Enquanto os carros voadores ainda parecem um sonho distante, a revolução digital, com realidade aumentada e virtual, interfaces dinâmicas e assistentes de voz – nos coloca diante de um cenário onde a identidade sonora torna-se um grande diferencial para as marcas.
À medida que o cenário ao nosso redor se transforma diante de nossos olhos, caminhamos para um futuro onde a experiência sensorial dita as regras.
Surgem diariamente recursos como o Spotify Canvas – transformando as visualizações estáticas dos lançamentos musicais em visualizações mais dinâmicas.
Dessa forma, muitas marcas já têm investido em trilhas sonoras personalizadas e aromas específícos para os pontos de venda, assim como vemos cada vez mais a utilização de motion design em novas representações visuais (logo) e diversos outros recursos que fogem do “convencional”.
Assim, o som emerge como uma força fundamental no branding moderno, desempenhando um papel crucial para marcas memoráveis – integrado ao poderoso marketing sensorial.
A audição se destaca como um dos sentidos humanos mais ágeis, e amplamente utilizado para conectar-se de maneira única às emoções dos consumidores. Esse é um dos grandes benefícios do uso estratégico da música pelas marcas, ganhando destaque como um importante recurso na construção de uma presença marcante no mercado.
Confira mais detalhes a seguir sobre identidade sonora e como começar a utilizar a música estrategicamente para representar uma marca.
Sound Branding e Music Branding são a mesma coisa?
A capacidade singular da música em evocar emoções pode ser determinante para a construção da fidelidade à marca. Entretanto, ao explorar a identidade sonora em um ambiente saturado de estímulos auditivos – a necessidade de diferenciação torna-se fundamental.
→ Leia também: O que é Marketing Sensorial e como a música pode ajudar a amplificá-lo
Longe de seguir simplesmente as tendências visuais e animações, a abordagem aqui é mergulhar nas raízes do branding, desvendando as melhores formas de utilizar a música para contar a história daquela marca. Embora os termos “sound branding” e “music branding” possam ser usados de forma intercambiável em alguns contextos, eles frequentemente têm nuances distintas, referindo-se a abordagens específicas relacionadas à identidade sonora.
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Sound Branding na construção da Identidade Sonora
Sound branding, ou branding sonoro, é uma estratégia de marketing que utiliza elementos sonoros distintivos para criar uma identidade única e reconhecível para uma marca. Assim como um logotipo visual é projetado para ser instantaneamente associado a uma empresa, o sound branding busca alcançar o mesmo objetivo.
Contudo, nesse caso, isso pode ser feito através do uso de sons específicos – como jingles ou até mesmo efeitos sonoros nos pontos de contato com a marca. Esses sons são escolhidos para evocar as emoções desejadas e criar uma associação específica, a ser percebida pelo público-alvo.
Exemplos marcantes de sound branding na identidade sonora
– McDonald’s – “I’m Lovin’ It”
Um dos exemplos mais emblemáticos é o jingle “I’m Lovin’ It” do McDonald’s. Criado em 2003, o jingle ganhou – inclusive, uma versão cantada por Justin Timberlake e tornou-se instantaneamente reconhecível em todo o mundo. As cinco notas simples, não apenas transmitiram a mensagem da marca, mas também ficaram gravadas na memória dos consumidores.
– Intel – “Intel Inside”
Outro exemplo notável é o famoso jingle “Intel Inside”, incorporado em comerciais de televisão e outros meios. O uso desse recurso tem como foco o reforço da presença da Intel no mercado de tecnologia e criar uma conexão instantânea entre o som e a marca, mesmo sem a presença visual do logotipo.
– Globo – “Plim Plim | “Vinheta de Abertura
A TV Globo é conhecida por suas vinhetas de abertura, que incorporam um som característico. A combinação única de elementos como a marca sonora “plim-plim”, cria uma identidade auditiva instantaneamente associada à emissora.
Music Branding e Identidade Sonora para marcas
Por outro lado, o music branding se concentra especificamente no uso estratégico da música para construir a identidade de uma marca. Isso envolve a escolha cuidadosa de todos os recursos musicais que representam a marca, transmitindo seus valores, personalidade e mensagem desejada.
Seja na trilha sonora dos pontos de venda ou ativações da marca, co-criação com artistas, uso de playlists como ferramenta de relacionamento ou até no patrocínio de festivais de música, o music branding é o recurso responsável pelo estratégico.
