Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Músicas para relaxar: o impacto do som no nosso bem-estar

Em um mundo cada vez mais agitado e estressante, é crucial procurar maneiras de aliviar o estresse e promover o bem-estar. A música tem o poder de nos conduzir a um estado de serenidade e equilíbrio. Neste artigo, iremos explorar como a música pode desempenhar um papel fundamental na redução do estresse e também dicas para empresas que buscam essa atmosfera.

Músicas para relaxar: o impacto do som no nosso bem-estar

 

Em um mundo cada vez mais agitado e estressante, é crucial procurar maneiras de aliviar o estresse e promover o bem-estar. A música tem o poder de nos conduzir a um estado de serenidade e equilíbrio. Neste artigo, iremos explorar como a música pode desempenhar um papel fundamental na redução do estresse e quais são os benefícios associados a essa prática.

 

A influência da música no nosso cérebro 

 

Diversas pesquisas investigaram a influência da música em nosso cérebro, demonstrando sua capacidade de proporcionar relaxamento, encorajamento e foco.

 

Estudos conduzidos pela British Academy of Sound Therapy (BAST) revelaram como a música exerce um impacto profundo no nosso cérebro, influenciando não apenas nossas emoções, mas também nosso estado físico. 89% dos participantes testados afirmaram que a música é essencial para sua saúde e bem-estar

 

A música não é apenas um antídoto para o estresse, mas também pode ter efeitos profundos na saúde física. Controlando a pressão arterial e a frequência cardíaca, mostra-se tão eficaz quanto alguns medicamentos ansiolíticos. Isso explica a prática de tocar jazz, rock ou música clássica em centros cirúrgicos ao redor do mundo, conforme destacado no British Medical Journal.

 

Portanto, a escolha musical adequada, torna-se uma ferramenta valiosa na busca por uma vida mais equilibrada e saudável. Da mesma forma, marcas e instituições que busquem promover esse efeito positivo em clientes, precisam estar atentos.

 

A importância da escolha musical adequada ao seu objetivo

 

A música, quando selecionada com cuidado, não é apenas uma trilha sonora, mas sim uma ferramenta poderosa para transformar nosso estado emocional.

 

Se o objetivo do ambiente é promover sensação de bem-estar e relaxamento é necessário ir além das preferências pessoais na escolha da música que será tocada. Uma boa estratégia de curadoria pode otimizar os benefícios terapêuticos da música. Além dos diversos benefícios citados, destacamos:

 

- Criação de atmosfera (os "moods"): A escolha musical adequada pode estabelecer e melhorar a atmosfera de um ambiente, seja ele a sua sala de estar, um espaço comercial, uma ativação de marca ou o salão de um restaurante. Músicas tranquilas podem criar uma atmosfera relaxante, na mesma medida em que as músicas mais animadas podem energizar e criar um ambiente mais positivo e vibrante.

 

- Influência no comportamento e percepção: A música certa pode influenciar o comportamento das pessoas e sua percepção do ambiente. Por exemplo, em lojas, músicas escolhidas estrategicamente podem incentivar os clientes a passar mais tempo no local, aumentando as chances de compra.

 

- Melhoria no bem-estar e experiência do cliente: Em ambientes como clínicas ou escritórios, a escolha de músicas apropriadas são importantes para contribuir para o bem-estar dos clientes ou pacientes. Para hotéis, resorts ou até spas e salões de beleza o relaxamento também é um fator relevante. Músicas suaves podem reduzir a ansiedade e criar uma experiência mais agradável, contribuindo para uma impressão positiva do serviço prestado.

 

Como escolher a música certa para uma marca?

 

A maior parte das empresas que contratam os nossos serviços de Music Branding estão buscando encontrar a música ideal para transmitir atributos ou criar experiências inesquecíveis para o público.

 

Music Branding não é uma ciência exata, mas existem muitos estudos e diferentes metodologias que podem ser aplicadas para se chegar na playlist de música perfeita - e a gente vai falar melhor sobre isso em seguida. Mas, antes de tudo, escolher a música certa envolve conhecimento musical e bom sensoPara isso, o coração dessa busca são as pessoas responsáveis pela pesquisa e curadoria musical para as marcas. 

 

São elas que, com bagagem cultural, expertise, conhecimento de estratégias de marketing, atenção às novidades e, principalmente, bom senso, conseguem separar o gosto pessoal de quem está criando a playlist da identidade musical que se quer transmitir para a marca.

 

Será mesmo que é só dar play e curtir?

 

Estudos apontam que a velocidade da trilha sonora e do tempo de permanência dos consumidores estão diretamente ligados. Quanto mais rápida a música, mais rápida a circulação - o que ajuda em momentos de pico, onde é ideal um fluxo mais acelerado.

 

O contrário também acontece: quanto mais tranquilo o som, mais calmo o andar das pessoas pelo estabelecimento - perfeito para uma visita com maior atenção.

 

É importante reforçar, porém, que a música precisa estar de acordo com a essência da marca. De nada adianta usar uma música agitada para influenciar a experiência do cliente se ela não combinar com a identidade da marca. 

 

Mas não só a velocidade com que as pessoas se movimentam dentro da loja que é influenciada pela música ambiente, a percepção de tempo em um local também.

 

Um estudo publicado no Journal of Consumer Marketing mostrou que quanto maior a familiaridade das pessoas com as músicas tocadas, menor a sensação de passagem de tempo dentro de um local. Uma trilha menos familiar ao ouvinte dava a ele a sensação de maior tempo de permanência no local.

 

Vai uma playlist pra relaxar? (indicações da nossa curadoria pra você)

 

 

 

 

***

 

A identidade musical é rainha 

 

A identidade sonora reflete os valores a serem transmitidos, seja para marcas que buscam padronização e conexão com consumidores, ou se você quer montar uma playlist para se concentrar no trabalho. É justamente essa identificação com a experiência que a música proporciona.

 

Nós entendemos o quão difícil pode ser essa questão e podemos te ajudar. Se quiser criar uma trilha sonora personalizada para uma marca, solicite um orçamento personalizado (e rapidinho) AQUI ou receba mais conteúdos como esse na sua caixa de entrada assinando a Music Inbox - nossa newsletter!

 

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.