Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Identidade sonora para marcas: o que é e como criar

À medida que o cenário ao nosso redor se transforma diante de nossos olhos, caminhamos para um futuro onde a experiência sensorial dita as regras e representa um importante fator de diferenciação entre marcas. Entenda aqui o que é identidade sonora - conceitos e exemplos, e como esse recurso é capaz de emocionar, criar experiências únicas - e tornar marcas memoráveis.

Identidade sonora para marcas: o que é e como criar

 

À medida que o cenário ao nosso redor se transforma diante de nossos olhos, caminhamos para um futuro onde a experiência sensorial dita as regras. Enquanto os carros voadores ainda parecem um sonho distante, a revolução digital, com realidade aumentada e virtual, interfaces dinâmicas e assistentes de voz - nos coloca diante de um cenário onde a identidade sonora torna-se um grande diferencial para as marcas.

 

Surgem diariamente recursos como o Spotify Canvas - transformando as visualizações estáticas dos lançamentos musicais em visualizações mais dinâmicas. 

 

Na mesma medida, muitas marcas já têm investido em trilhas sonoras personalizadas e aromas específícos para os pontos de venda, assim como vemos cada vez mais a utilização de motion design em novas representações visuais (logo) e diversos outros recursos que fogem do "convencional". 

 

Assim, o som emerge como uma força fundamental no branding moderno, desempenhando um papel crucial para marcas memoráveis - integrado ao poderoso marketing sensorial.

 

 

Shazam logo animado

Logo animado da marca Shazam

 

Netflix logo animado

Logo animado da marca Netflix

 

A audição se destaca como um dos sentidos humanos mais ágeis, e amplamente utilizado para conectar-se de maneira única às emoções dos consumidores. Esse é um dos grandes benefícios do uso estratégico da música pelas marcas, ganhando destaque como um importante recurso na construção de uma presença marcante no mercado.

 

Confira mais detalhes a seguir sobre identidade sonora e como começar a utilizar a música estrategicamente para representar uma marca. 

 

Sound Branding e Music Branding são a mesma coisa?

 

A capacidade singular da música em evocar emoções pode ser determinante para a construção da fidelidade à marca. Entretanto, ao explorar a identidade sonora em um ambiente saturado de estímulos auditivos - a necessidade de diferenciação torna-se fundamental. 

 

Leia também: O que é Marketing Sensorial e como a música pode ajudar a amplificá-lo

 

Longe de seguir simplesmente as tendências visuais e animações, a abordagem aqui é mergulhar nas raízes do branding, desvendando as melhores formas de utilizar a música para contar a história daquela marca. Embora os termos "sound branding" e "music branding" possam ser usados de forma intercambiável em alguns contextos, eles frequentemente têm nuances distintas, referindo-se a abordagens específicas relacionadas à identidade sonora.

 

Sound Branding na construção da Identidade Sonora

 

Sound branding, ou branding sonoro, é uma estratégia de marketing que utiliza elementos sonoros distintivos para criar uma identidade única e reconhecível para uma marca. Assim como um logotipo visual é projetado para ser instantaneamente associado a uma empresa, o sound branding busca alcançar o mesmo objetivo.

Contudo, nesse caso, isso pode ser feito através do uso de sons específicos - como jingles ou até mesmo efeitos sonoros nos pontos de contato com a marca. Esses sons são escolhidos para evocar as emoções desejadas e criar uma associação específica, a ser percebida pelo público-alvo.

 

Exemplos marcantes de sound branding na identidade sonora

 

- McDonald's - "I'm Lovin' It"

Um dos exemplos mais emblemáticos é o jingle "I'm Lovin' It" do McDonald's. Criado em 2003, o jingle ganhou - inclusive, uma versão cantada por Justin Timberlake e tornou-se instantaneamente reconhecível em todo o mundo. As cinco notas simples, não apenas transmitiram a mensagem da marca, mas também ficaram gravadas na memória dos consumidores.

 

 

- Intel - "Intel Inside"

Outro exemplo notável é o famoso jingle "Intel Inside", incorporado em comerciais de televisão e outros meios. O uso desse recurso tem como foco o reforço da presença da Intel no mercado de tecnologia e criar uma conexão instantânea entre o som e a marca, mesmo sem a presença visual do logotipo.

 

 

- Globo - "Plim Plim | "Vinheta de Abertura

A TV Globo é conhecida por suas vinhetas de abertura, que incorporam um som característico. A combinação única de elementos como a marca sonora "plim-plim", cria uma identidade auditiva instantaneamente associada à emissora. 

 

 

Music Branding e Identidade Sonora para marcas

 

Por outro lado, o music branding se concentra especificamente no uso estratégico da música para construir a identidade de uma marca. Isso envolve a escolha cuidadosa de todos os recursos musicais que representam a marca, transmitindo seus valores, personalidade e mensagem desejada. 

 

Seja na trilha sonora dos pontos de venda ou ativações da marca, co-criação com artistas, uso de playlists como ferramenta de relacionamento ou até no patrocínio de festivais de música, o music branding é o recurso responsável pelo estratégico.

