Experiência musical em Restaurantes
Em ambientes como restaurantes, especialmente no caso de franquias – para além da qualidade dos pratos servidos e do atendimento, a experiência do cliente pode ser moldada por diversos elementos sensoriais, dentre eles a música ambiente.
A escolha cuidadosa da trilha sonora certa não apenas complementa a refeição, mas também contribui para a identidade e padronização da marca, tempo de permanência no local, consumo e até a fidelização do cliente.
Ao entrar em um restaurante, o cliente é envolvido por uma experiência multissensorial, e a música ambiente desempenha um papel crucial nessa jornada gastronômica.
As músicas que tocam no restaurante influenciam diretamente no que e quanto os clientes irão consumir. Momentos como happy hour exigem músicas mais animadas, enquanto jantares intimistas requerem uma trilha sonora mais suave, mantendo o foco na comida.
Além do tipo de música, outros fatores devem ser considerados, como o volume sonoro, que pode afetar o tempo no local, e a necessidade de manter uma atmosfera confortável e convidativa.
Para a teoria fazer mais sentido para você, separamos algumas de nossas playlists para ambientação de bares e restaurantes aqui.
Dados indicam que mais de 80% das pessoas prestam atenção na música que está tocando no estabelecimento, e mais da metade considera importante a presença dela naquele espaço.
Assim como o cardápio varia de acordo com o momento do dia, a seleção musical também deve ser estrategicamente ajustada. Para um café da manhã rápido, músicas agitadas complementam a vibe grab-and-go, enquanto um brunch pode pedir um jazz mais suave ou MPB ao fundo.
E mais:
Músicas mais lentas fazem com que os clientes permaneçam mais tempo no local.
♀️ Músicas ambiente com volume alto podem ocasionar uma rotatividade maiorde clientes (as pessoas comem mais rápido).
Para atrair os jovens, a aposta é em músicas mais agitadas, como no caso dos happy hours.
Evite manter o ambiente sem música de fundo, isso destaca mais os ruídos de pratos e talheres, por exemplo.
O Camarada Camarão é uma rede de franquias de restaurantes – pertencente ao Grupo Drumattos, com diversas unidades em todo o Brasil. O local se propõe a ser um ambiente acolhedor, sofisticado, encantador, rústico, exclusivo e diferenciado.
Decorado com elementos que fazer referência ao mar, o local oferece pratos fartos, saborosos e criativos, com atendimento ágil e personalizado.
O desafio percebido pela marca ao nos procurar foi de passar uma experiência sonora concisa, transmitindo atributos característicos como acolhimento, personalização, rusticidade e exclusividade.
Com isso, a música ambiente deveria refletir não apenas a qualidade da comida, mas evocar e associar boas lembranças à atmosfera da marca.
Nossa curadoria foi pensada em torno das personas da marca e das características do restaurante, criando uma ambientação ideal para refletir a experiência única oferecida pelo estabelecimento em cada momento da semana e do dia.
Seja no almoço, no horário do happy hour ou no jantar, o objetivo da trilha é reforçar a lembrança e o desejo da marca na memória dos clientes.
Ao investir na música ambiente personalizada e padronizada, o Camarada Camarão não apenas enriquece a atmosfera de seus restaurantes, mas também fortalece sua identidade de marca e cria conexões duradouras com os consumidores.
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Como o
Bananas Music