A música tem o poder de influenciar percepções, comportamentos e até mesmo as decisões de compra dos consumidores. Quando uma marca consegue integrar a música de maneira autêntica e coerente com sua identidade, ela não só cria um ambiente agradável, mas também fortalece a memória e a lealdade do cliente.
Compreender e aplicar o conceito de music branding é essencial para empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e saturado. Além disso, é um importante recurso para construir uma conexão emocional duradoura com seu público e fomentar um relacionamento de longo prazo.
Nesse texto vamos conhecer mais sobre o conceito de music branding e como a música, utilizada de maneira adequada, ajuda uma empresa a vender mais.
Antes de tudo, o que é branding?
Branding é o processo de criação, desenvolvimento e gestão de uma marca, com o objetivo de construir uma identidade distinta e reconhecível no mercado.
O conceito de branding vai além da simples criação de um logotipo ou slogan. Ele abrange toda a experiência que os clientes têm com a marca, incluindo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o atendimento ao cliente, a presença online e offline, e a consistência da mensagem em todos os pontos de contato.
Por exemplo, o que vem a sua mente quando pensa na Apple e no Google? Inovação e liderança? Isso é branding, fruto de uma série de práticas e técnicas que ajudam a construir a forma como percebemos e identificamos cada marca, o que influi diretamente na nossa relação com ela – e consequentemente em vendas.
Então, o que é music branding?
O conceito de music branding refere-se à prática de usar a música de forma estratégica para reforçar a identidade e os valores de uma marca, criando uma conexão emocional mais profunda com os consumidores.
A estratégia de music branding está intimamente relacionada ao marketing sensorial, uma abordagem de marketing que utiliza os cinco sentidos para criar experiências de marca que podem influenciar profundamente as emoções, percepções e comportamentos dos consumidores.
Segundo Rafael Achutti, um dos fundadores do Bananas Music, em entrevista para a Red Bull:
“Music branding é uma estratégia de marketing sensorial que usa a música para traduzir em experiência as associações e atributos presentes na identidade da marca, uma vez que a música cria fortes vínculos emocionais entre a marca e o público.”
Neste cenário, Music Branding vem reforçar atributos do branding, mas de de forma musical. Esta definição mais clássica está no livro ‘Sounds like branding’, de Jakob Lusensky – em tradução livre:
“Music branding é a comunicação através das emoções. A música envolve as pessoas em conversas e cria experiências memoráveis. Isso ajuda as empresas a construir uma posição exclusiva na mente de seu público, transformando seus clientes em fãs da marca.”
Através da seleção cuidadosa de músicas que refletem os valores, a personalidade e o posicionamento da marca, o music branding ajuda a criar uma identidade musical única que diferencia a marca no mercado.
Por exemplo, uma marca jovem e dinâmica pode escolher músicas pop e eletrônicas para transmitir energia e modernidade, enquanto uma marca voltada para o bem-estar pode optar por sons suaves e relaxantes que evocam tranquilidade e cuidado.
Music branding, sound branding, audio branding e outros termos são a mesma coisa?
Audio branding, sound branding, identidade sonora, identidade musical e music branding são algumas das nomenclaturas que vemos por aí com maior frequência quando o assunto é a relação de marcas com a música. Para entender melhor o conceito de music branding, provavelmente você deve ter dúvida se todas essas expressões significam a mesma coisa.
“Sound branding ou audio branding é uma técnica bem estabelecida como assinatura sonora. É o ‘plim-plim’ da Globo ou o ‘tudum’ da Netfix. O Music Branding feito no Bananas Music é posicionar marcas através da música, usar a música como um asset para a construção de marca.” – afirma Jamisson Pinheiro, Diretor de Contas e especialista em planejamento no Bananas Music
Da mesma forma, identidade sonora e identidade musical são conceitos diferentes. A identidade sonora abrange todas as formas de áudio que podem ser usadas para criar uma associação sensorial e emocional com a marca.
A identidade musical, por outro lado, é um componente específico da identidade sonora que se concentra exclusivamente na música. Inclui as escolhas de trilhas sonoras, estilos musicais, temas e até mesmo parcerias com músicos ou bandas que refletem e comunicam a personalidade, os valores e o posicionamento da marca.
Curadoria musical: o coração da estratégia de music branding
Music Branding não é uma ciência exata, mas existem muitos estudos e diferentes metodologias que podem ser aplicadas para se chegar na playlist de música perfeita que traduz os atributos de identidade de marca em música.
Mas, antes de tudo, escolher a música certa envolve conhecimento musical e bom senso.
Para isso, o coração dessa busca são as pessoas responsáveis pela pesquisa e curadoria musical para as marcas. São elas que, com bagagem cultural, conhecimento de estratégias de marketing e atenção às novidades e, principalmente, bom senso, conseguem separar o gosto pessoal de quem está criando a playlist da identidade musical que se quer transmitir para a marca.
Aquela playlist que você ouviu em uma loja, com uma sequência de suas músicas favoritas, seguida por uma novidade que despertou a sua curiosidade a ponto de procurar mais informações sobre o artista nas redes sociais, é fruto da escuta atenta dos mais variados gêneros musicais e da pesquisa de comportamento do consumo de música no mundo.
