Quando pensamos em música ambiente para lojas, é comum que a playlist seja feita por um funcionário ou até mesmo escolhida aleatoriamente em algum aplicativo de streaming de música.
Entretanto, uma agência de music branding é especialista em definir quais artistas e músicas devem compor a trilha sonora da sua marca – e criar momentos e bem-estar durante as compras do seu cliente.
Além disso, o planejamento e execução de estratégias de music branding requerem experiência, pesquisa e conhecimento sobre cenários musicais que podem gerar oportunidades para as marcas.
Nesse momento é importante ter maturidade para delegar funções e encontrar um fornecedor que possa potencializar seus resultados, economizando tempo e alocando verba nos lugares certos.
Através de alguns dos nossos projetos para grandes marcas que investem na música como estratégia de posicionamento, e que não se restringem apenas às playlists do ponto de venda, veja 4 benefícios de contratar uma agência de music branding como parceira de marketing.
Principais vantagens de contar com uma agência de music branding
1) Pesquisa e Curadoria Musical feita por um time de especialistas
Se você não escolhe qualquer cor para representar a sua marca, por que escolheria qualquer música?
A escolha da música ideal para sonorizar um ponto de venda, por exemplo, faz parte de uma estratégia chamada de marketing sensorial que trata justamente de um conjunto de fatores que torna uma simples compra, uma experiência memorável.
É aí que entra o music branding e o que ele tem de fundamental: curadoria musical feita por um time de especialistas em construir a identidade e posicionar a sua marca no território musical.
Music branding não é apenas uma playlist. É uma estratégia que visa criar experiências únicas entre marcas e pessoas e posicionar a marca, de forma autêntica e diferenciada, na mente do público, tornando-os fãs.
O know-how do nosso time de especialistas está embasado e se transforma em estratégia por meio de três pontos: pesquisa e imersão, insights e criação, e concepção e entrega.
Pesquisa e imersão
O primeiro passo é mergulhar e decodificar o briefing do cliente, criando as hipóteses que irão nortear o projeto. Nesse momento, todas as referências e informações que o nosso time possui que dialoga com o DNA de uma marca começam a ser organizadas para prever possíveis cenários musicais.
Insights e criação
Nessa etapa, usamos inteligência de dados e análises de movimentos culturais e musicais para propor não só gêneros musicais e artistas que representam a marca – e portanto farão parte da playlist para loja – mas também outros projetos que façam sentido com o nível de envolvimento que uma marca já tem com a música.
Concepção e entrega
Por fim, após os processos de pesquisas e insights – que de certa forma nunca acabam, mas chegam a um ponto de maturação – elaboramos o Mapa Musical, nossa metodologia própria para o desenvolvimento da identidade musical de uma marca ou projeto.
Music map de 2022 da marca Youcom – cliente Bananas Music | É um recorte do cenário musical daquele momento e estará em constante revisão e transformação.
2) Tecnologia que garante unidade musical entre as lojas
Talvez a face mais conhecida para muitas pessoas da estratégia de music branding seja a playlist que toca enquanto você caminha entre os corredores do supermercado ou uma loja, com música e avisos.
Também conhecida como rádio indoor, música ambiente ou trilha sonora, essa ação é bastante relevante para pontos de venda, e se torna ainda mais efetiva dentro de uma estratégia exclusiva de music branding.
Nesse sentido, para entregar o melhor das nossas playlists às mais de mil lojas no Brasil e no mundo onde estamos presentes hoje, oferecemos o Bananas Player, um programa exclusivo, com reprodução totalmente offline.
O Bananas Player dá acesso a cada um dos nossos clientes de suas playlists personalizadas com troca automática por horário, inclusão gratuita de spots comerciais e informativos, garantindo mensalmente muitas horas de músicas que fogem de repetições, com novidades para colaboradores e público em geral. Com ele, ainda é possível agrupar feedback dos colaboradores sobre as playlists das lojas.
3) Reports personalizados e atendimento exclusivo
A tecnologia proporcionada por uma empresa de music branding como o Bananas Music não vai somente até o momento do ‘play’, como mostramos com o Bananas Player. Nosso processo de inteligência de dados mede o resultado das trilhas com um dashboard que, assim como o player, também é exclusivo e desenvolvido pelo nosso time de tecnologia.
Essa é uma das formas com as quais conseguimos mensurar e entregar conteúdo musical que vai muito além do gosto ou pesquisa de nossos curadores: são músicas que ajudam a motivar os funcionários e criam uma experiência ideal para quem está em um momento de decisão de compra.
