Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

10 dicas para criar a Playlist Perfeita

Nesse texto, Emely Jensen, nossa head de curadoria aqui no Bananas Music revela as dicas e passos que ela usa para criar uma boa playlist, ferramentas que podem ajudar a criar playlists melhores e a organizar sua biblioteca, além de algumas refs sobre onde e como atualizar seu repertório musical. 

10 dicas para criar a Playlist Perfeita

 

A Emely Jensen começou a trabalhar com music branding em 2016 e é hoje nossa Head de Curadoria Musical aqui no Bananas, sendo responsável pela identidade musical de muitas das playlists que tocam nas lojas e nos canais do Spotify dos nossos clientes em todo o Brasil.

 

Junto com o nosso time de curadoria, ela já liderou mais de 100 projetos para marcas nas plataformas de streaming. Desde o início, sempre esteve envolvida na construção da identidade musical de grandes marcas, como o gerenciamento dos canais da Warner Music Brasil no Spotify, por exemplo. 

 

Uma curiosidade: além de designer apaixonada por música, a Eme é tastemaker do Spotify e responsável por playlists com mais de 35.000 seguidores!

 

Nesse artigo, ela compartilha algumas dicas e passos que usa para criar uma boa playlist, ferramentas que podem ajudar a criar playlists melhores e a organizar sua biblioteca, além de algumas refs sobre onde e como atualizar seu repertório musical. Continue lendo e confira!

 

Dicas para criar uma playlist perfeita

 

1. Defina a VIBE

Uma playlist foda precisa ter uma vibe reconhecível, mesmo que o conceito dela seja complexo. Qual vai ser a temática playlist? Músicas alegres para ouvir na beira da piscina? Pós grunge noventista para ouvir em dias nublados? Sabendo a vibe que você quer transmitir fica muito mais fácil escolher as músicas certas.

 

2. Use a IMAGINAÇÃO

É uma playlist para ouvir enquanto se está cozinhando?

Feche os olhos e tente se colocar na situação em que a playlist vai ser ouvida. 

Ao escolhar uma música para adicionar à playlist, perceba se ela combina com essa situação.

Se sim, vai fundo! Se ficar estranho, passa pra próxima.

Ao se imaginar vivendo a experiência onde a playlist vai ser tocada, você evita colocar uma música que pode ser meio nada a ver pras outras pessoas.

 

3. Seja FIEL

Não confunda o seu gosto pessoal com o conceito musical da playlist.

Lembra da dica 1? Seja fiel a VIBE. Não coloque uma música só porque você gosta muito dela.

 

4. Dê o TOM da playlist nas primeiras músicas

Você precisa entregar a proposta da playlist de cara.

Desde o início da playlist, escolha músicas que representam a VIBE da playlist. É muito comum que as pessoas ao buscarem por uma playlist, fiquem apenas na primeira rolagem da tela. 

Você tem poucos segundos para prender a atenção do seu ouvinte, não desperdice essa chance. 

 

5. EVITE MUDANÇAS repentinas

Você pode até colocar Metallica e Britney Spears na mesma playlist, mas (no geral) você vai precisar de umas 5 músicas no mínimo para migrar de um artista pro outro sem ficar super estranho.

Sim, boa parte das pessoas escuta no shuffle, então essa dica não é uma regra, mas um conselho ;)

 

Mais diquinhas FODA™ para aumentar seguimores nas playlists 

 

6. Artistas conhecidos pra chamar a ATENÇÃO

Coloque alguns artistas mais conhecidos para ajudar a identificação do ouvinte (e de preferência mais ao topo da playlist).

Assim, mesmo que a playlist se proponha a apresentar novidades, ao encontrar um nome conhecido o ouvinte pode fazer uma relação com o restante dos artistas.

 

7. Um bom TÍTULO é fundamental

O título precisa ser funcional (e, muitas vezes, até literal).

Se a playlist é de “novo indie brasileiro”, dar o nome de playlist123 não vai ajudar em nada às pessoas encontrarem na busca do Spotify.

Pense em um nome que vai facilitar a busca e o reconhecimento do que se trata a vibe da playlist!

 

8. Playlist é arte além da música: Capa e Descrição importam muito

A capinha ajuda na apresentação do que se trata a VIBE da play pro usuário. Já a descrição apresenta o conteúdo da playlist e ajuda o usuário a encontrá-la na imensidão de playlists do Spotify.