 

ebook além das playlists - possibilidades do music branding _ Bananas Music

 

Embora o sound branding seja mais amplo em sua abordagem, o music branding é mais pontual, destacando-se pela centralidade da música na estratégia de construção de identidade para a marca. Muitas vezes, as estratégias de sound branding e music branding são integradas para formar uma identidade sonora memorável. 

 

→ Confira alguns projetos e possibilidades de music branding aqui

 

Criando uma Identidade Sonora única para marcas

 

Muitas empresas que buscam os serviços do Bananas Music têm como objetivo encontrar a música ideal para transmitir atributos específicos ou criar experiências inesquecíveis para o público.

 

O Music Branding não é uma ciência exata, mas diversas metodologias e estudos podem ser aplicados para criar e ressoar a identidade musical de uma marca, e discutiremos esses aspectos em detalhes mais adiante.

 

Antes de tudo, escolher a música certa envolve conhecimento musical e bom senso. Nesse contexto, as pessoas responsáveis pela pesquisa e curadoria musical para as marcas desempenham um papel fundamental. 

 

Diagnóstico

 

Comece considerando os valores essenciais e a imagem geral da sua marca. Pondere sobre a base de clientes existente, bem como os clientes ideais que você almeja atingir.

 

Avalie cada ponto de contato entre sua marca e seus clientes, destacando cuidadosamente como a experiência sonora pode ser integrada de maneira significativa. Essa análise minuciosa permitirá identificar oportunidades para aprimorar a conexão emocional por meio de elementos sonoros distintos.

 

Lembre-se de que o desenvolvimento de uma identidade sonora é uma jornada colaborativa. Portanto, promova discussões e envolva a equipe-chave da marca nesse processo, assegurando que todos estejam alinhados com a direção que está sendo delineada. 

 

Com bagagem cultural, conhecimento de estratégias de marketing, atenção às novidades e, principalmente, bom senso, os profissionais conseguem separar o gosto pessoal de quem está criando a identidade musical que se quer transmitir para a marca.

 

Pesquisa Musical

 

Aquela playlist que prendeu a sua atenção em uma loja, com uma sequência de suas músicas favoritas, é resultado da escuta atenta dos mais variados gêneros. O trabalho de pesquisa musical para marcas está cada vez mais acelerado, adaptando-se às novas tecnologias e métodos de distribuição e reprodução de conteúdo.

 

Iniciamos com uma fase de pesquisa, envolvendo o time de marketing e vendas. Essa fase inclui perguntas como: "Se a marca fosse uma pessoa, o que tocaria na sua playlist?" ou "Que sensações a marca busca despertar nos clientes?" Essas respostas orientam o time de curadoria musical antes de iniciar a criação da playlist.

 

Concept: Dados, Método e Curadoria Musical

 

O Music Branding - no Bananas Music, baseia-se em métodos e conceitos validados e aperfeiçoados em mais de 300 projetos atendidos pelo nosso time ao longo dos últimos 10 anos.

 

Acreditamos que a música se conecta profundamente com as pessoas, despertando emoções e memórias que podem transformar a experiência com uma marca

 

Assim, nossa missão é encontrar a música certa para o momento certo em cada ponto de contato do consumidor com a marca. Vamos além do gosto pessoal, criando playlists e demais projetos baseados em uma curadoria musical que envolve pesquisa, análise, diagramas e retorno efetivo para a marca.

 

Diagrama de Afinidades: Desvendando Conexões e Interdependências

 

A pesquisa orienta a criação do Diagrama de Afinidades, que divide todos os temas levantados com base em conceitos de afinidade, similaridade, dependência ou proximidade. Essa análise identifica conexões, interdependências e subdivisões entre temas relevantes.

 

Diagrama de atributos sonoros - metodologia de curadoria Bananas Music

Atributos referentes ao projeto da marca Japaratinga Lounge Resort - Cliente Bananas Music

 

→  Leia mais sobre nossa parceria e a curadoria do Japaratinga Lounge Resort

 

Manual de Identidade Musical: Estéticas Sonoras Predominantes

 

A partir do Diagrama de Afinidades, o próximo passo é definir as estéticas sonoras predominantes para a marca. Com pelo menos quatro estéticas, encontramos artistas que simbolizam esses territórios, representando a persona musical da marca. 

 

Com o manual de identidade musical do cliente pronto, podemos desdobrar a estratégia de music branding em diversas ações, incluindo trilhas de música ambiente para PDV, playlists para plataformas de streaming - dentre outras.

 

Estéticas sonoras - metodologia de curadoria Bananas Music

Estéticas definidas para o projeto da marca Bibi Calçados - Cliente Bananas Music

 

Conheça nossa parceria com a Bibi Calçados e como funciona a curadoria musical para lojas infantis

 

Existem empresas em vários estágios de maturidade mas, a rigor, qualquer uma que esteja interessada em construir uma estratégia completa de branding precisa dar atenção à experiência sonora e musical de seu público.

 

 

Com isso em mente, não deixe de conferir alguns dos benefícios de contar uma empresa de music branding para o seu projeto

 

***

 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais?  Converse com nosso consultor para entender como a música pode transformar a experiência do cliente e receba rapidinho um orçamento personalizado :)

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.