Se você chegou a este texto, já deve ter ideia da importância da sonorização ambiente para os mais diferentes estabelecimentos comerciais.
Oferecendo música e informação para clientes e funcionários de lojas, restaurantes, supermercados, além de outros comércios, o modelo de rádio indoor auxilia na criação de uma experiência de marca ainda mais completa.
Neste texto, mostramos a você o passo a passo para que possa iniciar um projeto de som ambiente por meio de um de seus formatos mais conhecidos para o comércio, que é a rádio indoor.
Você vai conhecer mais sobre conceitos, equipamentos, operação e conhecer ainda alguns bons exemplos.
Música e sonorização ambiente
A rádio indoor é um modelo de sonorização de ambientes – e talvez o mais diretamente ligado a este conceito. Mas não é o único. Podemos pensar em uma sala preparada para uma palestra, por exemplo, que conte somente com o sistema de som e microfones.
Outra possibilidade é o local de uma apresentação musical, onde o som ambiente vem diretamente de uma banda, tendo unicamente controles de volume para o público.
Sonorização (ou som ambiente para os íntimos)
Mesmo agindo de forma secundária na atenção das pessoas, o som ambiente não deixa de ser relevante. Ele pode fazer toda a diferença na entrada e saída dos clientes na sua loja.
Quer comprovar por si só a veracidade desta afirmação? Então vamos lá!
Você lembra de ter ido a algum estabelecimento comercial onde a música era tão agitada que você teve dificuldade de analisar as opções com calma antes de fazer uma compra? Ou então, em um passeio com os amigos, chegaram a um restaurante com música tão alta que os impedia de conversar?
Estas situações mostram o quanto a sonorização ambiente de qualidade é importante para os empreendedores que querem promover uma experiência positiva aos seus clientes, incentivando as vendas. Já falamos em como a música pode influenciar sentimentos nas pessoas e no cuidado que se deve ter ao montar uma trilha sonora para a marca.
Conforme já vimos nos desdobramentos sobre rádio indoor, é sempre importante lembrar que os detalhes técnicos da sonorização têm efeito decisivo na qualidade da experiência sonora que a sua empresa vai proporcionar.
Bons equipamentos e distribuição adequada no espaço interno torna a experiência musical mais agradável. O volume, especialmente, deve estar ajustado de acordo com o tipo de negócio e o modo com que o cliente interage no estabelecimento – como nos exemplos mencionados antes, um local onde as pessoas vão para conversar não pode ter uma trilha que atrapalhe este tipo de interação.
O que você precisa saber sobre rádio indoor
Você está buscando roupas novas em uma loja de departamentos. Talvez nem tenha notado, mas desde a entrada, o seu caminhar e a interação com os produtos e as outras pessoas no espaço segue o ritmo da trilha sonora. A música ambiente toca em um volume suficiente para ser identificada, mas não alta demais para atrapalhar uma conversa ou tirar sua atenção.
É aí que uma vinheta sonora toca, com uma voz anunciando certa promoção ou condição especial de compra. Se você reconheceu essa situação, certamente já foi impactado por uma rádio indoor, seja com música ambiente para loja, supermercado ou restaurante.
A rádio indoor é um sistema desenvolvido para ambientes comerciais, onde é possível não só tocar diferentes playlists de música ambiente ao longo do dia, como também vinhetas, spots promocionais e jingles, tornando-se um canal interessante para divulgar promoções e fazer comunicados internos para a equipe. Com criatividade e planejamento é possível criar diferentes conteúdos sonoros para estabelecer uma conexão com o cliente.
Confira abaixo os recursos necessários para colocar uma rádio indoor no ar.
Equipamento
Equipamentos básicos para o seu projeto de sonorização são:
• Caixas e mesa de som
• Computador ou Hardware de reprodução de música, como o Music Box
• Cabos
• Microfones – caso aconteçam intervenções no ponto de venda
Cada ambiente exige um projeto de som diferente e exclusivo, tanto nas especificações de modelos e quantidades de cada item. Por isso, antes de iniciar o projeto de som para seu ponto de venda, é importante consultar uma empresa de sonorização ambiente para desenhar o melhor projeto para sua marca.
Conectividade e Gerenciamento de Música Offline
As instabilidades que podem ocorrer em conexões de internet tornam o uso de programação sonora via streaming algo arriscado. Já pensou se, durante um momento qualquer durante o dia, a sua rádio indoor sair do ar?
Para que isso não ocorra, a solução ideal é a utilização de um player que faça a sincronização offline das playlists e chamadas.
A gente oferece uma opção para facilitar o gerenciamento das playlists e spots promocionais: o Bananas Player. Com o software exclusivo que desenvolvemos, é possível ter todo o controle sobre a música ambiente para loja – inclusive em mais de um estabelecimento.
O Bananas Player funciona offline e permite o feedback de gerentes e vendedores, coletando dados para a geração de relatórios, permitindo o aprimoramento das ações de sound branding. Com ele, fica mais fácil e prático manter a identidade musical da marca atualizada e com o mesmo padrão em todas as unidades.
Curadoria musical especializada
Esse é o ponto principal de todo o seu projeto de sonorização de música ambiente. O conteúdo musical e informativo que você irá veicular na rádio indoor é parte da estratégia de marketing da sua marca. Deve tanto falar sobre os seus valores quanto se conectar com os anseios do seu público.
Para chegar à playlist de música ambiente perfeita, primeiro chegamos à identidade musical de cada cliente por meio do Concept, um estudo 360º do universo da marca reunido à expertise do time do Bananas.
