Música Ambiente para Hotéis
Hotéis sempre foram avaliados a partir da experiência que proporcionam aos seus hóspedes durante a estadia. Não à toa, a classificação pelo número de estrelas é dada baseada nos critérios relacionados à infraestrutura, oferta de serviços e sustentabilidade.
Nos últimos anos, com o crescimento de ferramentas de busca e avaliação de hotéis pelos clientes, é fundamental que os hotéis encontrem maneiras de tornar a experiência da estadia mais pessoal e memorável.
Mais do que nunca, os hotéis precisam se concentrar no design da experiência total do hóspede. É disso que eles mais se lembram e o que cria preferência e lealdade – além de comentários, classificações e recomendações online.
Pensando nisso, a escolha das músicas que tocarão nos espaços físicos do hotel é de extrema importância para completar a experiência e transmitir os valores da marca através da música ambiente.
Quando usada cuidadosamente, a trilha sonora oferece aos hóspedes do hotel uma experiência de marca autêntica que pode aumentar a fidelidade do cliente por cativar a sua emoção e ser uma grande responsável por criar memórias.
Nesse texto, apresentamos o case do Japaratinga Lounge Resort que entendeu a importância da curadoria musical especializada para criar laços afetivos com os seus clientes.
É comum pensarmos que música ambiente para hotel precisa ser instrumental e transmitir calma.
Um dos maiores benefícios de se contratar uma agência especializada em curadoria musical – e que muitas vezes é negligenciado – é utilizar a música para diferenciar o seu negócio dos demais.
Se toda música ambiente de hotel for apenas uma trilha calma e instrumental, qual a diferença entre o seu negócio e o do concorrente?
Apostar em uma identidade sonora que transmite seus valores únicos através de uma trilha sonora personalizada é um grande diferencial para promover a experiência exclusiva para o seu cliente, tornando-o fiel e fã da marca.
Japaratinga Lounge Resort é um Resort All Inclusive Premium em um paraíso natural situado em Japaratinga, bem pertinho de Maragogi – AL.
O público do resort é vasto, abrangendo todas as idades, mas é composto sobretudo por casais jovens e pequenos grupos de amigos. Aproximadamente do público 70% vêm do Sudeste, especialmente de São Paulo.
O desafio foi criar uma atmosfera musical que retratasse os atributos sonoros do Japaratinga: Tropical, Diferente e Alegre.
Com isso, a identidade musical do Japaratinga contém:
* músicas brasileiras que nos remetem ao clima tropical do Brasil;
* músicas que, independentemente de serem mais calmas ou mais agitadas, passem uma sensação de bem estar, de alegria, tornando o ambiente agradável;
* novidades de artistas menos conhecidos que confere o caráter “diferente” do branding da marca
É um grande desafio para o setor de hotelaria não cair no lugar comum de músicas repetidas e uma seleção musical monótona que mais irrita o hóspede do que promove o bem estar.
Um exemplo muito simples de compreender é que a música do restaurante em geral não é a mesma da área da piscina nem da academia, se houver.
Uma maneira de personalizar ainda mais a interação do seu cliente com o hotel é criando uma atmosfera musical diferente para cada espaço – mantendo a coerência da identidade musical única da marca.
Para o Japaratinga foram criadas sete playlists para áreas internas do resort. Restaurante, pub, piscina, café, academia, lobby e área de praia, cada espaço ganhou uma playlist exclusiva, respeitando os tempos de permanência e as atividades realizadas no local.
Criar um canal da marca no Spotify com playlists personalizadas é uma excelente oportunidade para aumentar o contato com um cliente e a lembrança de marca, já que ele pode ouvir suas músicas em qualquer lugar e a qualquer momento.
Segundo o próprio Japaratinga, as playlists especiais com o DNA musical da marca foram feitas para acompanhar os clientes, não só durante o período de estadia, mas antes mesmo da sua chegada – e também após a sua saída.
Se quiser conhecer o canal do Japaratinga Lounge Resort no Spotify, clique aqui.
Para amplificar a comunicação das suas playlists no Spotify, o Japaratinga Lounge Resort espalhou QR Codes personalizados pelas dependências do hotel para que seus hóspedes pudessem acessar o canal da marca na plataforma de streaming.
Essa é uma boa estratégia para incentivar os clientes a seguirem o perfil da marca e continuar interagindo com ela mesmo fora do resort, uma vez que, sempre que essas playlists são atualizadas, os seguidores recebem uma notificação.
O Japaratinga também conta com uma estratégia de divulgação das playlists via mailing, com a proposta de levar até seus clientes a “vibe” de alegria e bem estar do resort.
Tudo isso através da atmosfera sonora que o lembra da sua experiência durante a estadia.
Quer criar playlists de música ambiente que diferencie seu hotel dos concorrentes? Fale com a gente!
Como o
Bananas Music