A música é uma ferramenta poderosa na estratégia de marketing sensorial, amplamente utilizada para moldar a atmosfera de pontos de venda e influenciar o comportamento do consumidor.
Contudo, apesar de sua popularidade, o uso da música em ambientes comerciais é cercado por uma série de mitos que muitas vezes confundem profissionais de marketing e gestores de varejo.
– Será que a música realmente aumenta as vendas?
– Existe uma playlist “perfeita” para cada marca?
– O volume da música afeta a experiência de compra?
Este texto tem como objetivo separar os fatos da ficção, desmistificando algumas das ideias mais comuns sobre a música em pontos de venda e oferecendo insights baseados em estudos e práticas do mercado.
Ao entender as verdades por trás desses mitos, profissionais poderão utilizar a música de maneira mais estratégica e eficaz, maximizando seus benefícios para o negócio.
Mitos sobre o uso da música ambiente em pontos de venda
MITO 1: Usar música no PDV apenas para substituir o silêncio
A música é uma parte intrínseca da nossa vida cotidiana. Ela nos acompanha em todos os lugares, inclusive quando fazemos compras.
Portanto, a música ambiente nas lojas não é apenas um plano de fundo agradável, mas também uma ferramenta estratégica para criar uma atmosfera que corresponda à marca e aos produtos.
Quando falamos sobre o uso estratégico da música em PDV, a escolha da música não pode ser feita aleatoriamente, ela precisa estar alinhada com a identidade da marca.
O uso adequado da música pode ajudar a estabelecer uma conexão emocional com os clientes, melhorar o reconhecimento da marca e criar um ambiente acolhedor.
MITO 2: Posso deixar que cada colaborador escolha uma playlist
Uma pesquisa do Instituto de Economia de Varejo da Suécia demonstrou que, quando os funcionários escolhem as músicas baseados no seu gosto pessoal, sem levar em consideração a identidade musical da marca, houve uma queda de 6% nas vendas durante o período do experimento.
Mas e quando os funcionários de uma loja não gostam da música que está tocando na radio indoor? Como resolvemos essa questão?
O ideal é sempre ser fiel à identidade da marca e contribuir o máximo possível para o bem estar do colaborador. Da mesma forma que um colaborador de uma loja de moda não se identifica com todas as peças de roupas que a marca vende, certamente ele tem algumas com as quais se identifica e gosta mais.
Utilizamos esta mesma lógica para a criação da playlist de música ambiente de uma marca: no universo de músicas escolhidas pelo nosso time de curadoria, sempre levamos em consideração os feedbacks do staff.
Saiba mais sobre como equilibrar a música ambiente e o gosto musical do funcionários
MITO 3: Posso usar o Spotify para tocar música no PDV
O Spotify é projetado principalmente para uso pessoal e não para reprodução pública. As contas individuais do Spotify (tanto gratuitas quanto pagas) são destinadas ao consumo privado, o que significa que o uso em ambientes comerciais é uma violação dos termos de serviço.
Aqui no Bananas Music, para entregar o melhor das nossas playlists às mais de mil lojas no Brasil e no mundo onde estamos presentes hoje, oferecemos o Bananas Player – nosso software exclusivo de gerenciamento de música para PDV, com reprodução totalmente offline.
MITO 4: Posso usar o equipamento mais barato para sonorizar o PDV
Já ouviu a expressão “o barato pode sair caro” ? Ela se aplica perfeitamente na hora de planejar a sonorização do ponto de venda. Cada ambiente exige um projeto de som diferente e exclusivo, tanto nas especificações de modelos e quantidades de cada item.
Não arrisque a experiência de compra agradável do cliente utilizando equipamentos de baixa qualidade ou inapropriados para as dimensões do ponto de venda.
Descubra como montar uma radio indoor para sonorização ambiente
MITO 5: Não preciso me preocupar com direitos autorais das músicas que tocam no PDV
Tão importantes e relevantes para o posicionamento de uma marca, os artistas envolvidos nessa relação precisam ser remunerados pela sua criação. Esses artistas receberão os direitos autorais das músicas tocadas no PDV através de um órgão responsável: o ECAD.
A responsabilidade de estar em dia com o ECAD, e portanto, de pagar os direitos autorais aos músicos que tocam nos pontos de venda é da administração do estabelecimento no qual a música está sendo executada.