Concept: dados, método e curadoria musical
Além de todo esse conhecimento de pessoas dedicadas, music branding se baseia também em método – pelo menos aqui no Bananas. E a gente fala dessa estrutura abertamente.
Acreditamos que a música se conecta com as pessoas em um nível tão profundo a ponto de despertar emoções e memórias que podem transformar o dia.
Como nossa missão é encontrar a música certa para o momento certo, abrimos (sem medo) nossa metodologia para que mais pessoas saibam como criar a playlist perfeita para sua marca. Music branding é ir além apenas do gosto pessoal do dono ou do gerente da loja, mas criar uma playlist baseada em uma curadoria musical que envolve pesquisa, análise, diagramas e, principalmente, retorno efetivo para a marca.
Exemplo de Diagrama mostrando Atributos Sonoros do Salinas All Inclusive Resort – Cliente Bananas Music
Todos nossos projetos de music branding começam com uma fase de pesquisa: um papo com o time de marketing e de vendas. Conversar com quem está na linha de frente de atendimento ao público, representando a empresa e reafirmando seu valor diariamente nos traz muitos insights.
✔️ Se a marca fosse uma pessoa, o que tocaria na sua playlist?
✔️ Que tipo de festival de música a marca promoveria?
✔️ Que sensações a marca busca despertar nos clientes?
✔️ Qual o fluxo de pessoas na loja ao longo do dia?
✔️ Qual o ritmo de atendimento?
✔️ Em que horários a trilha sonora deve agitar e quando deve acalmar o ambiente?
Music Branding com garantia
Além de assegurar que os elementos musicais estejam de acordo com os objetivos da marca, quando falamos em trilha sonora para ponto de venda, não basta apenas criar o manual de identidade sonora da marca, é preciso garantir que todas as lojas toquem a mesma música ambiente ao longo do dia.
Como garantir a unidade na identidade musical da marca quando você possui mais de um ponto de venda e não pode estar presente o tempo inteiro para assegurar que os colaboradores não irão colocar outras playlists de música ambiente ao longo do dia?
No Bananas, desenvolvemos um player de músicas que faz exatamente isso.
Oferecemos o Bananas Player, um software exclusivo, capaz de gerenciar a reprodução da música ambiente – o que muita gente conhece como rádio indoor – automaticamente em todas as lojas da rede. Nosso programa funciona offline e ainda permite o feedback de gerentes e vendedores, coletando dados para a geração de relatórios e o aprimoramento do som ambiente.
Como o music branding aumenta as vendas?
Além de melhorar a experiência do cliente, a estratégia de music branding também pode influenciar diretamente o comportamento de compra. A música pode afetar o tempo que os clientes passam em um local, sua disposição para explorar produtos e até mesmo suas decisões de compra.
Músicas de ritmo mais lento podem fazer com que os clientes passem mais tempo na loja, enquanto músicas mais rápidas podem acelerar o ritmo de compras, dependendo do contexto desejado.
Além disso, a música pode melhorar o humor dos clientes, tornando-os mais propensos a gastar mais. Um ambiente positivo e agradável aumenta a percepção de qualidade e valor dos produtos ou serviços oferecidos.
Você pode ler mais detalhes de como a estratégia de music branding aumenta as vendas aqui.
Music Branding para além das playlists de música ambiente
Com o manual de identidade musical do cliente pronto, podemos desdobrar a estratégia de music branding em várias ações envolvendo a marca com a música, e a trilha de música ambiente para as lojas é só uma delas.
Veja outras formas de utilizar o music branding em uma estratégia de marketing:
⚫ Playlists de marcas no Spotify e plataformas de streaming
⚫ Conteúdo musical para redes sociais
⚫ Discotecagem e criação de playlists para eventos
⚫ Campanhas ou ações de marca com artistas
⚫ Patrocínio de eventos musicais e festivais
⚫ Produção de eventos proprietários da marca
Hotéis, clínicas, lojas, escritórios, shopping centers e mais
Um aeroporto, uma rede de hotéis, canais de TV. Marcas de variados segmentos podem fortalecer seus valores e construir uma conexão emotiva com o público por meio de um evento musical, de uma playlist no Spotify ou de ações com artistas.
Essas são algumas das ações de music branding que realizamos aqui no Bananas. Confira mais alguns cases:
RIOGaleão – o aeroporto internacional mais icônico do Brasil.
Salinas Maceió – música ambiente fugindo do óbvio na hotelaria.
Mini Melissa – identidade própria sem esquecer da ligação com a marca originária.
Gloob | Canais Globo – reforço de marca e ativação dos programas do canal infantil da Globo
Sua marca pode estar nesta lista!
Existem empresas em vários estágios de maturidade mas, a rigor, qualquer uma que esteja interessada em construir uma estratégia completa de music branding precisa dar atenção à experiência sonora e musical de seu público.
Com isso em mente, qualquer marca pode – e deve – contratar uma agência de music branding.
Se você quer aprender mais sobre music branding e como ele pode auxiliar marcas e você em estratégias com o público, converse com nosso consultor.