Você já tem uma visão abrangente sobre as possibilidades do marketing musical? Caso não, este artigo lhe mostrará toda a estrutura dessa prática, desde sua base, passando pelo conceito principal e chegando a formas de inovar na ação com parceiros corporativos.
Se você já tem conhecimentos sobre as bases do marketing empresarial, poderá relembrar sua definição e conhecer cases aplicáveis para quem quer ir além do básico em ações e estratégias do gênero.
O marketing empresarial tem papel importante na edificação e manutenção da imagem corporativa de uma marca. Além disso, o estabelecimento de parcerias corporativas gera negócios de rentabilidade mais alta, de forma geral, em relação a negócios com pessoas físicas.
Definindo marketing empresarial
Como é fácil de perceber, o marketing empresarial é uma das várias ramificações de um conceito mais abrangente, que é o marketing. Logo, para compreendê-lo, precisamos voltar ao seu radical.
Mas o que é marketing?
Segundo a definição dada pela American Marketing Association (AMA), marketing é:
“a atividade ou o conjunto de processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que têm valor para clientes, clientes, parceiros e sociedade em geral”
Além disso, pela internet você pode encontrar páginas que citam dezenas de desdobramentos do marketing. No entanto, o imprescindível para o desenvolvimento do conceito de marketing empresarial é a apresentação dos ‘4 Ps do Marketing:
Produto
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente qual é seu produto (ou serviço). Ele é bom? Oferece a solução que o público procura. Não basta que ele responda a estes requisitos: seu produto deve parecer a melhor opção e ter algo que o faça único para o público.
Preço
O quanto você cobra pelo produto ou serviço também fala sobre marketing. A depender do público-alvo, é possível cobrar um valor acima da média como, por outro lado, ter preço muito baixo. Tudo depende da sua estratégia e, novamente, do público-alvo.
Praça
O local aqui referenciado não é somente uma localização física, mas também pode ser um ponto de venda virtual. A ‘praça’ onde você vende seu produto ou serviço influi diretamente na experiência do público, seja uma loja ou um site.
Promoção
Depois de dar atenção ao produto, ao preço e ao local onde ele é comercializado, vem o planejamento de como e em quais canais ele será anunciado.
Saber sua possibilidade de investimento e se o público-alvo estará presente no meio escolhido é a chave para a resolução deste quarto ponto do marketing empresarial ou de qualquer outra especialidade.
A abrangência do marketing traz novos desdobramentos de seu conceito todos os dias. De qualquer forma, com a base apresentada aqui você vai poder compreender melhor o marketing empresarial e formas de diversificá-lo.
O que é marketing empresarial?
De acordo com o que John Philip Jones afirma no livro “A publicidade como negócio” (NBL Editora, 2003):
“o marketing empresarial é um processo pelo qual uma empresa promove o marketing de seu(s) produto(s) ou serviço(s) para outra empresa”.
Ou seja, em vez de direcionar seus esforços para comunicação B2C (Business to Consumer), as marcas que praticam o marketing empresarial focam em ações B2B (Business to Business).
Teoricamente, são empresas dialogando sobre produtos ou serviços com outras empresas. Mas ‘empresa’ é um sujeito abstrato formado por uma ou mais pessoas, não é mesmo? Logo, a comunicação empresa para empresa envolve pessoas, e entre elas, falar aos sentidos ou às emoções é extremamente efetivo.
Music branding: marketing empresarial além do óbvio
Outro desdobramento do marketing é sua vertente que chama os sentidos humanos. O marketing sensorial utiliza de audição, olfato, tato, visão e paladar para criar emoções, despertar lembranças e, assim, vender por meio de alternativas ao convencimento lógico.
O comportamento de compra é influenciado pela experiência física, biológica, sensorial e também mental. É isso que explica o professor Pedro Camargo no livro “Neuromarketing – Descodificando a mente do consumidor” (Edições IPAM, 2009).
“O marketing sensorial é um conjunto de comunicação não-verbal, de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda, que tem a finalidade de fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço, criando sensações através dos cinco sentidos.”
