Music Branding para lojas Infantis
A moda é um dos segmentos com maior adesão ao uso de música ambiente para ponto de venda, por isso é comum que lojas diferentes soem iguais – e aí reside a importância de um parceiro de music branding para diferenciar sua marca das concorrentes. Para mostrar como um estudo da marca faz toda a diferença, apresentamos dois cases de clientes que chegaram ao Bananas Music com necessidades similares, mas que receberam soluções personalizadas.
Conheça o processo de criação das playlists da Bibi Calçados e Mini Melissa.
Foto: Campanha de Bibi Calçados
Uma peculiaridade do mercado de moda infantil são os dois públicos distintos, mas igualmente importantes no processo de compra: adultos e crianças. Ambos podem definir o tempo dentro da loja, o ticket médio da compra e o nível de satisfação com a marca, portanto devem ser respeitados e considerados em qualquer decisão estratégica e de negócios como a escolha da playlist para a loja.
Bibi e Mini Melissa entenderam a necessidade de padronizar a experiência de marca a nível nacional e garantir que os pilares de branding sejam claros para seu público. Até este momento ambas apresentam o mesmo problema de comunicação e poderiam receber a mesma entrega como solução, certo? Errado. Vamos olhar para os projetos com uma lupa.
Mini Melissa é a irmã caçula de Melissa, uma marca consolidada no mercado e conectada com as principais manifestações culturais do Brasil e do mundo. Não é possível dissociar Mini de Melissa, mas no processo de curadoria musical encontramos e isolamos os atributos únicos da loja infantil para garantir uma complementaridade entre as trilhas, já que nosso desafio era construir a identidade musical de Mini respeitando a trilha já criada por nós para sua irmã mais velha.
A Bibi é uma marca de calçados infantis. Mas mais do que isso, é “uma marca de desejo no Brasil, que realmente se preocupa com desenvolvimento natural das crianças, contribuindo também com o meio ambiente.”. Essa foi a resposta de uma das gerentes da Bibi quando solicitada a descrever a marca pra gente. Apesar dela estar super antenada no que a marca representa, boa parte do público e até mesmo alguns dos funcionários da Bibi, não tem noção da dimensão do trabalho bacana que a Bibi vem fazendo pelos pequenos e pelo meio ambiente.
Assim, nosso desafio foi partir de um posicionamento pouco claro para o público, criando essa percepção a partir da curadoria musical.
Music branding é a disciplina que une música e construção de marca, assim não é possível obter bons resultados sem que estes dois aspectos da música ambiente da loja estejam em sintonia a partir da imagem e da experiência que a marca deseja transmitir.
São pequenos detalhes que podem diferenciar uma marca da outra – e foi isso que fizemos com a Bibi Calçados e Mini Melissa.
Para traduzir a criatividade e o espírito do tempo tão bem apropriados por Melissa, selecionamos 4 atributos sonoros para a trilha de Mini.
• Ludicidade, representada por sons incomuns e provocativos para a imaginação das crianças;
• Alegria, representada por músicas upbeat e solares, que traduzam bons momentos;
• Diversidade, respeitando os vários olhares endossados por Melissa e Mini;
• Nostalgia, aproveitando músicas que levam os pais ao seu tempo de criança.
Já para traduzir o cuidado e dedicação de Bibi com os pequenos agora e no futuro, elencamos como principais atributos sonoros “aventureira”, “sustentável” e “estilosa & funcional”. Esses atributos deram base para a atmosfera musical que você pode conferir abaixo.
Estéticas Sonoras – Concept Bibi Calçados
Aproveitando o tema, deixamos aqui algumas sugestões de playlists criadas para lojas infantis pelo nosso time de curadoria musical no Spotify.
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Que tal diferenciar sua marca com uma trilha sonora exclusiva? Entre em contato com a gente e vamos conversar!
Como o
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