Se traduzirmos ao pé da letra, a expressão Brain Food significa “alimento para o cérebro”. Apesar de existirem certos alimentos que estimulam a atividade cerebral, a expressão também é usada para definir músicas que estimulam a produtividade, aumentam a concentração e melhoram o foco nos estudos, no trabalho e em tarefas rotineiras.
Foi-se o tempo em que a música era apenas uma fonte de entretenimento. Hoje, várias pesquisas já mostram que ela também pode estimular a criatividade e nos ajudar a sermos mais produtivos.
Além de ser algo terapêutico e que alivia a sensação de estresse, a música também contribui para que possamos melhorar nossa concentração.
Uma pesquisa realizada no Sri Lanka, a fim de investigar o uso da música como fator de aumento de performance e de diminuição de estresse relacionado ao trabalho, mostrou que o desempenho dos funcionários pode ser melhorado com música ambiente de trabalho, principalmente se for levado em consideração seu gosto musical e a seleção de músicas diferentes de acordo com cada situação.
É como se a música funcionasse como um estímulo, uma fonte de energia, estando também associada ao nosso sistema de recompensa cerebral, como dizem pesquisadores canadenses.
Dentre os tipos mais comuns de músicas utilizadas por quem quer manter o foco e a concentração em uma tarefa específica, estão as músicas instrumentais, em sua essência, aquelas com pouquíssima - ou nenhuma - vocalização. as mais. Isso porque músicas com letras acabam competindo pela “atenção” do cérebro, tornando-se uma distração.
Quer exemplos de música ambiente para escritório e que estimulem o desempenho dos seus funcionários? Nós separamos aqui as nossas melhores playlists e sugestões do Spotify para você concentrar no trabalho.
• • •
Gostaria de ter uma playlist personalizada para ouvir no escritório? Entre em contato e solicite uma proposta preenchendo o formulário abaixo:
Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade.