Youcom

Música para loja de moda jovem

Youcom usa a música da loja para se conectar com os jovens

Youcom nasceu com o objetivo de ser uma plataforma de expressão para o jovem – e como música tem tudo a ver com isso, a história do Bananas se confunde com a história da própria marca da Lojas Renner S.A.

Com o lançamento da marca, em 2014, fomos chamados para criar a identidade musical para as lojas, com músicas e playlists que conseguissem expressar o DNA da Youcom de forma única e marcante, trazendo uma conexão emocional verdadeira com os jovens.

Na primeira etapa da pesquisa de Concept traduzimos as principais associações da marca em atributos sonoros, chegando assim nos artistas e estéticas sonoras que definem a essência musical da Youcom em todos os projetos de music branding.

Atributos sonoros desenvolvidos para a Youcom em 2013 | Material em constante atualização

Entendendo o posicionamento da marca, vimos o potencial para ir além da música ambiente para as lojas e explorar outros pontos de contato da marca através da música.

O primeiro grande projeto de conteúdo musical que desenvolvemos foi levar a identidade musical da Youcom para o Spotify, com a criação de um canal exclusivo na plataforma e playlists que representam e se conectam com diferentes perfis e momentos do público e da marca.

Em seguida, passamos também a falar de música nas redes sociais da Youcom, assinando a estratégia e a produção de conteúdo para canais como blog e Instagram com o objetivo de reforçar seu posicionamento musical e a conexão com os jovens.

A estratégia central se baseou em apresentar o espírito da marca através de conteúdos que refletem seu lado antenada, democrática e descontraída, falando sempre de artistas que estão despontando na cena musical brasileira e internacional.

Uma das editorias de maior sucesso extrapolava o conceito de artista apenas como músico, com uma série de vídeos que mostram os dois lados de um mesmo artista: o gráfico e o musical.

No primeiro semestre de 2019, juntamente com a agência da Youcom, ficamos responsáveis pela estratégia de music content para o lançamento do canal da marca no Youtube.

Buscando reforçar o DNA da Youcom de uma marca jovem e antenada no que está acontecendo de mais legal no universo da música, moda e artes, produzimos editorias que apresentam tanto apostas musicais – com entrevistas e sessions de artistas em ascensão – assim como artistas consagrados que estejam nos trending topics com seus últimos lançamentos de discos e músicas.

Para completar o projeto de music branding 360º, ainda faltava levar a música para a rua. Literalmente. 

Em agosto de 2016, a Youcom ocupou as ruas de São Paulo com um evento que reuniu moda, arte, gastronomia e shows inesquecíveis.

Com a responsabilidade de apresentar um lineup que refletisse exatamente a essência da marca, ficamos responsáveis pela direção artística do evento, cuidando da curadoria e contratação das bandas e dos DJs do evento que contou com Karol Conka, Holger, Dingo Bells, Selvagem e DJ Dubstrong.

Ao longo dos anos de parceria, tivemos o prazer de atuar com a Youcom em projetos mesclando ações on e offline  – sempre usando a música como ativo de marca. Em 2022, por exemplo, a Youcom apostou em uma parceria com a cantora Clarissa para celebrar o Dia do Amor.

Nosso time trabalhou junto com a  agência Suno Paim, no planejamento e criação da estratégia e em todos os desdobramentos da ação, atuando na gestão do projeto e na curadoria da artista que mais representaria a identidade musical da marca e o perfil do público da Youcom. Leia mais: Dia do Amor – Projeto de co-criação Youcom + Clarissa

Youcom + Clarissa - Dia do Amor

Além disso, uma das mais recentes, foi a inauguração da sua primeira loja conceito, no ParkShoppingBarigüi em Curitiba (PR) que ocorreu em maio/2024. Nosso time de curadoria teve a oportunidade de transformar o momento através da música em uma unidade completamente diferente das demais lojas da marca.

Flagship Youcom
Primeira loja Flagship da Youcom no ParkShoppingBarigüi

 

Com uma pegada mais urbana, foi toda planejada com uma temática de transporte público, referenciando o corre cotidiano do público jovem. Aliás, toda a decoração da loja foi transformada em uma experiência imersiva de produção de conteúdo. Mas o destaque mesmo estava na programação musical escolhida:

 

🟡 Meet & Greet com Carol Biazin

🟡 DJs: Beatric e Tui fizeram a trilha sonora do pré e pós show.

🟡 Pocket show da artista Olivia Bell

Mas para não deixar esse case apenas nas nossas palavras, confira a seguir o depoimento da responsável pelo Trade Marketing na Youcom:

Qual o próximo desafio musical da sua marca? Conta com a gente aqui.

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