A música ambiente pode ser uma peça-chave no marketing sensorial para o varejo, tornando a experiência de compra mais atrativa e aumentando a satisfação dos clientes.
Mais do que simplesmente preencher o silêncio nas lojas, a música ambiente pode moldar a percepção do cliente e fortalecer a identidade da marca.
Por isso, é importante focar em uma curadoria musical estratégica para proporcionar uma experiência coesa.
Neste artigo, apresentamos cinco formas de usar a música ambiente para melhorar a experiência e a satisfação dos clientes nos pontos de venda. Confira!
1. Crie uma identidade musical da marca
Estudos indicam que consumidores expostos a músicas que refletem a identidade da marca tendem a lembrar-se mais do nome da empresa e a sentir-se mais conectados a ela.
A identidade musical precisa refletir a essência da marca, seus valores e a experiência que deseja proporcionar para as pessoas que entram em contato com ela.
Quando finalizado, esse material deverá ser o “guia” de todas as ações e investimentos da marca no território da música. Associamos a importância dele à do brandbook, e recomendamos uma atualização regular para manter o alinhamento com as estratégias da marca.
Para criar uma identidade musical forte, é essencial compreender o perfil demográfico do público, seu estilo de vida e os sentimentos que eles associam à marca.
A música precisa ser escolhida de acordo com esses fatores, e a consistência também é um fator relevante. Marcas como a Starbucks – por exemplo, usam músicas relaxantes e suaves para proporcionar uma experiência tranquila durante o consumo nos cafés.
O objetivo principal da marca é incentivar os clientes a permanecerem por mais tempo no local. Muitas vezes, nos leva a consumir mais e, principalmente, associar a marca com esses momentos de conforto e produtividade.
Da mesma forma, a Youcom usa músicas modernas e vibrantes na trilha sonora das lojas, alinhadas ao público jovem e urbano.
O propósito é reforçar essa identidade que também é jovem, inovadora e conectada com tendências da moda e lifestyle.
2. Ajuste o ritmo e o volume da música ambiente
O ritmo da música pode influenciar diretamente o comportamento dos consumidores no PDV.
Estudos mostram que músicas com ritmo mais acelerado incentivam um movimento mais rápido. Enquanto músicas com ritmo mais lento tendem a fazer com que os consumidores desacelerem e permaneçam mais tempo no ambiente.
O volume e a qualidade do som são essenciais para a experiência do cliente. Um volume mal ajustado pode tornar o ambiente desconfortável, enquanto um volume adequado cria uma atmosfera agradável e imersiva.
Em horários de maior movimento, como no final de semana, você pode optar por playlists com músicas de maior BPM (batida por minuto) para acelerar o fluxo de clientes e reduzir o tempo de espera.
Já em momentos de menor movimento, ritmos mais lentos e volume moderado podem criar um ambiente mais relaxante, incentivando os clientes a explorar mais a loja.
3. Use playlists diferentes para cada momento do dia
O uso de playlists que variam de acordo com diferentes momentos do dia é uma boa estratégia para manter a satisfação do cliente no ponto de venda.
A repetição excessiva de músicas pode causar tédio, tanto para clientes quanto para os funcionários, o que afeta negativamente o ambiente da loja.
Por isso, essa seleção de músicas precisa ser suficiente para variar ao longo do dia e da semana. É possível também adaptar as playlists de loja ao fluxo de clientes, ao calendário comercial da marca e até mesmo a campanhas de marketing específicas.
Através de uma boa curadoria musical – feita com método, a marca consegue promover uma experiência que se mantém atualizada e coerente ao longo da jornada do cliente.
É importante contar com um sistema que permita o gerenciamento da rádio indoor – como o Player Bananas, garantindo recursos como agendamento e personalização de playlists e spots de acordo com: horário, fluxo de clientes, região e sazonalidade.
Esse tipo de ferramenta ajuda a evitar a repetição exaustiva e ajusta a música de acordo com o momento, garantindo uma experiência envolvente e otimizada nos pontos de venda.
4. Monitore o impacto da música no comportamento do cliente
A música influencia no comportamento do cliente no PDV mas é essencial entender esse impacto para otimizar continuamente sua eficácia.
Além disso, mensurar como a música ambiente está performando permite ajustes mais eficientes na estratégia, partindo de dados reais.
Isso pode ser feito através da análise de métricas como tempo de permanência, tráfego geral da loja ou em momentos de pico – e observando a relação entre a trilha sonora e as vendas do período.
É possível combinar dados da música ambiente com sistemas de monitoramento de tráfego, como câmeras ou sensores de movimento, para entender o impacto da trilha sonora no fluxo de clientes.
Além disso, pesquisas diretas com clientes sobre a percepção da música também são importantes fontes de feedback.
O resultado dessas medidas é uma melhor personalização da experiência de compra, aumento da satisfação do cliente e melhora no desempenho da loja.
5. Cuide da consistência da música ambiente
Imagina se cada unidade do McDonald’s – uma das maiores franquias de fast-food do mundo, escolhesse apresentar um estilo diferente na loja? Talvez mudar as cores, ou destacar outro elemento no lugar do icônico “M” na fachada.
Poderíamos ter grande dificuldade em identificar a marca, e muito provavelmente nos levaria a não confiar naquela unidade, exatamente por não seguir o padrão reconhecido.
⭢ Música Ambiente para PDV: Conheça os diferenciais do Bananas Music
Da mesma forma que a identidade visual consegue auxiliar no reconhecimento da marca, a música ambiente também pode ser um elemento para padronização da experiência.
Como mencionamos, a identidade musical funciona como um manual de marca, garantindo a unidade musical entre diferentes pontos de contato.
Evitando assim, que franqueados ou colaboradores escolham a música ambiente baseado em gostos particulares ou que fujam da identidade da marca.
Além disso, utilizando um software especializado, como o Player Bananas, é possível garantir coerência e também extrair insights sobre as trilhas sonoras e um feedback individual.
A marca Melissa, com mais de 300 lojas ao redor do mundo, conta com a nossa solução para monitorar o desempenho da curadoria musical personalizada tocando em todas as unidades da rede.
⭢ Saiba mais sobre Música Ambiente para Franquias
***
A música ambiente é uma ferramenta de grande valor para aprimorar a experiência do cliente no varejo, desde que utilizada de forma estratégica e com método.
Ao adotar uma abordagem personalizada e alinhada à identidade musical da marca, você pode criar ambientes mais envolventes e assim, aumentar a satisfação do cliente.
Quer saber como podemos te ajudar a aumentar a satisfação dos seus clientes através da música?