultural, produtos, momentos da loja, equipe envolvida no dia a dia, fluxo de clientes, sazonalidade, entre outros;

 

• Desenvolvimento do diagrama de afinidades;

 

• Distribuição de insights em mood maps;

 

• Definição dos atributos da marca e atmosfera musical predominante;

 

• Apresentação do Music Map, que segue em constante testagem e evolução.

 

A participação da equipe que trabalha no ponto de venda também entra como ponto de impacto durante a pesquisa. São essas pessoas que estão, diariamente, ouvindo o que toca na loja, e contam com lugar de fala nas escolhas a serem feitas.

 

Case Youcom: criando a identidade musical 360° da marca

 

Desde 2014, somos parceiros da Youcom no desenvolvimento da identidade musical da marca, desde as lojas até o posicionamento digital e intervenções nas ruas de São Paulo. É um grande case de sucesso que gostamos de mencionar porque define bem o envolvimento do music branding de maneira 360°.

 

A música, para a marca, integra a estratégia do negócio, assim como a cultura pop, a tecnologia e demais símbolos que cativam o público-alvo: os jovens. No blog da Youcom, podemos ter uma percepção clara do que a marca considera de interesse e para quem ela deseja comunicar. E ouça uma playlist no Spotify:

 


 

Por onde começar a aplicar o music branding na minha loja? 

 

Aqui no Bananas, contamos com um time especialista em pesquisa musical e curadoria para auxiliar a sua marca a encontrar a identidade musical própria e se destacar. Estamos disponíveis tanto através do site, quanto nas nossas redes sociais, para conversarmos e encontrarmos a melhor solução personalizada para cada caso. 

 

E para que você tenha um gostinho de como é o nosso trabalho, deixamos aqui quatro playlists de música ambiente para diferentes tipos de lojas. Escolha a sua favorita e comece a testar!

 

Música ambiente para loja infantil

 

 

Música ambiente para loja esportiva

 

 

Música ambiente para loja de moda jovem

 

 

Música ambiente para moda feminina

 

 

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Quer saber mais sobre como o Bananas Music pode auxiliar nessa jornada? Solicite um orçamento personalizado (e rapidinho) aqui!

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