Embora o sound branding seja mais amplo em sua abordagem, o music branding é mais pontual, destacando-se pela centralidade da música na estratégia de construção de identidade para a marca. Muitas vezes, as estratégias de sound branding e music branding são integradas para formar uma identidade sonora memorável.
→ Confira alguns projetos e possibilidades de music branding aqui
Criando uma identidade sonora única para marcas
Muitas empresas que buscam os serviços do Bananas Music têm como objetivo encontrar a música ideal para transmitir atributos específicos ou criar experiências inesquecíveis para o público.
O Music Branding não é uma ciência exata, mas diversas metodologias e estudos podem ser aplicados para criar e ressoar a identidade musical de uma marca, e discutiremos esses aspectos em detalhes mais adiante.
Antes de tudo, escolher a música certa envolve conhecimento musical e bom senso. Nesse contexto, as pessoas responsáveis pela pesquisa e curadoria musical para as marcas desempenham um papel fundamental.
Diagnóstico
Comece considerando os valores essenciais e a imagem geral da sua marca. Pondere sobre a base de clientes existente, bem como os clientes ideais que você almeja atingir.
Avalie cada ponto de contato entre sua marca e seus clientes, destacando cuidadosamente como a experiência sonora pode ser integrada de maneira significativa. Essa análise minuciosa permitirá identificar oportunidades para aprimorar a conexão emocional por meio de elementos sonoros distintos.
Lembre-se de que o desenvolvimento de uma identidade sonora é uma jornada colaborativa. Portanto, promova discussões e envolva a equipe-chave da marca nesse processo, assegurando que todos estejam alinhados com a direção que está sendo delineada.
Com bagagem cultural, conhecimento de estratégias de marketing, atenção às novidades e, principalmente, bom senso, os profissionais conseguem separar o gosto pessoal de quem está criando a identidade musical que se quer transmitir para a marca.
Pesquisa Musical
Aquela playlist que prendeu a sua atenção em uma loja, com uma sequência de suas músicas favoritas, é resultado da escuta atenta dos mais variados gêneros. O trabalho de pesquisa musical para marcas está cada vez mais acelerado, adaptando-se às novas tecnologias e métodos de distribuição e reprodução de conteúdo.
Iniciamos com uma fase de pesquisa, envolvendo o time de marketing e vendas. Essa fase inclui perguntas como: “Se a marca fosse uma pessoa, o que tocaria na sua playlist?” ou “Que sensações a marca busca despertar nos clientes?” Essas respostas orientam o time de curadoria musical antes de iniciar a criação da playlist.
Concept: Dados, Método e Curadoria Musical
O Music Branding – no Bananas Music, baseia-se em métodos e conceitos validados e aperfeiçoados em mais de 300 projetos atendidos pelo nosso time ao longo dos últimos 10 anos.
Acreditamos que a música se conecta profundamente com as pessoas, despertando emoções e memórias que podem transformar a experiência com uma marca.
Assim, nossa missão é encontrar a música certa para o momento certo em cada ponto de contato do consumidor com a marca. Vamos além do gosto pessoal, criando playlists e demais projetos baseados em uma curadoria musical que envolve pesquisa, análise, diagramas e retorno efetivo para a marca.
Diagrama de Afinidades: Desvendando Conexões e Interdependências
A pesquisa orienta a criação do Diagrama de Afinidades, que divide todos os temas levantados com base em conceitos de afinidade, similaridade, dependência ou proximidade. Essa análise identifica conexões, interdependências e subdivisões entre temas relevantes.
→ Leia mais sobre nossa parceria e a curadoria do Japaratinga Lounge Resort
Manual de identidade sonora: Estéticas sonoras predominantes
A partir do Diagrama de Afinidades, o próximo passo é definir as estéticas sonoras predominantes para a marca. Com pelo menos quatro estéticas, encontramos artistas que simbolizam esses territórios, representando a persona musical da marca.
Com o manual de identidade musical do cliente pronto, podemos desdobrar a estratégia de music branding em diversas ações, incluindo trilhas de música ambiente para PDV, playlists para plataformas de streaming – dentre outras.
→ Conheça nossa parceria com a Bibi Calçados e como funciona a curadoria musical para lojas infantis
Existem empresas em vários estágios de maturidade mas, a rigor, qualquer uma que esteja interessada em construir uma estratégia completa de branding precisa dar atenção à experiência sonora e musical de seu público.
Com isso em mente, não deixe de conferir alguns dos benefícios de contar uma empresa de music branding para o seu projeto.
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