SIM, a busca do Spotify busca por títulos e por palavras na descrição!

Pense em artistas, gêneros e/ou palavras-chave que você gostaria de associar a sua playlist e taca ficha na descrição para maximizar retorno de buscas.

 

9. Atualize a playlist

A frequência de atualização ideal varia, depende do que a playlist se propõe. O importante é não deixar ela parada por muito tempo.

Assim quem gosta da sua playlist vai retornar para ouvir as novidades com a sua curadoria ;)

 

10. Garimpe novos sons

Siga artistas, DJs, influenciadores, gravadoras, selos, enfim, fique atento às novidades e lançamentos para buscar referências. Esteja sempre aumentando seu repertório para seguir fazendo playlists fodas.

 

Ferramentas FODA™

 

Algumas das ferramentas que uso diariamente no meu trabalho de curadoria e certamente irão te ajudar a fazer playlists cada vez melhores:

 

The Playlist Miner

O slogan do Playlist Miner é “O melhor DJ é todo mundo”. Essa ferramenta reúne as músicas mais populares em playlists públicas do Spotify que combinem com seu critério de busca. Por exemplo: ao pesquisar por “treino”, o Miner vai encontrar as faixas que aparecem com mais frequência em playlists temáticas para malhar.

 

MusicRoamer

Sabe quando tu gosta muito de um artista e queria achar outro parecido? Say no more. No MusicRoamer, tu vê de uma maneira simples e direta a conexão de um artista com outro. É só pesquisar por um artista e ir clicando. E dá pra dar o play já de cara e ouvir uma palhinha das músicas de cada um que te interessar ;)

 

Boil the Frog

Lembra o que eu falei lá em cima que unir Metallica e Britney Spears numa mesma playlist padrão de maneira coerente é quase impossível? Essa ferramenta te ajuda a suavizar o caminho. Dê o nome de dois artistas e a ferramenta vai criar uma sequência sútil (na medida do possível...) entre dois artistas.

 

Sort Your Music 

Classifique as playlists no Spotify por qualquer um desses atributos: ritmo, intensidade, valência, energia, dançabilidade, popularidade, etc. Super útil na organização da ordem das músicas em uma playlist!

 

Organize Your Music

Essa ferramenta é uma versão aprimorada do Sort Your Music. Aqui você pode organizar a tua biblioteca do Spotify através de vááááários atributos, incluindo gênero, mood, década, popularidade etc. 

 

Onde Encontrar Música FODA™?

 

Parece que quanto mais música tem nesse mundo, mais difícil fica de encontrar algo pra ouvir (conhecido como “o paradoxo da escolha”). Lembre-se: menos é mais! Procure quem já fez o trabalho por você, buscando curadoria especializada nos gêneros musicais/moods que tu gosta.

 

As playlists editoriais do Spotify e dos perfis das major labels (Filtr, Topsify, Digster,...) costumam ser bastante repetitivas e focam no que elas estão tentando promover no momento. Costumam (no geral) ser fracas para descobrir novos artistas pequenos mas ótimas para ouvir hits e descobrir novos de artistas em ascensão.

 

Minhas sugestões de descoberta musical além do editorial do Spotify e major labels:

 

O last.fm ainda está vivo (me add)! E o algoritmo de recomendação deles é maravilhoso.

 

  • Rádios (fm ou online) e podcasts/sets 

Sim, isso mesmo! Encontre uma rádio com um programa/curadoria que você gosta e a partir daí é só alegria. Ninguém melhor pra recomendar música na vibe que tu gosta do que alguém que um nerd musical. 

 

  • Playlists do artista

Descendo a página do artista no Spotify, tem a seção “Playlists do artista”. Curadoria fina de quem você mais gosta <3

 

  • YouTube

Existem muuuuuuuuitos canais maravilhosos de recomendações musicais. Aí vai de você ir pesquisando o gênero que você está gostando de ouvir e ir deixando o algoritmo do YouTube te levar :) Eu particularmente gosto muito do Needle Drop, Trash Theory, KEXP, NPR Music, Minuto Indie e o maravilhoso Cultura Livre

 

 

É isso :)

Ah! Não deixe de conferir também a nossa seleção com 6 melhores playlists para foco e produtividade!

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.