Cocriação com artista como ativação de marca
Em meio a tantos estímulos, conquistar a atenção do cliente se torna cada vez mais uma tarefa desafiadora para os times de marketing.
E mais: uma vez que a marca tenha sido “notada”, é preciso um grande esforço para mantê-la na lembrança do consumidor.
O marketing de ativação, de mãos dadas com o marketing sensorial, é um excelente caminho para criar experiências que captam todos os cinco sentidos do ser humano, gerando memórias e emoções positivas a respeito da marca.
Quando se trata de envolver o cliente emocionalmente, sabemos que a música é uma grande aliada e facilitadora desse processo.
A Youcom também sabe e apostou em uma parceria com a cantora Clarissa para celebrar o Dia do Amor. O Bananas Music, como agência de music branding da marca, junto com a agência de comunicação da Youcom, Suno Paim, participou do planejamento e criação da estratégia e em todos os desdobramentos da ação, atuando na gestão do projeto e na curadoria da artista que mais representaria a identidade musical da marca e o perfil do público da Youcom.
No texto a seguir você vai conhecer todos os pontos de contato que deram vida a esse projeto incrível que trouxe grandes resultados de marca e vendas para a Youcom em uma das datas mais importantes do seu calendário comercial.
Do início
Marca de lifestyle jovem, a Youcom sempre entendeu o valor da música na comunicação com seus clientes.
Para a campanha de Dia dos Namorados, que aqui virou Dia do Amor, a marca convidou a cantora Clarissa para co-criar uma música que celebrasse todas as sutilezas dessa emoção.
“A música faz parte da vida das pessoas e marca muitas histórias de amor, então esta parceria com a Clarissa aproxima ainda mais a Youcom do seu público, gerando cumplicidade e encantamento”, destaca a Head de Marketing da Youcom, Joice Trindade.
O desafio era criar uma ação que envolvesse os fãs da marca de forma mais ativa na campanha, promovendo além de engajamento, um aumento de vendas no período.
Ativação de marca: um conjunto de ações que geram valor
Uma ação de marketing bem planejada precisa ativar diferentes pontos de contato da marca com seus clientes, principalmente quando a música é o principal ativo da campanha. E esse foi o ponto de partida da parceria entre a marca e a cantora.
A estratégia para o Dia do Amor envolveu a produção de uma série de conteúdos artísticos (música, clipe e pocket show), social media (conteúdos desdobrados no Twitter, Instagram, TikTok, Spotify e Youtube) e social commerce (banner site, shooting, wishlist da cantora).
Engajamento: conteúdo nas redes sociais
Para dar o start na ação e trazer inspiração para a Clarissa, a Youcom convidou seus seguidores nas redes sociais para falarem sobre o que é amor.
Print das principais interações com a marca no Twitter
A partir das respostas recebidas nasceu a inspiração para a música “caminhada”, co-criada a partir das histórias e lançada juntamente com um clipe nos principais canais da marca e da cantora, oferecendo a eles a trilha oficial dos casais na celebração do dia 12 de junho.
Conteúdo artístico: a música como um ativo cultural da marca
A música “caminhada” criada para a campanha entrou nas playlists de música ambiente de todos os pontos de venda da Youcom, reforçando a ação também no ambiente de lojas da marca.
Para trazer mais retorno e visibilidade aos projetos de music branding, além de reforçar marca e artista, a ação de ativação pode e deve ir além do espaço físico e estar presente em vários momentos do dia do cliente.
Por isso, uma das ativações envolveu uma playlist assinada pela Clarissa com suas referências musicais no canal da Youcom no Spotify.
Estratégia de product placement na cocriação de videoclipe
Sabemos que o comportamento de consumo mudou bastante nos últimos anos. Os anúncios e propagandas tradicionais foram rapidamente trocados por outra demanda de atenção do consumidor.
Para driblar a concorrência com outras mídias, muitas marcas têm apostado no product placement como estratégia para inserir seus produtos de maneira natural dentro de diferentes conteúdos de entretenimento.
A Youcom apostou nessa estratégia em parceria com a Clarissa na gravação do clipe da música “caminhada”. Todos os looks usados pela cantora no clipe são produtos da última coleção da marca, trazendo mais visibilidade para as peças e gerando desejo.
O clipe, que alcançou mais de 147 mil pessoas de forma orgânica só nos 8 primeiros dias de lançamento, é um produto cultural que vai estar disponível no repertório da Clarissa por muito tempo, trazendo lembrança para a marca em diferentes momentos da jornada de consumo do público da cantora.
Trecho do clipe oficial da faixa “caminhada” da artista Clarissa no Youtube
Pocket show: a experiência sensorial completa
As experiências que mais cativam os consumidores são as que exploram os cinco sentidos, ações onde o cliente pode ver, ouvir, sentir e interagir com a marca.
Para garantir um ingresso para o show, a marca estabeleceu a dinâmica de interações. As melhores respostas dos fãs nas redes sociais da Youcom e da Clarissa ganharam um convite exclusivo para ver e ouvir a cantora de pertinho, estimulando ainda mais o engajamento.
O pocket show da cantora aconteceu na filial do Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, gerando um fluxo em loja que foi além das ações no digital. O show contou também, é claro, com uma transmissão ao vivo no Instagram que alcançou milhares de espectadores.
Pocket show da Clarissa na Youcom do Shopping Rio Sul
Social commerce
Para apostar no aumento das vendas a partir da campanha, a Youcom realizou um shooting com a artista utilizando as roupas da marca, onde as peças favoritas entraram para a wishlist da Clarissa no site, além de um banner estimulando os fãs a adquirem os produtos utilizados pela cantora no clipe e no shooting.
No dia do pocket show, o evento também foi transmitido ao vivo através do aplicativo da marca, onde ocorreu simultaneamente uma live commerce em que os clientes poderiam adquirir os produtos da Youcom, incluindo os produtos da wishlist da Clarissa. A ação estabeleceu um novo recorde diário de vendas para o dia dos namorados no e-commerce.
Inteligência de Dados: insights sobre o público para o time de marketing
Uma ativação de marca utilizando a música tem um enorme potencial de envolver o público alvo na campanha, trazendo valiosos insights.
Através dos dados coletados nas redes sociais e em outras plataformas, nosso time de curadoria musical entregou um report com os principais insights sobre o público da Youcom que respondeu ativamente à campanha.
Em relação ao consumo da música “caminhada” no Spotify e Youtube, foi possível saber a faixa etária, o gênero e a cidade predominante do público da cantora e que serão fundamentais para embasar os próximos projetos de Music Branding da Youcom.
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A música certa em uma campanha promove uma marca e a aproxima do seu público. Para encontrar o artista ideal para ações de co-criação, é necessário um estudo aprofundado da identidade musical da marca e do hábito de consumo do público alvo.
Para utilizar essas estratégias, é essencial encontrar um parceiro que possa potencializar seus resultados, economizando tempo e alocando verba nos lugares certos.
Se você tem interesse em promover uma ativação da sua marca através da música, fale com um dos nossos especialistas aqui. Com certeza pensaremos juntos o projeto ideal para sua empresa.
Como o
Bananas Music