Entenda a estratégia de Music Branding do aeroporto internacional mais icônico do país

Concept | Trilha para PDV | Spotify

“Música de aeroporto” e “música de elevador” são expressões comuns que carregam um tom pejorativo como sinônimo de algo chato, genérico e secundário. Curiosamente, a música em aeroportos, elevadores e clínicas médicas é utilizada para amenizar o tempo de espera, apresentando um enorme potencial como ferramenta de posicionamento de uma marca.

 

O RIOGaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim entendeu esse valor não apenas por carregar o nome de um dos maiores ícones da música brasileira no mundo, mas por entender que o trabalho de branding e reposicionamento que fez após sua última expansão deveria extrapolar a comunicação visual para proporcionar uma nova experiência dentro de suas instalações. 

 

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Aeroporto RIOGaleão

 

Assim, o RIOGaleão chegou até nós com um desafio: ressignificar o termo “Música de Aeroporto” tendo como background a cidade que foi berço da bossa, balançou o samba e exporta o funk.

 

CONCEPT

 

Depois de nossa primeira reunião de concept com o cliente já havíamos definido um objetivo claro: 

 

"Criar laços verdadeiros com os viajantes brasileiros 

e estrangeiros através da música"

 

Vislumbramos uma experiência musical que começa no espaço físico da marca e acompanha o viajante ao longo de toda a sua jornada através do Spotify, a qualquer hora do dia. A nossa curadoria vem como plano de fundo de quem está realizando o sonho de viajar através da excelência do RIOGaleão.

 

Considerando posicionamento, dimensão e importância para o mercado nacional e internacional, bem como as principais oportunidades e riscos que envolvem operar um negócio tão único quanto um aeroporto, partimos para a definição dos atributos sonoros da marca. Através da metodologia exclusiva do Bananas para construção de trilhas sonoras em PDV, chegamos aos seguintes termos:

 

Atributos sonoros que representam o RIOGaleão

 

Já que estamos falando de uma das maiores portas de entrada do país para o mundo, nosso principal pilar não poderia ser diferente. A trilha do RIOGaleão é 100% brasileira e apresenta os estilos e expressões musicais espalhados pelo Brasil inteiro, sempre tendo como base os traços de comportamento mais admirados por estrangeiros que conhecem algum brasileiro.

 

A música do aeroporto é nossa, e assim como nós

é alegre e encantadora! 

 

Quando chegamos à atmosfera musical nos deparamos com um novo desafio. Como alcançar nosso objetivo de gerar laços verdadeiros com um público tão plural quanto viajantes brasileiros e estrangeiros, considerando região, idade, gênero, interesses e tantas outras variáveis? Além de optarmos por gêneros que reforçam os signos que já estão ligados à marca - samba, bossa nova e MPB - decidimos utilizar signos nacionais como norte criativo. E o que é mais Brasil, aqui e lá fora, que uma boa novela?

 

 

Um dos caminhos criativos para engajar o público plural do RIOGaleão

 

Além disso, utilizamos uma mescla entre o clássico e o novo com releituras como “Esquadros”, faixa de Adriana Calcanhoto que ganhou uma versão na voz de Jaloo, por exemplo. Completando os três pontos nessa linha do tempo musical, também deixamos claro para todo o mundo que a música brasileira vai muito bem, obrigado, com artistas da nova cena independente de todo o Brasil.

 

E assim fechamos uma atmosfera que equilibra clássicos, músicas novas demais para serem velhas e velhas demais para serem novas e o que há de latente na produção cultural atual.

 

Lista dos TOP 10 artistas que compõem a trilha do RIOGaleão, com artistas similares

 

Lista dos TOP 10 artistas que compõem a trilha do RIOGaleão, com artistas similares

 

DATAS COMEMORATIVAS - ROCK IN RIO 2019

 

Ter uma trilha 100% brasileira é motivo de orgulho para o RIOGaleão, além de fazer parte de seu posicionamento. Todavia, isso não significa que a marca não possa se apropriar de músicas estrangeiras para comunicar com os viajantes. Durante o Rock in Rio, por exemplo, transformamos totalmente a trilha do aeroporto que é a porta de entrada para a maioria dos turistas musicais: durante todo o período do evento tocavam playlists exclusivas somente com artistas que marcaram presença ao longo dos 34 anos de história do festival. 

 

SPOTIFY

 

O canal da marca no Spotify representa bem o lifestyle do viajante e a experiência internacional RIOGaleão, traduzindo os pontos apresentados até aqui em conteúdo para ser consumido dentro e fora dos espaços do aeroporto. São três playlists fixas focadas na marca, duas playlists sazonais focadas em eventos ( Rock in Rio) e uma playlist de evento para o Rio2C, conferência de criatividade que tem o RIOGaleão como patrocinador da sessão de pitching de novos negócios.

 

  • Nos Fones do RIOGaleão: Um apanhado da trilha sonora do aeroporto, com os artistas que melhor representam a identidade musical criada por nós;

  • Pela janela do avião: Músicas calmas e gostosas para se ouvir nas alturas, todas com um tom aspiracional e inspiradoras para quem está chegando ou partindo.

  • Brasil Beats: Playlist animada e composta por remixes de músicas nacionais ou faixas criadas por artistas de fora do país utilizando samples brazucas. Grooves de qualquer lugar do mundo, mas com sotaques brasileiros.

  • Voando para o Rock in Rio: Focada no público do festival, com foco no line up de 2019;

  • Rock in Rio Classics: Como o próprio nome diz, traz os clássicos da história do festival, assim como a playlist utilizada no ponto de venda para os 10 dias de evento;

  • RIOGaleão PitchingShow - RIO2C: Playlist com novos artistas que estão chamando atenção ao redor do país, assim como as empresas que se apresentaram no evento.

 

MÚSICA E BRANDING

 

Apesar de ser uma disciplina estabelecida no mercado de comunicação e reconhecida pelos grandes players e profissionais do mercado, o music branding ainda gera dúvidas. Cases como este são importantes para que mais profissionais entendam como utilizar a música para gerar negócios e fortalecer os laços emocionais com as pessoas, através de pesquisas, estudos e métodos sérios e eficazes utilizados por empresas como o Bananas Music.

 

O RIOGaleão é um dos muitos exemplos de como uma estratégia de music branding pode utilizar signos já presentes na memória dos consumidores de uma forma nova, apropriando-se da paixão que a música desperta e trazendo resultados impressionantes para a marca. 

 

Tem algum desafio de comunicação parecido com o do RIOGaleão? Manda um oi pra gente, vamos conversar!