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Playlist no Spotify: 9 exemplos de marcas nos fones dos clientes

Você pode usar a música como veículo para experiências do público vinculadas a identidade da sua marca através de playlists no Spotify.   Entenda porque uma marca que investe em Spotify tem em mãos uma poderosa ferramenta de conexão com as pessoas. 

Playlist no Spotify: 9 exemplos de marcas nos fones dos clientes

Às vezes, tudo o que a gente quer é dar play em uma playlist no Spotify que combine exatamente com o momento do dia. No trabalho, arrumando a casa ou se exercitando, a trilha sonora certa pode fazer tudo fluir melhor ainda.

 

Essa conexão entre música e as atividades do dia ocorre a pessoas de diferentes gostos musicais, perfis, etc. Sabendo que provavelmente o seu público tem um ou mais momentos no dia onde a música tem papel especial, como a sua marca pode aproveitar essa oportunidade de comunicação tão próxima?

 

Se você já acompanha os nossos conteúdos, sabe que a resposta para essa oportunidade está no music branding. Com essa estratégia de marketing, você pode usar a música como veículo para experiências do público vinculadas a identidade da sua marca.

 

 

Esses momentos musicais podem falar muito sobre o propósito da sua empresa, os territórios onde ela se faz presente, além dos sentimentos e ideais que ela busca inspirar com uma playlist no Spotify.

 

Em resumo, uma marca que investe em Spotify tem em mãos uma poderosa ferramenta de conexão com as pessoas. Mais de 300 marcas já estão no Spotify desfrutando dessa vantagem.

 

Neste texto, traremos alguns exemplos de marcas com playlists no Spotify que emocionam, vendem e reforçam seu posicionamento a cada faixa. Orgulhosamente, todas essas playlists foram feitas pelo time do Bananas! :)

 

Vamos lá?

 

Do início: como criar playlists no Spotify

 

Antes de ver (e ouvir) todos os exemplos de playlists no Spotify que a gente separou, se você não souber o passo a passo para criar a sua do zero, essa introdução vai fazer a sua leitura mais feliz!

 

Pontos importantes para criar uma playlist no Spotify perfeita

 

Uma cortesia da Emely Jensen, nossa Head de Curadoria Musical:

 

1. Defina a vibe da playlist

 

Uma playlist foda precisa ter uma vibe reconhecível, mesmo que o conceito dela seja complexo. Sabendo a vibe que você quer transmitir fica muito mais fácil escolher as músicas certas. Com ela em mente, não saia do caminho - seguindo essas dicas:

 

• Coloque as músicas que melhor definem a vibe da playlist logo de cara, nos primeiros sons. Se o ouvinte busca uma lista como a sua, é ali que ele vai decidir ouvir todo o restante.

 

• Seja fiel à vibe. Não confunda o seu gosto pessoal com o conceito musical da playlist no Spotify.

 

• Evite mudanças bruscas dentro da playlist. Para ir do trash metal ao pop sem bagunçar os ouvidos das pessoas você precisa, no mínimo, de um caminho com cinco músicas.

 

2. Use a imaginação

 

Olha essa dica: 

 

É uma playlist para ouvir enquanto se está cozinhando? Feche os olhos e tente se colocar na situação em que a playlist vai ser ouvida. Ao escolher uma música para adicionar à playlist, perceba se ela combina com essa situação. Se sim, vai fundo! Se ficar estranho, passa pra próxima. Ao se imaginar vivendo a experiência onde a playlist vai ser tocada, você evita colocar uma música que pode ser meio nada a ver pras outras pessoas.

 

3. Chame a atenção

 

Para isso, é preciso dar atenção para detalhes que vão além da música - e da vibe, mas sem perder uma coisa ou outra de vista.

 

• Coloque alguns artistas mais conhecidos para ajudar na identificação da playlist no Spotify pelo ouvinte.

 

• Faça um bom título, que revele logo de cara o que a pessoa vai encontrar ao dar play. Use termos que facilitem a busca e definam a vibe.

 

• Não descuide da imagem de capa e da descrição da sua lista de músicas. A capinha completa a apresentação da vibe da playlist, e os termos da descrição, assim como do título, ajudam na busca dentro do Spotify e outros streamings.

 

4. Atualize a playlist

 

A frequência de atualização ideal pode variar dependendo do que a playlist se propõe. O importante é não deixar ela parada por muito tempo. Assim quem gosta da sua playlist vai retornar para ouvir novidades.

 

Para ter sempre novidades, é fundamental buscar novas fontes sobre música. Siga artistas, DJs, influenciadores, gravadoras, selos para buscar referências.

 

Com o basicão em mente, você pode ir pra parte prática:

 

Crie uma playlist from SpotifyCares on Vimeo.

 

Exemplos de playlist de marca no Spotify

 

Japaratinga Lounge Resort

 

Situado em um paraíso natural perto de Maragogi, em Alagoas, o Japaratinga Lounge Resort é um Resort All Inclusive Premium. Seu público é bastante abrangente, mas composto sobretudo por casais jovens e pequenos grupos de amigos.

 

Criamos playlists que retratam os atributos sonoros do resort: tropical, diferente e alegre. Você pode ler mais sobre esse nosso case de sucesso aqui.

 

A experiência musical dos clientes do Japaratinga vai além do som ambiente: complementando a estratégia de music branding, são disponibilizadas playlists no Spotify perfeitas para quem está se preparando para chegar ao resort, ou quem busca relembrar os bons momentos vividos em uma estadia.

