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Música ambiente para Franquias: como uma agência de Music Branding pode ajudar a vender mais

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023 o franchising registrou 13,8% de crescimento em receita, com faturamento superior a R$ 240,6 bilhões. Nesse texto vamos apresentar como a música ambiente para franquias é uma poderosa aliada na padronização das lojas da rede e como uma agência de music branding pode ajudar nas estratégias de marketing para franquias.  

Música ambiente para Franquias: como uma agência de Music Branding pode ajudar a vender mais

A importância de ter uma agência de Music Branding para lojas e redes de Franquia

 

O modelo de negócio do tipo franquias se tornou uma das principais formas de empreender na última década.

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023 o franchising registrou 13,8% de crescimento em receita (quando comparado a 2022), com faturamento superior a R$ 240,6 bilhões.

 

O gerente de marketing no franchising tem um papel muito importante, pois é dele a  responsabilidade de elaborar a comunicação e as estratégias da rede de franqueados como um todo.

 

É fundamental a padronização de todas as unidades da rede a fim de comunicar de forma única a linguagem da marca e seu posicionamento, criando confiança no público e solidificando a identidade nos diferentes pontos de contato com a marca

 

Nesse texto vamos apresentar como a música ambiente para franquias é uma poderosa aliada na padronização das lojas da rede e como uma agência de music branding pode ajudar nas estratégias de marketing para franquias.

 

A estratégia de franchising e o mercado de franquias no Brasil

 

O franchising - também conhecido como franquia - é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado).

 

Esse modelo sempre foi famoso por ser mais seguro na hora de empreender, já que, geralmente, se trata de uma marca já estabelecida. Ou seja, o franqueado pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.

 

Já para o franqueador, as vantagens do modelo de negócio englobam:

 

> Os relacionamentos locais dos franqueados fortalecem cada vez mais a marca;

> Potencializa a eficiência da operação;

> Pode se concentrar na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, enquanto os franqueados se concentram nas vendas.

 

Dados da ABF mostram que a participação das microfranquias cresceu 5% e representou 36,9% do total de franquias em 2022. Além disso, a quantidade de redes com o modelo cresceu 40% na comparação ao ano anterior.

 

Marketing para franquias: a padronização é fundamental

 

Nas franquias existem dois tipos de ações de marketing. Um deles é o marketing local, para ações que estimulem vendas e atração de clientes. 

 

O outro é o marketing institucional, que envolve a marca e é aplicado pela franqueadora.

 

Dessa forma, a franqueadora é responsável por garantir a padronização e manter uma apresentação uniforme de sua marca, seguindo os padrões estabelecidos como: tom de voz, design e até critérios sensoriais como cheiro e música ambiente

 

Tudo isso contribui para que sua marca seja mais consistente.

 

Vantagens de apostar na padronização do marketing para franquias:

 

  1. Transmite o diferencial competitivo com clareza - o seu público entende a diferença entre a sua marca e o seu concorrente através da identidade de marca.

  1. Fortalece a lembrança de marca na mente do consumidor - comunicar os atributos de identidade, valores e posicionamento através de elementos de marca, como cores, tom de voz e identidade sonora, ajuda no aumento de awareness no mercado.

  1. Gera uma experiência de consumo mais agradável - a marca deve ser capaz de gerar uma experiência de compra memorável em todos os pontos de contato com o cliente. Se uma das franquias falhar no marketing de experiência, toda a marca estará comprometida.

 

Música ambiente para franquias: 5 motivos para  contratar uma agência de music branding

 

1. Identidade musical - garantia da unidade musical entre todas as lojas

 

A música ambiente é um dos principais elementos responsáveis por criar conexões emocionais entre marca e cliente e proporcionar uma experiência de compra agradável no ponto de venda.

 

Ao mesmo tempo, é um dos pontos mais complexos em questão de manter a padronização das franquias. 

 

Imagina se cada franquia escolhesse apresentar um estilo de música ambiente muito diferente da outra?

 

A identidade musical funciona como uma espécie de manual de marca, garantindo a unidade musical entre as franquias e evitando que os franqueados escolham a música ambiente baseado em gostos particulares.

 

Aqui no Bananas Music temos um método para definir a identidade musical de uma marca baseada nos atributos de identidade que a empresa gostaria de transmitir para seus clientes.

 

 

Se você gostaria de ter a música ambiente para as franquias da sua rede padronizada, clique aqui.

 

2. Inteligência de Dados e Relatório Analítico para o marketing

 

Ao longo dos últimos 10 anos, aperfeiçoamos o Player Bananas - nosso software de gerenciamento de música para PDV - buscando garantir não apenas que a mesma música toque em todas as lojas, mas também que os gerentes de marketing tenham insights sobre as trilhas sonoras e feedback individual dos franqueados.