Por meio de pesquisas junto aos públicos interno e externo, agregando o conhecimento trazido por uma pesquisa de mercado e pela pesquisa musical contínua que nosso time de curadoria realiza, chegamos aos estilos, artistas e músicas que melhor refletem uma marca, dialogando diretamente com seus consumidores.
Nosso time de especialistas está de ouvidos ligados o tempo todo, trazendo toda a sua bagagem para reverter em resultados positivos para nossos clientes por meio do music branding.
Instalação
Como na mensuração de equipamentos necessários, o ideal é que o processo de instalação conte com técnicos para o correto manuseio e destinação dos materiais. Assim, você tem a garantia de que o projeto vai tomar forma de acordo com o estipulado.
Conforme os nossos parceiros da Fine Sound explicam:
“Uma ótima Sonorização Ambiente é definida no conceito e projeto criado especificamente para cada empreendimento, entendendo exatamente o que o cliente precisa (controles dos equipamentos e de volume, posicionamento de amplificadores, recursos do Sistema para se conectar a video, projetores, microfones, setorizadores, etc) aliados aos corretos circuitos, com os corretos amplificadores, equalizadores, com sonofletores de larga faixa de frequência e ainda, com a correta instalação de todos estes equipamentos (…)”
Você pode entender melhor sobre os conceitos que envolvem a sonorização ambiente neste artigo da empresa.
Operação
Contando com o Bananas Player, você não precisa se preocupar com muita coisa: é só dar play no início do dia.
Caso você tenha inserções de mensagens ao vivo durante o expediente da empresa, é preciso ter uma pessoa destacada para a operação e locução.
4 exemplos de rádio indoor (e mais!) com curadoria musical do Bananas Music
Shopping Iguatemi Porto Alegre
Como não poderia deixar de ser, vamos mostrar os bons exemplos que temos por aqui para que você veja na prática como, a partir da atenção com o som ambiente e montagem de uma rádio indoor de qualidade, os projetos de music branding do Bananas criam soluções de conteúdo sonoro ideais para este e outros momentos de contato com o público.
Fazer music branding para ações de música ambiente em lojas e outros estabelecimentos é contar com uma ferramenta que pode ser decisiva para a permanência dos clientes no ponto de venda. A experiência sonora com a marca também é fundamental para que ele entre na loja, experimente produtos e faça compras.
O som ambiente tem um poder muito grande em envolver e conversar com o público – tão importante quanto a experiência visual que o local proporciona, ou a qualidade e a preparação do atendimento dos funcionários.
Lojas de moda – Youcom
O Bananas Music Branding é parceiro na definição de identidade musical da marca, criada em 2014. Seu potencial de expressão por meio da música foi vislumbrado durante o Concept.
A trilha sonora da loja, e também o canal e as playlists no Spotify, representam diferentes perfis e momentos do público. A conexão é viabilizada pelos conteúdos que refletem uma marca antenada, democrática e descontraída.
Trazer para a loja o universo musical do público, que no caso da Youcom é majoritariamente composto por jovens, é primordial para que haja conexão emocional da marca com o cliente no momento das compras.
E ainda podemos levar a identidade musical da marca para além das lojas. Com a Youcom chegamos também ao Spotify, aos desfiles, às inaugurações. Até mesmo eventos de rua que a marca promoveu.
O êxito em criar boas coleções musicais fez com que, em 2019, ficássemos responsáveis pela estratégia de music content da Youcom também no Youtube, a partir de seu lançamento.
Shopping centers – Iguatemi Porto Alegre
O Shopping Iguatemi Porto Alegre completou 36 anos em 2019 sendo ao mesmo tempo parte da história contemporânea da capital gaúcha e referência em experiência e inovação no segmento de malls.
Com operações nacionais e internacionais exclusivas, o shopping iniciou suas atividades no Music Branding com o Bananas, e de lá até aqui vem utilizando cada vez mais a música como extensão da experiência vivida em seus corredores e praças. Quer entender como estamos fazendo isso juntos há quase 5 anos?
Hotéis – Japaratinga Lounge Resort
Situado em um paraíso natural perto de Maragogi, em Alagoas, o Japaratinga Lounge Resort é um Resort All Inclusive Premium. Seu público é bastante abrangente, mas composto por casais jovens e pequenos grupos de amigos, sobretudo.
O Bananas criou playlists que retratam os atributos sonoros do resort: Tropical, Diferente e Alegre. Elas refletem uma identidade musical que não cai no lugar comum do setor, instrumental e pouco agitada, e combina com cada ambiente do Japaratinga. Você pode ler mais sobre esse case aqui.
E a experiência musical dos clientes do resort vai além do som ambiente: complementando a estratégia de music branding, são disponibilizadas playlists no Spotify perfeitas para quem está se preparando para chegar ao resort, ou quem busca relembrar os bons momentos vividos em uma estadia.
Bares e restaurantes – Agulha
O Agulha é um bar super descolado em Porto Alegre que aposta na diversidade cultural e no acolhimento de várias tribos, seja para encontros casuais de amigos ou para curtir shows ao vivo de artistas independentes locais e nacionais.
Para marcar essa personalidade, a trilha sonora do bar é repleta de novidades da música brasileira pautada na diversidade.
As playlists que tocam na rádio indoor são criadas de acordo com os horários e necessidades do espaço: abrindo a casa, finaleira e playlists com a vibe do show do dia.
Para bares e restaurantes é muito importante o cuidado com o volume, a velocidade/energia do som e até com a quantidade de músicas (playlists muito curtas se tornam repetitivas e entediantes rapidamente) também. Tudo isso pode modular drasticamente a permanência e o consumo do cliente no local.
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Já se sente com mais informações para levar adiante seu projeto de sonorização ambiente e de rádio indoor?