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Como a música pode ajudar a criar um marketing mais relevante

Com o interesse do público totalmente descentralizado e pulverizado entre diversas mídias, como tornar campanhas de marketing mais relevantes para os consumidores? Nesse conteúdo, vamos ver alguns exemplos onde a música foi utilizada de maneira eficaz para gerar sentimentos positivos e ser relevante na memória das pessoas. Confira!

Como a música pode ajudar a criar um marketing mais relevante

 

A coisa mais valiosa que uma marca pode ter é a atenção do seu cliente. Contudo, captar e reter atenção e a lembrança de marca é um dos principais desafios para os times de comunicação e marketing.

 

Com o interesse do público totalmente descentralizado e pulverizado entre diversas mídias, como tornar campanhas de marketing mais relevantes para os consumidores?

 

Se o desafio da marca é aumentar awareness e permanecer na memória do cliente, a música é a melhor ferramenta para captar a atenção e criar memórias positivas associadas às emoções que o contato com a marca proporciona.

 

Nesse texto, vamos ver alguns exemplos onde a música foi utilizada de maneira eficaz para gerar sentimentos positivos e ser relevante na memória das pessoas.

 

A música e o marketing

 

Campanhas publicitárias que envolvem a música são uma estratégia popular para conectar marcas com seu público, criando uma identificação entre eles. Isso porque a música tem o poder de evocar emoções e lembranças, potencializando a estratégia Share of Heart.

 

Seja em trilhas sonoras para PDV ou em campanhas e projetos pontuais, conhecer a identidade musical é um passo fundamental para transmitir mensagens específicas sobre o branding da marca, seus valores e produtos.

 

Um exemplo clássico e consistente dessa associação positiva é a Coca-Cola. A marca tem uma longa história de usar a música em suas campanhas para emocionar os consumidores e transmitir mensagens de felicidade, união e celebração. 

 

A seguir, vamos ver projetos de marcas com a música sendo o elemento central da estratégia de marca.

 

Coca-Cola 

 

Já que estamos falando dela, nossa lista começa com o refrigerante mais conhecido do planeta.

 

A campanha "Open Happiness" apresentou uma música original com o mesmo nome, que foi realizada por vários artistas, incluindo CeeLo Green e Patrick Stump do Fall Out Boy.

 

A música transmitia a ideia de que abrir uma Coca-Cola era como abrir um momento de felicidade.

 

 

Nike 

 

Em 2019, a Nike colaborou com artistas e DJs  na campanha Nike Run Club. O objetivo da parceria era que os artistas criassem playlists assinadas para seus aplicativos de corrida, proporcionando uma experiência musical motivadora para os corredores.

 

 

Cerveja Black Princess

 

Através da construção de uma casa de shows temporária e de muita música, a Black Princess criou um ambiente controlado que colocou os produtos da marca ao redor de tudo aquilo que reforça o posicionamento e a experiência ideal do cliente, desenvolvendo um dos assets mais valiosos do nosso mercado: momentos memoráveis e também uma memória contextual de consumo.

 

Fonte: Divulgação

 

Nós do Bananas Music desenvolvemos um projeto de Music Branding que envolveu planejamento e estratégia de curadoria, direção artística e contratação de 20 artistas e 28 DJs, produção executiva das 48 apresentações ao longo de 3 meses, produção de um podcast sobre música gravado ao vivo e curadoria musical da trilha sonora do ambiente para os momentos sem apresentações.

 

Fonte: Divulgação

 

Pepsi

 

Ao longo de sua história, vimos a Pepsi utilizar a música como um recurso tão importante nas estratégias, até finalmente se tornar uma vertical de negócio.

 

Desde as primeiras parcerias musicais com artistas como Johnny Cash, B.B. King and Tammy Wynette nos anos 70 - a Pepsi construiu uma tradição de colaboração com a indústria musical e tem reforçado seus valores através de experiências culturais.

 

Já vimos campanhas marcantes como "Geração Pepsi" com Michael Jackson e Afonso Ribeiro, ao som de "Billie Jean" e patrocínios ao Super Bowl Halftime Show, com Prince, Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, 50 Cent, Kendrick Lamar e Mary J. Blige.

 

Fonte: Divulgação

 

Agora em 2023 vimos o lançamento global de celebração aos 50 anos do Hip-Hop associado ao produto Pepsi MAX, com uma campanha homenageando o rapper The Notorious B.I.G. e seu legado ao gênero.

 

Fonte: RAPGOL Magazine

 

Lojas Gang

 

Em 2021 nosso time de curadoria musical, em parceria com o marketing e a agência de comunicação da Gang, definiu uma lista de artistas que poderiam representar a identidade musical da marca através de parcerias de co-branding e ações específicas em seu reposicionamento.

 

Para marcar o novo momento da Gang, o rapper Zudizilla foi escolhido para co-criar uma série de produtos exclusivos com ilustrações feitas pelo próprio Zudi, com peças inspiradas no álbum “Faça a Coisa Certa”, que completou 5 anos em 2020.

 

Fonte: Divulgação

 

Ray-Ban

 

Ray-Ban veio com a proposta de unir arte e música em uma experiência inovadora, entre artistas e consumidores, propondo uma “ocupação” como principal experiência.

 

Fonte: Divulgação

 

O Ray-Ban Ocupa aconteceu em 2022 com diversas instalações artísticas e performances, no Teatro Oficina em São Paulo, combinando arte e música.

 

A música ficou por conta de Gloria Groove (embaixadora da campanha), Tássia Reis e DJs como Mulú e Ju Salty entre outros.

 

***

 

A música é capaz de gerar identificação entre a marca e o cliente e ocupar um lugar em sua  memória. 

 

Quer saber como direcionar suas ações de marketing de forma eficiente no território da música? O Bananas Music têm como uma das principais missões ajudar profissionais e gestores de marketing na tomada de decisões quando o assunto é experiência de marcas com música

 

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