Diferentes marcas utilizam a música como uma ferramenta estratégica para promover experiências e ganhar a atenção do consumidor, proporcionando sentimentos de associação, lealdade e conexão.
O sentimento de identificação do público com uma marca – a partir de uma estratégia musical, traz consigo um forte potencial de diferenciação dos concorrentes e mais: pode ser um fator crucial na tomada de decisão na hora da compra.
Nesse texto, vamos comentar algumas pesquisas que falam exatamente sobre essa influência da música no comportamento de compra. Confira!
O impacto da música em restaurantes
Você acha que a música que você ouve em um restaurante é importante para a experiência de consumo? E o quanto ela importa?
Um estudo realizado por pesquisadores do Swedish Retail Institute com a Soundtrack Your Brand traçou um panorama sobre como a música movimenta as vendas. Além disso, os dados comprovaram o efeito da música adequada na satisfação do cliente e qual o papel que a popularidade da música desempenha no consumo no segmento de restaurantes.
A pesquisa mostra que há uma diminuição de 4,3% nas vendas do restaurante se a trilha sonora do ambiente não for personalizada para a marca. E mostra ainda um aumento de 4,8% no consumo se a trilha for a identidade musical da marca.
Uma diferença absoluta de 9,1% mais vendas em relação a restaurantes que não se preocupam com identidade musical.
Fonte: The Impact of Music in Restaurants Report
Outros números da pesquisa, em relação a restaurantes sem música:
– Aumento de 1,2% em vendas com músicas nacionais muito conhecidas que compõem a identidade musical da marca
– Aumento de 4,8% nas vendas com músicas nacionais menos conhecidas que compõem a identidade musical da marca
Ou seja, optar por músicas que refletem os valores da marca faz uma grande diferença nas vendas em comparação a músicas populares aleatórias.
“Tocar músicas adequadas à marca aumenta a probabilidade dos clientes consumirem itens adicionais. Em nosso experimento, as vendas de sobremesas aumentaram mais de 15%.” – Soundtrack Your Brand
Impacto da música em lojas de roupas
Um outro estudo da Soundtrack Your Brand, agora em parceria com alunas do Stockholm School of Economics, buscou entender como uma escolha errada de música na loja pode prejudicar a imagem da marca e reduzir as vendas.
A pesquisa mostrou um aumento de 37,1% de vendas quando a música ambiente da loja de roupas reflete a identidade musical da marca.
Fonte: What Does Your Brand Sound Like? – Soundtrack Your Brand Report
Outros highlights dessa pesquisa:
Aumento da satisfação do cliente
Juntamente com outros fatores da experiência na loja, a música ambiente adequada à marca contribuiu para aumentar a satisfação do cliente.
Fortalecimento da imagem da marca
Quando a música ambiente refletia a identidade musical, as associações dos clientes com a marca eram fortalecidas e a sua atitude em relação à atmosfera percebida da loja era melhorada.
Os clientes permaneceram na loja por mais tempo
O tempo de permanência dos clientes na loja aumentou 1,58% quando foi tocada música ambiente adequada à marca, em comparação com quando foi tocada música de fundo incongruente.
A maior diferença foi observada entre música ambiente com adequação à marca e nenhuma música, onde o tempo de permanência na loja aumentou 42,24% quando a trilha sonora da loja refletia a essência da marca.
Mais dados de como a música influencia as compras
Quanto a música de fundo realmente importa? Que comportamento do cliente isso afeta?
A MRC Data entrevistou mais de 2.500 pessoas nos EUA para mergulhar na relação entre música e negócios e o que isso significa para indústrias específicas.
Aumento da satisfação do cliente
Juntamente com outros fatores da experiência na loja, a música ambiente adequada à marca contribuiu para aumentar a satisfação do cliente.
Fortalecimento da imagem da marca
Quando a música ambiente refletia a identidade musical, as associações dos clientes com a marca eram fortalecidas e a sua atitude em relação à atmosfera percebida da loja era melhorada.
Os clientes permaneceram na loja por mais tempo
O tempo de permanência dos clientes na loja aumentou 1,58% quando foi tocada música ambiente adequada à marca, em comparação com quando foi tocada música de fundo incongruente.
A maior diferença foi observada entre música ambiente com adequação à marca e nenhuma música, onde o tempo de permanência na loja aumentou 42,24% quando a trilha sonora da loja refletia a essência da marca.
Músicas brand fit e customer fit são a mesma coisa?
Estudos como esse já demonstram que a música pode ter um impacto significativo no nosso comportamento. A música ativa – principalmente, áreas do cérebro associadas à emoção, motivação, planejamento e recompensa.
Quando falamos em música com brand fit significa dizer, que a trilha foi escolhida exatamente para dialogar com a personalidade e o posicionamento da marca. É uma música que “se encaixa” com a imagem da empresa.
Os dados apresentados aqui comparam os efeitos de músicas com “brand fit” – ou seja, aquelas alinhadas com a marca, em comparação com músicas populares em geral.
Da mesma forma que a escolha de decoração, ornamentos e iluminação em um restaurante pode evocar certas emoções, a música desempenha um papel fundamental na forma como uma marca é percebida.
A partir da escolha de uma sonoridade exclusiva da marca, vemos a música auxiliar a marca a construir relacionamentos mais fortes e duradouros com seus clientes.
Há ainda o conceito de “customer fit”, que é aquela trilha sonora que se alinha com o gosto musical dos clientes. No entanto, essa pode não ser a melhor escolha.
Afinal, uma base de clientes diversificada vai resultar em playlists igualmente diversas, com músicas e gêneros mais populares – e, como consequência, esse som não terá nada característico da marca e não terá os mesmos efeitos de uma curadoria “brand fit“.
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A relação da música com o comportamento de consumo das pessoas já é estudada há bastante tempo. E, embora os estudos tenham motivações diferentes, todos concordam que as pessoas interagem com a música ambiente e tomam decisões baseadas em como se sentem no momento da compra.
E não é qualquer música que causa as emoções certas. Cada marca tem uma identidade musical personalizada.
Não sabe qual a música ambiente adequada para sua marca? Receba um diagnóstico gratuito do nosso time AQUI!