Uma dessas possibilidades de sensibilizar o cliente de uma marca por meio dos sentidos é o music branding – com o qual trabalhamos já há alguns anos aqui no Bananas. O co-fundador e diretor de estratégia do Bananas Music, Rafael Achutti sintetizou bem esse conceito:
“Music branding é uma estratégia de marketing sensorial que usa a música para traduzir em experiência as associações e atributos presentes na identidade da marca, uma vez que a música cria fortes vínculos emocionais entre a marca e o público.”
A expressão mais conhecida do music branding é a música ambiente, ou rádio indoor – também pode ser conhecida como trilha. Mas a atividade de comunicar e encantar consumidores por meio da música vai muito além, confere só:
Playlists e projetos especiais para Spotify
Que tal oferecer ao representante comercial ou contato em uma empresa uma indicação de playlist exclusiva?
Conheça nossa parceria com a Youcom
Conheça nossa parceria com o Japaratinga Lounge Resort All Inclusive
Conteúdo musical para redes sociais
Como, por meio das redes sociais, o conteúdo referente a música pode chamar a atenção de uma outra empresa?
Conheça nossa parceria com o Grupo Pão de Açúcar
Relacionamento com artistas e influencers
Há artistas e influencers que dialoguem com todos os públicos – inclusive o corporativo. Quais os resultados de uma ação inovadora nesse sentido para reforçar a estratégia de marketing empresarial?
Confira mais sobre essa parceria com a Gang
Produção de spots e vinhetas comerciais
Criar conteúdo sonoro mais tradicional pode trazer resultados além das expectativas. O importante é não descuidar do básico.
⭢ Leia também: Música ambiente para supermercado e outros grandes espaços
Produção e discotecagem para eventos
O toque que pode descontrair um evento com key accounts e ainda transmitir os valores de sua empresa por meio da descontração.
Conheça nossa parceria com o Cineclube Cortina
Campanhas ou ações de marca com artistas
Possibilidade de contar com o carisma e alcance de personalidades do mundo da música para atrair a atenção de público corporativo relevante para a sua marca.
Leia mais sobre a colaboração da artista Clarissa com a Youcom
Leia mais sobre a colaboração do rapper Zudizilla com a Gang
Patrocínio de eventos e festivais
Se destacar como apoiadora de eventos musicais selecionados pode aproximar sua empresa de parceiros, fornecedores ou compradores corporativos.
Conheça nossa parceria com a TNT Energy Drink – marca do Grupo Petrópolis
Mais cases empresariais de music branding para inspirar
O Bananas Music já realizou uma série de projetos com empresas nacionais e internacionais de variados segmentos. Para isso, nos baseamos em um método próprio de estudo do cliente e seu público, o Concept.
Aeroporto RIOgaleão
Criamos as seleções de som ambiente e ainda playlists no Spotify conforme a demanda e a singularidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão. O Brasil e suas diferentes expressões musicais trouxeram alegria para brasileiros e visitantes.
Youcom
Nossa curadoria atuou na definição de identidade musical da marca de moda jovem desde seu princípio, em 2014. Elaboramos um projeto abrangente, indo além de rádio indoor e usando playlists no Spotify, conteúdo nas redes sociais e um evento musical assinado pela Youcom.
Shopping Iguatemi Porto Alegre
As ações de music branding do Shopping Iguatemi Porto Alegre começaram em 2015, quando o projeto com o Bananas teve início. Desde então, atuamos junto a um empreendimento que é referência em inovação e contemporaneidade, com seus mais de 35 anos de existência.
Em 2019, a estética sonora acompanhou a mudança de posicionamento da marca. O bem estar e o equilíbrio passaram a ser o mote central, influenciando nas playlists no Spotify.
Planejando uma ação de marketing? Use a música!
Seja qual for o tamanho e estágio de maturidade de uma empresa, ela pode e deve procurar estabelecer parceiros corporativos. O marketing empresarial aliado ao music branding podem ser decisivos nesse estágio.
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