Mais do que um produto e/ou serviço de qualidade, ou preços mais competitivos, os consumidores procuram por experiências, não é mesmo?
Uma forma de se fazer isso é conectar a sua empresa aos nomes que podem potencializar o alcance da sua mensagem com o marketing digital. Não à toa, é cada vez maior o número de marcas que fizeram parcerias com artistas.
Nomes internacionais da música passam a promover uma marca específica, fortalecendo a reputação e o brand awareness da empresa.
Mas é preciso ter muito planejamento e organização para que a estratégia funcione como o esperado. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo detalhando mais sobre os cases de sucesso e algumas dicas para ter bons resultados:
* Qual é a importância do branding no ambiente online?
* Quais os exemplos de marcas que fizeram estratégias de branding com artistas da música no mundo digital?
* Quais são as melhores táticas para potencializar as parcerias?
Quer saber mais sobre o assunto e aumentar o alcance da sua marca com essa estratégia? Então, continue a leitura deste artigo e tire as suas dúvidas!
Qual é a importância do branding no ambiente online?
A presença digital é um tema recorrente para as empresas, não é mesmo? Mas não basta criar um perfil no Facebook ou no Instagram e esperar que o resultado apareça. É por isso que cada vez mais marcas têm recorrido ao contato com personalidades da música para promover os seus produtos e/ou serviços. Trata-se de uma estratégia muito eficiente.
Uma marca que não era tão conhecida em determinado nicho do mercado, por exemplo, pode ampliar a sua audiência com uma ação específica.
Ou seja, é preciso se manter relevante o tempo inteiro dentro dos canais digitais. Uma forma que tem se popularizado é a das parcerias entre marcas e artistas.
Quais os exemplos de marcas que fizeram estratégias de branding com artistas da música no mundo digital?
Agora que você já sabe como se trata de uma estratégia importante, que tal conhecer as marcas que fizeram parcerias com artistas e os seus resultados? Confira!
1. Bad Bunny + Cheetos + Adidas
Quando se fala em marcas que fizeram parcerias com artistas, não se pode deixar de fora o que aconteceu com Bad Bunny.
O cantor de Porto Rico firmou uma parceria com duas empresas: Cheetos e Adidas se juntaram para uma campanha inusitada.
O conceito da ação é: “Deja tu Huella”, que pode ser traduzido como “deixe a sua marca”, e aí entra a grande ideia.
Ao comer o salgadinho Cheetos, é normal que o dedo da pessoa fique com algumas marcas do corante presente no lanche, e essa “sujeira” permitiu que alguns usuários tivessem prioridade na compra dos produtos.
As peças são inspiradas no estilo de Bad Bunny e na persona de Cheetos, o Chester Cheetah. E o mais bacana: parte das vendas das roupas é destinada para a formação de um fundo de 500 mil dólares para estudantes estadunidenses e porto-riquenhos.
2. Travis Scott + Fortnite
O mundo dos games é cada vez mais impactante na sociedade, e um exemplo disso foi a parceria entre o rapper Travis Scott e o jogo Fortnite. Já imaginou, no meio da pandemia, reunir 14 milhões de pessoas para um show?
Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu em abril de 2020, quando uma apresentação ao vivo, dentro do jogo, reuniu usuários de todo o mundo.
Transformado em um personagem do game, Travis Scott foi transportado para uma arena virtual e fez sua apresentação ao vivo para milhões de usuários. A ação também foi replicada no YouTube e na Twitch, aumentando ainda mais seu alcance.
3. Cardi B + Tinder
A universidade é o momento em que os jovens começam a vida adulta, e isso também se refere ao tema dos relacionamentos, certo? Pensando nisso, em 2018 o Tinder, aplicativo para marcar encontros, convidou a rapper Cardi B para promover uma ação nos campi universitários.
A proposta é que as universidades que mais utilizassem o aplicativo — fazendo o famoso “passe para o lado”, por isso, o nome da campanha é “#SwipeOff” — ganhassem um show gratuito da cantora.
4. Alicia Keys + MasterClass
A MasterClass é uma plataforma online que oferece aulas online para alunos dos mais diferentes níveis, e sobre os mais diversos assuntos, seja para falar sobre economia, seja para explicar sobre como adestrar o seu cão.
