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Por dentro da curadoria: como nascem os nossos projetos musicais para marcas?

Apostar em um projeto musical como ação de marketing é falar a linguagem do consumidor. Nesse artigo, vamos te mostrar como o time de curadoria da Bananas Music entende as necessidades de cada cliente, cria a identidade musical única e a desdobra nos mais variados projetos musicais. Confira!

Por dentro da curadoria: como nascem os nossos projetos musicais para marcas?

 

A música sempre foi um ativo muito valioso para marcas. Utilizar a música como um ponto de partida para o diálogo, para provocar emoções, para expressar valores e evidenciar o posicionamento é uma estratégia amplamente utilizada por diversas empresas e bastante eficiente para as mais variadas ações de marketing.

 

O crescimento na quantidade de ativações de marca com a música como pilar reflete muito o aumento estrondoso de consumo de música no século XX. O relatório anual divulgado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) aponta, por exemplo, que o brasileiro ouve mais música do que o restante do mundo.

 

O tempo, em média, que as pessoas passam ouvindo música por semana no mundo é de 20,7 horas (acima das 20,1 horas em 2022). Já no Brasil, são 24,9 horas semanais ouvindo música, em média.

 

Dessa forma, apostar em projetos musicais como ação de marketing é falar a linguagem do consumidor. E essa estratégia precisa de um parceiro especializado para atuar junto do planejamento de modo a alcançar os objetivos esperados.

 

Nesse artigo, vamos te mostrar como o time de curadoria da Bananas Music entende as necessidades de cada cliente, cria a identidade musical única e a desdobra nos mais variados projetos musicais. Confira!

 

Imersão no universo da marca

 

O passo zero da estratégia de music branding e de uma boa curadoria musical para marcas é entender os objetivos do cliente com a ação. A música é uma ferramenta extremamente versátil e ampla. Por isso, é possível pensar em diversas possibilidades e benefícios alcançados a partir do seu uso estratégico pelas marcas.

 

Nesse cenário, ter claro qual o propósito de comunicação da marca é fundamental, seja para projetos perenes, como as playlists de música ambiente para pontos de venda, ou mesmo campanhas publicitárias pontuais, ativações de marca, parcerias com artistas, dentre outros.

 

Durante a imersão no universo da marca, conhecemos e/ou definimos os seus atributos de identidade sonora e a melhor forma de transmitir a mensagem idealizada no projeto. Outro ponto muito importante nessa primeira etapa é identificar o público-alvo e suas principais características.

 

Daqui em diante, todas as referências e informações reunidas pelo nosso time e que dialogam com o DNA da marca, são organizadas para prever possíveis cenários musicais que representam esse universo.

 

Identidade musical: a representação do branding através da música

 

Através de inteligência de dados e análises de movimentos culturais e musicais, o time de curadoria mergulha em uma pesquisa aprofundada de contextos musicais para propor não só gêneros musicais e artistas que representam a marca, mas também outros projetos que façam sentido com o nível de envolvimento que ela já tem com a música.

 

Conhecer esse estágio da relação da marca com a música, seus projetos anteriores que já tiveram essa característica, é um ponto muito importante durante o desenvolvimento da estratégia.

 

O ideal é que essa conexão marca-música aconteça de forma estruturada e orgânica para o público. Uma marca que nunca falou sobre música em nenhum dos seus pontos de contato pode soar superficial ou genérica - exatamente o que a construção de uma identidade musical autêntica se propõe a evitar.

 

Aprenda mais sobre os 4 níveis de envolvimento que uma marca pode ter com a música.

 

Uma identidade, diversas possibilidades de expressão

 

Uma vez definida a identidade musical da marca, parte-se para a idealização do projeto. Existem muitas formas de uma marca expressar sua identidade musicalmente:

 

▶️ música ambiente para PDVs e espaços proprietários (lojas, quiosques, showroom, etc);

▶️ playlists em streamings de música, como Spotify;

▶️ conteúdo musical para redes sociais;

▶️ parceria e co-criação com artistas;

▶️ ativação em eventos musicais ao vivo (shows, festivais, etc);

▶️ eventos musicais proprietários.

Dentre muitos outros.

 

Cada projeto é único e precisa ser personalizado, pois depende de fatores como objetivo da ação, orçamento e estágio de maturidade da marca em relação ao contexto musical.

 

A seguir, mostramos alguns cases para te ajudar a entender a dimensão das possibilidades.

 

Cerveja Black Princess - Curadoria e Direção artística para shows, festivais e campanhas

 

Músico tocando saxofone na casa black princess house - espaço promovido em parceria com Bananas Music - music branding e curadoria musical

Black Princess House | Fonte: Acervo

 

Nada melhor que planejar, produzir e executar eventos que promovam o encontro do público em torno da música que toca em suas vidas. E tivemos a alegria de executar um projeto desses com a cerveja Black Princess.

 

A Black Princess House foi uma casa de shows temporária em um ambiente super moderno que conversava com a identidade dos produtos. A marca contratou profissionais como tatuadores, VJs e diversos outros recursos para compor uma experiência mais completa.

 

Já à Bananas Music coube o desenvolvimento de um projeto ambicioso de Music Branding que envolveu planejamento e estratégia de curadoria, direção artística e contratação de 20 artistas e 28 DJs, produção executiva das 48 apresentações ao longo de 3 meses, produção de um podcast sobre música gravado ao vivo e curadoria musical da trilha sonora do ambiente para os momentos sem apresentações.

 

Natura Musical - Conteúdo musical para redes sociais

 

Print do perfil da Natura Musical no Instagram 

 

A marca Natura Musical, pilar cultural da Natura, tinha como desafio estabelecer uma comunicação contínua com a sua audiência para além do Edital Natura Musical, seu principal ativo, e reforçar a pluralidade musical, posicionamento e conexão com as causas da marca.

 

A Bananas Music é responsável por criar e gerenciar todo o conteúdo de Natura Musical, sobre projetos, artistas e ativos da plataforma, nas redes sociais e newsletters da marca.

 

Além disso, através do conteúdo relevante, reforçamos as narrativas e pilares da marca, de forma a ampliar o alcance dos projetos e a conexão do público com a marca.

 

Salinas Maragogi | Salinas Maceió All Inclusive Resorts - Música ambiente na hotelaria

 

Salinas resort cliente Bananas Music - Curadoria musical para hotelaria - Música ambiente

Salinas Maceió | Fonte: Divulgação

 

A atmosfera, moldada pela trilha sonora adequada, desempenha um papel vital ao fomentar o conforto e evocar sentimentos positivos, adicionando um toque essencial para uma estadia que será lembrada.

 

Os resorts Salinas Maragogi e Salinas Maceió compreenderam essa importância, destacando-se da concorrência a partir da curadoria musical especializada feita pelo time Bananas Music.



***

 

Nossos projetos são exclusivos e personalizados, considerando a identidade e a demanda pontual de cada marca.


Quer saber como podemos te ajudar no próximo projeto? Entre em contato com nosso time AQUI!

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