Para pagar o direito autoral, é necessário procurar o escritório do ECAD e fornecer informações sobre como: a música será utilizada, a área que será sonorizada, dentre outros dados. Você deve pagar exclusivamente através de boleto bancário e pode ser mensal, no caso de estabelecimentos comerciais.
MITO 6: Em lojas de produtos infantis, só tocam músicas infantis
Quando se trata de trilhas sonoras para o público infantil, levamos em consideração as sensações e emoções que os baixinhos sentem e gostam.
E isso não significa tocar “Galinha Pintadinha” o dia inteiro só porque é música infantil.
Entenda aqui como envolver as crianças na experiência da loja usando a música
Nossas playlists para marcas infantis levam em consideração não apenas o perfil do consumidor, mas todo o contexto social e cultural que está envolvido no entorno das crianças. Alguns exemplos são:
– artistas que estão conversando com o público infantil
– músicas que estão na trilha sonora dos últimos filmes infantis lançados
– principais desenhos animados do momento
– o que tem tocado nos programas infantis na TV e na internet
Trilhas sonoras que geram sensação de conforto e felicidade para as crianças certamente estimulam uma relação de fidelidade entre a marca e os adultos responsáveis.
Inspire-se com algumas playlists do nosso Spotify focadas no público infantil:
Verdades sobre o uso de música ambiente no ponto de venda
VERDADE 1: Música no PDV ajuda a vender mais
Um estudo realizado pela Soundtrack Your Brand mostrou um aumento de 37,1% nas vendas quando a música ambiente da loja de roupas reflete a identidade musical da marca.
Isso acontece porque, ao criar experiências sensoriais que envolvem os consumidores de maneira mais natural e menos intrusiva, as marcas conseguem gerar uma conexão mais humana. Essa abordagem não apenas torna a marca mais memorável, mas também facilita decisões positivas de escolha do cliente.
Além disso, quando associada com outros fatores da experiência na loja, a música ambiente à marca contribuiu para aumentar a satisfação do cliente.
VERDADE 2: A trilha sonora certa pode aumentar a permanência do cliente no PDV
Uma trilha sonora agradável pode tornar o ambiente mais acolhedor, levando os clientes a passarem mais tempo no estabelecimento. Quanto mais tempo os clientes permanecem, mais oportunidades eles têm de explorar produtos, o que pode resultar em vendas adicionais.
O mesmo estudo da Soundtrack Your Brand citado anteriormente constatou um aumento de 42,24% no tempo de permanência na loja aumentou quando a trilha sonora refletia a essência da marca.
Muitas vezes, a sensação gerada pela sonorização é tão boa que nosso cérebro é capaz de traduzir como agradável toda a experiência vivida no ponto de venda de uma marca, aumentando não só o tempo de permanência no local como a probabilidade de voltarmos a ele em outro momento.
Inspire-se com algumas das nossas playlists para lojas com diferentes abordagens:
VERDADE 3: Preciso de uma curadoria especializada para criar uma playlist para o PDV
Não é qualquer música que vai transformar a mera permanência do cliente na sua loja em uma experiência inesquecível. É fundamental ter uma curadoria adequada e que não se limite apenas à escolha das músicas. Dessa forma, a atenção deve estar principalmente no entendimento do universo em que a empresa e o público-alvo estão inseridos.
A partir de pesquisas, análise de dados e imersão na marca identificamos as principais associações a serem transmitidas através da música para construir uma identidade musical e seus desdobramentos.
Conheça nossos clientes e como colaboramos para usar a música nos pontos de venda
VERDADE 4: É possível gerenciar spots comerciais e música ambiente com apenas uma ferramenta
Além de dar acesso às playlists personalizadas para o ponto de venda, o Bananas Player permite a inclusão gratuita de spots comerciais e informativos na trilha sonora.
Com os dados extraídos do player, nosso time reporta mensalmente os principais insights, feedback dos colaboradores e dos franqueados, se houver.
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Desse modo, vimos aqui que o uso de música ambiente no PDV deve observar muitas variáveis para causar o efeito desejado. Por isso, se você precisa de ajuda para sonorizar um ou mais pontos de venda, conta com a gente!
Baixe nosso Checklist para Rádio Indoor e otimize o uso da música com nossas dicas práticas: