Bananas Music

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*

Música para campanhas publicitárias - importância e dicas para a trilha sonora ideal

Ter a trilha sonora para uma campanha publicitária alinhada aos valores e mensagem do anunciante pode influenciar diretamente na percepção do público e fortalecer a associação do consumidor com a marca. Nesse texto abordamos a relação do consumidor com a música de campanhas publicitárias e como fazer escolhas musicais estratégicas. Confira!

Música para campanhas publicitárias - importância e dicas para a trilha sonora ideal

 

Já sabemos que é possível sim ser disruptivo quanto ao som de campanhas publicitárias, apenas utilizando o silêncio como estratégia. Mas em geral, grandes marcas aderem à música como aliada para emocionar o público através das propagandas.

 

Isso é um fato, já que a música pode ajudar a manter a atenção do espectador. Em um contexto publicitário, onde a atenção é muitas vezes limitada, a música pode ser uma ferramenta eficaz para manter o interesse do público por mais tempo.

 

Além disso, ter a trilha sonora para uma campanha publicitária alinhada aos valores e mensagem do anunciante pode influenciar diretamente na percepção do público e fortalecer a associação do consumidor com a marca.

 

Nesse texto abordamos a relação do consumidor com a música de campanhas publicitárias e como fazer escolhas musicais estratégicas.

 

Música e campanhas publicitárias no TikTok  

 

Com grande parte da audiência e público consumidor pertencendo à Geração Z, muitos negócios estão investindo recursos nas redes sociais - e mais especificamente em formatos de vídeos curtos - popularizado, principalmente pelo TikTok (da Bytedance), para a comunicação da sua marca.

 

Estamos começando a discussão por esse ponto uma vez que o TikTok realiza constantemente diversas pesquisas para entender como esse público reage emocionalmente e se comporta em relação às músicas dos anúncios ou branded content na plataforma. O objetivo é claro: registrar e aplicar insights para oferecer aos criadores e marcas.

 

Em parceria com a Hotspex, o TikTok mostrou a 10.000 de seus usuários uma seleção de anúncios de marcas fictícias, com trilhas sonoras variadas. Incluindo músicas mais conhecidas, músicas instrumentais e faixas personalizadas - criadas especificamente para uma campanha de marca.

 

Uma das conclusões do estudo foi que músicas conhecidas aumentam as chances dos usuários gostarem dos anúncios. Em comparação com as músicas instrumentais e as faixas personalizadas para a marca, anúncios com uma música conhecida tiveram 5% mais curtidas e geraram uma intenção de compra bem maior.

 

Quando utilizar uma música exclusiva para a campanha publicitária?

 

Existem diversos fatores estratégicos que levam times de comunicação e marketing a investir na criação de uma trilha sonora específica para uma campanha. Aqui no Bananas Music desenvolvemos recentemente dois projetos nos quais a criação de uma música personalizada demandava um alinhamento muito preciso da música com as campanhas de cada marca.

 

Case Youcom - Engajamento com público

 

Para uma campanha de Dia dos Namorados, que aqui virou Dia do Amor, a marca convidou a cantora Clarissa para co-criar uma música que celebrasse todas as sutilezas dessa emoção.

 

“A música faz parte da vida das pessoas e marca muitas histórias de amor, então esta parceria com a Clarissa aproxima ainda mais a Youcom do seu público, gerando cumplicidade e encantamento”, destaca a Head de Marketing da Youcom, Joice Trindade.

 

O desafio era criar uma ação que envolvesse os fãs da marca de forma mais ativa na campanha, promovendo além de engajamento, um aumento de vendas no período. 

 

Portanto, nesse contexto, a criação de uma música exclusiva para a campanha do Dia do Amor, ainda em parceria com uma artista próxima do público da marca, garantiu o alto engajamento com a marca. 

 

➝  Leia mais sobre esse projeto aqui.

 

Case Natura Una - Segmentação de público por demografia 

 

Marcas multinacionais têm como grande desafio comunicar seus produtos de forma coerente e consistente em todos os países em que está presente, considerando que os públicos terão experiências diferentes baseadas em suas vivências.

 

Partindo dessa premissa, o Bananas Music desenvolveu um projeto em parceria com a Natura que - através da música, conectasse a marca Natura Una com as consumidoras latino-americanas, respeitando as particularidades culturais de cada país e mantendo a unidade sonora entre todos os pontos de contato.

 

O grande desafio do Bananas Music foi criar um brandbook sonoro e um direcional claro de como sons específicos podem ser combinados de maneira a garantir que cada mercado escolha produtoras locais para trabalhar - e ainda consiga manter uma trilha que reforce os atributos da marca de forma global.

 

Na prática, significa que a produtora da Natura na Argentina pode combinar os sons de uma forma, a produtora do Brasil de outra e, ainda assim, o resultado final vai manter a unidade estética da trilha.

 

A vantagem dessa estratégia é ter uma trilha sonora original e proprietária que traduza os atributos de identidade da marca respeitando a estética de cada cultura local, humanizando ainda mais a marca e a aproximando das pessoas.

 

➝ Leia mais sobre esse projeto aqui.

 

Como escolher a música ideal para campanha publicitária?

 

O primeiro passo é estabelecer os atributos de identidade da marca e definir o objetivo da campanha. Lembre-se que, além de representar sonoramente o universo da marca, a música tem que fazer sentido para o público-alvo da campanha.

 

Aqui no Bananas Music desenvolvemos uma metodologia exclusiva para definir a identidade musical de uma marca e seus atributos sonoros. Partindo de uma imersão no posicionamento do cliente e demais informações do briefing - criamos as hipóteses que irão nortear o projeto. 

 

Dessa forma, todas as referências e informações compiladas pelo nosso time e que dialogam com o DNA da marca começam a ser organizadas para prever possíveis cenários musicais para aquela demanda.

 

Optar por contratar parceiros estratégicos especialistas em curadoria musical pode fazer toda a diferença no resultado final da sua campanha e no posicionamento da marca no território da música de forma relevante e autêntica.

 

➝ Veja aqui 04 benefícios de contratar uma agência de music branding.

 

Buscando um parceiro para te ajudar nessa? Conheça mais sobre nossos serviços e solicite um diagnóstico gratuito para sua marca AQUI.

Posts relacionados

Music inBox

Assine a newsletter do Bananas Music

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.