Com as atualizações periódicas das playlists, nossos clientes recebem relatórios sobre o uso do player e insights sobre a relação da marca com a música. É possível conferir quais lojas estão utilizando o player de rádio indoor e qual o tempo de reprodução em cada uma delas, além de indicadores de performance.
Por meio do dashboard, assim como no Bananas Player, é possível registrar feedback sobre as músicas e playlists. Oferecemos suporte especializado e exclusivo, trazendo um contato muito mais próximo entre cliente e o time de curadoria responsável pela marca.
4) Experiências musicais além do ponto de venda
As estratégias de music branding não devem ficar restritas a ações em pontos de venda. A música é uma poderosa ferramenta de interação com o público, sendo um ponto de contato potencial em todos os momentos do dia das pessoas.
Unindo inteligência especializada e planejamento é possível criar projetos relevantes que ajudam as marcas a se posicionarem por meio da música.
Confira a seguir alguns cases de clientes que foram muito além das playlists para fortalecer seu relacionamento com o público.
Spotify para Empresas
Somos a primeira agência especializada em estratégias e ações para empresas no Spotify no Brasil. Com a experiência que adquirimos, podemos afirmar que, com planejamento e execução alinhados, a plataforma oferece uma grande oportunidade de estreitar o relacionamento entre marca e clientes.
Em 2022, recebemos da Rede Globo a oportunidade de assumir a gestão e estratégia de todos os canais pagos da emissora na Deezer e no Spotify. Somos responsáveis pela criação, atualização e posicionamento dos perfis de Multishow, GNT, Canal Off, GShow, Gloob, Viva e Canal Bis.
Quando canais e programas de TV são transformados em playlists, o conteúdo musical deve ser uma continuação da experiência do telespectador. Para isso, foi preciso conhecer a grade de programação de cada canal, estudar profundamente a estratégia digital dessas marcas
e construir a estratégia de Deezer e Spotify da marca de modo a unir todos os pontos anteriores
Dentre todos os resultados positivos do projeto, o que mais gostamos por aqui são as playlists “Nos fones dos famosos” que movimentou o canal do GShow nas plataformas de música e aqueceu a comunicação com o público.
Direção artística para shows, festivais e campanhas
A música pode estar no ambiente de compra e nos celulares das pessoas, mas a sua encarnação mais autêntica com certeza é em eventos presenciais. Seja em apresentações ao vivo ou mesmo uma discotecagem pensada exatamente para uma ocasião, todo o potencial de engajamento e emoção que essa arte proporciona.
Nada melhor que planejar, produzir e executar eventos que promovam o encontro do público em torno da música que toca em suas vidas. E tivemos a alegria de executar um projeto desses com a cerveja Black Princess.
A Black Princess House foi uma casa de shows temporária em um ambiente super moderno que conversava com a identidade dos produtos, contratou profissionais como tatuadores e VJs para compor a experiência, entre outras ações.
Já ao Bananas Music coube o desenvolvimento de um projeto ambicioso de Music Branding que envolveu planejamento e estratégia de curadoria, direção artística e contratação de 20 artistas e 28 DJs, produção executiva das 48 apresentações ao longo de 3 meses, produção de um podcast sobre música gravado ao vivo e curadoria musical da trilha sonora do ambiente para os momentos sem apresentações.
Conteúdo Musical para redes sociais
Imagem: Post no perfil de Instagram da Natura Musical
A estratégia de music branding é uma possibilidade de uma marca se comunicar de maneira autêntica com o público também através das redes sociais.
A marca Natura Musical, por exemplo, tinha um desafio: estabelecer uma comunicação contínua com a sua audiência para além do Edital Natura Musical e reforçar a pluralidade musical, posicionamento e conexão com as causas da marca.
A Bananas Music é responsável por criar e gerenciar todo o conteúdo de Natura Musical, seja nas redes sociais ou nas newsletters. Para atingir os objetivos da marca, traçamos as seguintes estratégias:
• Criar e ativar conteúdos sobre projetos, artistas e ativos da plataforma Natura Musical nas redes sociais;
• Reforçar as narrativas e pilares da marca através de conteúdos relevantes, de forma a ampliar alcance dos projetos e a conexão do público com a marca.
O resultado do projeto é uma comunicação consistente da marca e o compartilhamento de conteúdo relevante, não só para os artistas contemplados pelo edital, mas também para toda uma audiência apaixonada por música brasileira.
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Claro, essas são só algumas possibilidades. O music branding é um campo muito aberto à criatividade. Ações inovadoras têm tudo a ver com música!
Se você quiser entender melhor como a nossa mágica acontece e como a música pode trabalhar pela sua marca, não deixe de falar com a gente 🙂