Apesar de os professores e instrutores serem referências em seus segmentos, nem sempre são tão conhecidos fora deles, o que mudou com a parceria com Alicia Keys.
Afinal, nada melhor do que aprender sobre produção e composição musical com quem estudou e realizou, não é mesmo?
A vencedora de mais de 15 premiações do Grammy se tornou uma instrutora do MasterClass, produzindo 19 conteúdos exclusivos para quem deseja se aprofundar no assunto.
Mais do que uma embaixadora da marca, Alicia se tornou parte do projeto, valorizando ainda mais a empresa.
Quais são as melhores táticas para potencializar as parcerias?
Já se inspirou com as marcas que fizeram parcerias com artistas? Agora, o que acha de começar a fazer por conta própria? Confira as nossas dicas!
Entender o perfil do seu público
Antes de tudo, é preciso entender quem é o seu público. Afinal, só faz sentido firmar uma parceria com algum nome que seja relevante para a audiência, não é mesmo?
Uma cantora pode ser excelente no que faz, suas músicas podem ser as mais escutadas, mas ela pode não ter uma penetração tão grande dentro do público consumidor da sua empresa.
Todas as marcas que fizeram parcerias com artistas buscaram por nomes que tivessem relevância em seu meio. Talvez, se você trocasse Cardi B por Alicia Keys nos projetos apresentados acima, o resultado não fosse o mesmo.
O motivo é simples: cada estratégia precisa ser planejada e analisada. Não basta escolher um nome apenas pelo seu sucesso, mais importante é a relevância dentro da sua audiência.
Aproveitar o crescimento de redes sociais
Definiu um nome que, de fato, se encaixa no perfil dos consumidores da sua marca? Saiba que isso ainda não é o suficiente para que essa associação, sozinha, gere os resultados esperados.
É fundamental investir em plataformas que promovam essa parceria, e as redes sociais não podem ser ignoradas. São os canais cada vez mais relevantes no ambiente online.
Entenda qual é o perfil da sua audiência e invista na presença nesses canais. Se trata de um público mais jovem, por que não utilizar o TikTok para promover a parceria? Por que não fazer uma experiência em um dos muitos formatos de conteúdo no Instagram?
Utilizar essas plataformas é, portanto, fundamental para que a ação funcione.
Criar experiências digitais que favoreçam a interação com os fãs
A escolha dos canais para promover a campanha é muito importante, mas é preciso mais para garantir os resultados positivos. Você deve investir em ações que gerem interação e engajamento entre os fãs dos artistas e a sua marca.
Um exemplo disso é criar microsites ou quizzes que tornem a experiência mais simples e prática de ser consumida.
Afinal, se aquele consumidor não conhece tanto a sua marca, como você vai fazer com que ele chegue até você ou, melhor, viralize os seus conteúdos?
É por isso que o formato também precisa ser importante para que os resultados esperados sejam realmente alcançados. Outra dica é focar conteúdos interativos, que estimulam ainda mais a participação dos usuários.
Monitorar o feedback do seu público
Nenhuma estratégia de marketing pode acabar sem gerar uma quantidade significativa de informações e insights. Por isso, é fundamental monitorar tudo o que foi conquistado ao longo da ação.
Qual é o feedback do seu público com aquela parceria? Desde comentários e engajamento nas publicações até a realização de pesquisas específicas são importantes passos para ter essa avaliação.
A ideia é entender quais são as melhores formas de potencializar as suas iniciativas e construir estratégias cada vez mais relevantes para aquele público.
A conexão com o artista foi boa, mas faltou investir em conteúdos que estimulem a interação? Ou faltou mesmo a conexão entre marca e artista? Essas avaliações são muito importantes para os seus próximos passos para a estratégia de branding.
As marcas que fizeram parcerias com artistas conseguiram bons resultados no curto e médio prazos, garantindo uma conexão mais natural com o seu público e potencializando a relevância e a autoridade da empresa no seu segmento.
Quando se fala em branding, conectar dois grandes nomes pode ser o caminho mais natural para ter o destaque de forma orgânica no mercado.
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