 

A marca Melissa, que possui mais de 300 lojas espalhadas ao redor do mundo, utiliza o nosso software para monitorar o desempenho e uso do Player Bananas em todas as lojas da rede.

 

Com os dados extraídos  dos  relatórios analíticos gerados pelo próprio Player, nosso time de curadoria musical entrega mensalmente um report com os principais insights sobre os dados observados

 

Além disso, o Player Bananas para Franquias ainda garante mais de 50h de músicas exclusivas tocando sem repetição e programação de vinhetas, spots promocionais e jingles.

 

música ambiente para franquias

 

3. Regionalização através de playlists especiais de acordo com o calendário comercial

 

Estratégias de marketing local são importantes para gerar no consumidor um sentimento mais profundo de pertencimento e representatividade através da marca que ele consome.

 

A utilização de um software como o Player Bananas possibilita a unidade do marketing institucional, mas também permite que cada loja tenha suas particularidades respeitadas no marketing local.

 

Se franquias em diferentes cidades e estados muitas vezes trabalham com um calendário de datas comerciais diferentes, por exemplo, dando maior importância às datas daquela região, o time de marketing, junto com a agência de music branding, conseguem propor juntos ações específicas para cada franquia.

 

4. Estratégia para além do PDV: sua marca no Spotify

 

 

Uma vantagem de ter um canal de marca no Spotify é poder estar em contato com sua comunidade por meio de playlists de música mesmo enquanto eles estão fora do PDV e/ou realizam outras tarefas.

 

Não à toa, algumas das maiores marcas do mundo estão presentes nessas plataformas e desenvolvem estratégias de playlists para impulsionar suas marcas e se envolver com a comunidade, aprimorando o relacionamento com os consumidores.

 

Em geral, as playlists vêm sendo utilizadas com 3 objetivos principais:

 

• Estabelecer novos pontos de contato e aumentar a lembrança de marca;

• Utilizar o canal para apresentar ou posicionar novos produtos;

Gerar conteúdo para outras redes da marca.

 

As playlists que vão compor o canal da sua marca podem ser de diversos tipos: sazonais, locais, temáticos, gêneros musicais e de lançamentos, se for relevante para o seu negócio.

 

E a agência de music branding pode elaborar as playlists que vão compor cada ação do time de marketing.

 

Se quiser saber mais sobre as vantagens de ter um canal de marca no Spotify, leia este texto aqui.

 

5. Atendimento exclusivo e suporte dos franqueados

 

Quem trabalha com operações de marketing sabe o quanto é essencial um time de suporte para tirar dúvidas e resolver problemas durante as campanhas - e diariamente também. 

 

Utilizando o Player Bananas, você tem um time de atendimento exclusivo e suporte em horário estendido - e sem custo extra, para todos os franqueados.

 

Além disso, o time de relacionamento com o cliente do Bananas Music está disponível para te ajudar a idealizar ações de ativação de marca envolvendo música, seja em campanhas institucionais ou locais.

O modelo de negócios de franchising é uma aposta empreendedora que ainda cresce muito no Brasil e no mundo. Garantir a padronização das franquias é a chave desse sucesso.

 

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FAQ - Dúvidas frequentes

 

Como a Bananas Music escolhe a música certa para as marcas?

 

A escolha da música certa envolve conhecimento musical, bom senso e uma equipe de pesquisa e curadoria musical. O processo começa com uma pesquisa musical abrangente, considerando diferentes gêneros e acompanhando as tendências. Vamos além do gosto pessoal, focando na identidade musical que a marca deseja transmitir.

 

Qual é a metodologia da Bananas Music no Music Branding?

 

Adotamos uma abordagem estruturada, baseada em dados, método e curadoria musical. A metodologia inclui uma fase inicial de pesquisa, diálogo com a equipe da marca, análise de conceitos através do Diagrama de Afinidades, criação de Mood Maps, identificação de estéticas sonoras predominantes e seleção de artistas para compor a identidade musical. O resultado é um manual de identidade musical e estratégias de implementação em diferentes canais.

 

Como o Music Branding da Bananas Music beneficia as marcas?

 

O Music Branding vai além da música ambiente em estabelecimentos comerciais. Aqui no Bananas Music, atuamos desde a criação de playlists para plataformas de streaming, conteúdo musical para redes sociais, relacionamento com artistas e influencers, produção de spots e vinhetas comerciais, até campanhas ou ações de marca com artistas, patrocínio de eventos e festivais e produção de eventos proprietários da marca.

 

Se você deseja uniformizar a música ambiente das franquias e garantir a unidade entre elas, solicite um orçamento personalizado (e rapidinho) aqui!

 

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