 

Uma delas, a Golden Hour, é perfeita para matar a saudade do pôr do sol inesquecível na praia do resort:

 


 

Supper Rissul

 

Assumimos o desafio de traduzir o posicionamento da rede de supermercados gaúcha por meio do music branding. Além da trilha para rádio indoor, criamos o canal do Rissul no Spotify, para que os consumidores pudessem levar a vibe animada do espaço nos fones de ouvido, em qualquer lugar que estivessem.

 

No canal, existem playlists específicas para cada momento da vida do público, como na hora de cozinhar com a família, realizar atividades cotidianas e para as datas especiais.

 

A playlist no Spotify “Manhã Leve por Rissul” é a trilha sonora perfeita para começar o dia leve e com muita positividade.

 


 

Shopping Iguatemi Porto Alegre

 

Iniciamos o trabalho de music branding para o Shopping Iguatemi Porto Alegre em 2015, tendo como foco a criação de uma identidade sonora que comunicasse o DNA da marca em sua rádio indoor. Confira mais detalhes sobre esse projeto aqui.

 

Em 2019, o Iguatemi passou por reposicionamento, tendo como características centrais em seu branding o bem-estar e equilíbrio. Com esses temas, foi natural levar a experiência vivida no shopping para seus visitantes por meio das playlists no Spotify.

 

Na criação de playlists para a plataforma, também reforçamos a identidade do shopping como referência em inovação e contemporaneidade na moda da capital gaúcha.

 

Na playlist Fashion Sounds convidamos o público do mall a desfilar com a gente, em uma celebração onde a moda vira música e a música vira moda.

 


 

Calçados Piccadilly

 

A Piccadilly tem como grande propósito de marca, como sua causa, o encorajamento feminino. A sua crença é que toda mulher pode e deve se sentir bonita e confortável consigo mesma.

 

Tendo isso em mente, por meio do Concept, chegamos aos atributos sonoros da marca: feminina, leve e positiva. Com isso, elaboramos uma trilha feita para mulheres maduras, que trabalham, têm suas carreiras, mas também podem cuidar de casa e ser mães. 

 

Para acompanhá-las em casa, na rua e onde mais cada uma delas possa imaginar, criamos diversas playlists no Spotify da marca.

 


 

Aeroporto RIOgaleão

 

A música de locais onde a espera é comum, como aeroportos e consultórios, muitas vezes pode ser vista como chata e genérica. Buscando superar isso, organizamos e executamos a estratégia de music branding do Aeroporto Internacional Tom Jobim - RIOgaleão.

 

Utilizamos a música como meio de criação de laços verdadeiros com o Brasil e suas diferentes expressões musicais, trazendo alegria e encantamento para gringos e brasileiros. Exploramos os detalhes desse super case aqui.

 

Criamos as seleções de som ambiente e ainda playlists no Spotify conforme a demanda e a singularidade do aeroporto. Trilhas de novelas, clássicos e novidades podem ser ouvidas nos alto-falantes do espaço e nos fones de ouvido, por meio do Spotify.

 


 

Bar Agulha

 

O Agulha é um bar super descolado em Porto Alegre que aposta na diversidade cultural e no acolhimento de várias tribos, seja para encontros casuais de amigos ou para curtir shows de artistas independentes locais e nacionais. 

 

Para marcar essa personalidade, a trilha sonora do bar é repleta de novidades da música brasileira pautada na diversidade. E as playlists no Spotify são criadas de acordo com os momentos que o público vive no Agulha. Entenda melhor como elaboramos esse super projeto aqui

 


 

Melissa

 

No segmento de moda, a música ambiente nos pontos de venda encontra grande adesão. Por um lado, isso facilita o entendimento da necessidade de uma estratégia de music branding, mas traz como desafio ainda maior a busca de uma identidade original entre os concorrentes.

 

Melissa está inserida em um universo onde é preciso se comunicar em diferentes momentos, indo além do ponto de venda, mas sem perder jamais a originalidade. Entendendo essa e outras particularidades da marca, elaboramos algumas playlists especiais e sazonais, seja para fazer os clientes entrarem em clima natalino ou para anunciar o lançamento de um produto novo.

 

 

 

Youcom

 

O Bananas é parceiro na definição de trilha sonora e identidade musical da marca desde 2014, e lá mesmo já vislumbramos o seu potencial de expressão por meio da música. Levamos a identidade musical da Youcom para além das lojas, chegando também ao Spotify.

 

O canal e as playlists na plataforma de streaming representam diferentes perfis e momentos do público. A conexão é viabilizada pelos conteúdos que refletem uma marca antenada, democrática e descontraída.

 

Um bom exemplo é a playlist no Spotify “trending topics | youcom”, onde aparecem os principais lançamentos e as músicas que serão hits.

 


 

Veloe

 

A Veloe é uma marca criada para oferecer uma nova experiência de pagamento para mobilidade urbana - seja em pedágios, shoppings ou estacionamentos. Com o Veloe Tag no para-brisa do veículo pessoas rodam livres, sem necessidade de filas ou de contar moedas.

 

A empresa trouxe o seguinte desafio para nossa curadoria: mostrar por meio das playlists no Spotify os valores da marca. Ou seja, o uso do tempo com o que realmente importa.

 

Para pegar a estrada com os amigos, para voltar do trabalho. Para relembrar os heróis do cinema ou para pegar a estrada em busca de uma viagem inesquecível, Veloe tem uma seleção de músicas esperando.

 

Para levar o verão para onde você estiver com aquela sensação de pé na areia, água de coco, beira-mar e aquele pagodinho a marca oferece a playlist Pé na Areia da Veloe:

 

 

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Gostou das dicas? Confira também as sugestões da nossa curadoria para impulsionar a divulgação de playlists de marca. Falamos sobre isso em detalhes nesse artigo.

Quer saber como aplicar o music branding em uma estratégia de marca? Não deixe de falar com a gente AQUI :) 

 

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