Você já pensou na influência que a música pode exercer sobre o comportamento de compra?
Acredite, a escolha certa da trilha sonora para um estabelecimento não é apenas uma decisão trivial. Pelo contrário, é um aspecto determinante para conquistar ou prejudicar a experiência do cliente – assim como pensamos no aspecto visual, ou muitas vezes no aroma que a loja deve ter.
A música é capaz de despertar emoções, criar memórias e estabelecer conexões entre os consumidores e a marca. No centro desse fenômeno temos o music branding – uma estratégia de marketing sensorial que usa a música para traduzir em experiência as associações e atributos presentes na identidade da marca.
→ Baixe aqui: Guia Essencial de Music Branding para Empresas
É por isso que, ao considerar a aplicação de música como parte de suas estratégias de marketing, não basta escolher aleatoriamente. Ao contrário da abordagem de rádios FM ou streaming de música – onde a aleatoriedade pode resultar em escolhas inadequadas, aqui no Bananas Music oferecemos soluções personalizadas e estratégicas de música ambiente para PDV e ativações de marca.
Os impactos da música no Ponto de Venda
Diversos estudos já apontam uma correlação direta entre a velocidade da música ambiente e um maior tempo de permanência dos consumidores e até lembrança de marca.
→ 4 dicas para aumentar o tempo de permanência na loja usando a música
Em momentos de movimento intenso, uma música mais acelerada pode impulsionar a circulação, ideal para garantir um fluxo ágil durante os picos de movimento. Por outro lado, uma melodia mais tranquila cria uma atmosfera serena, perfeita para uma experiência mais atenta durante visitas mais calmas.
No entanto, a sintonia com a essência da marca é crucial. Não adianta optar por uma trilha agitada se ela não estiver alinhada à identidade da sua marca. A música não apenas influencia a movimentação dentro da loja, mas também a percepção de tempo no ambiente.
Como o music branding pode beneficiar uma empresa?
Acreditamos que a música se conecta com as pessoas em um nível tão profundo a ponto de despertar emoções e memórias que podem transformar o dia.
Music branding é ir além apenas do gosto pessoal e subjetividades, para criar uma trilha sonora estratégica com pesquisa, análise e principalmente, alinhada aos objetivos e posicionamento da marca.
A partir da criação da identidade musical da empresa, desdobramos a estratégia de music branding em trilha de música ambiente para as lojas, gestão de canais da marca no Spotify, Deezer, Youtube, playlists de música para eventos, projetos especiais e diversas outras ações envolvendo o uso da música.
→ Para entender todo esse processo em detalhes leia mais sobre nossa metodologia aqui.
A música ambiente em estabelecimentos comerciais – também chamado de rádio indoor é a manifestação mais visível do music branding para a maioria das pessoas, mas existem várias outras possibilidades:
– Playlists de marcas no Spotify e plataformas de streaming
– Conteúdo musical para redes sociais
– Campanhas e co-criação com artistas e influencers
– Produção de spots e vinhetas comerciais
– Discotecagem e criação de playlists para eventos
– Campanhas ou ações de marca com artistas
– Patrocínio de eventos e festivais
– Produção de eventos proprietários da marca
Curadoria de excelência para Pontos de Venda – Conte com o Bananas Music
No universo do music branding, garantir a unidade na identidade musical da marca é crucial. Criar o manual de identidade sonora é apenas o começo; é preciso assegurar que todas as lojas transmitam a mesma música ambiente ao longo do dia. É aí que entra o Bananas Music.
1) Pesquisa e curadoria musical feita por um time de especialistas
Se você não escolhe qualquer cor para representar a sua marca, por que escolheria qualquer música?
A escolha da música ideal para sonorizar um ponto de venda, por exemplo, faz parte de uma estratégia chamada de marketing sensorial que trata justamente de um conjunto de fatores que torna uma simples compra, uma experiência memorável.
É aí que entra o music branding e o que ele tem de fundamental: curadoria musical feita por um time de especialistas em construir a identidade e posicionar a sua marca no território musical.
O know-how do nosso time de especialistas está embasado e se transforma em estratégia por meio de três pontos: pesquisa e imersão, insights e criação, e concepção e entrega.
Pesquisa e imersão
O primeiro passo é mergulhar e decodificar o briefing do cliente, criando as hipóteses que irão nortear o projeto. Nesse momento, todas as referências e informações que o nosso time possui que dialoga com o DNA de uma marca começam a ser organizadas para prever possíveis cenários musicais.
Insights e criação
Nessa etapa, usamos inteligência de dados e análises de movimentos culturais e musicais para propor não só gêneros musicais e artistas que representam a marca – e portanto farão parte da playlist para loja – mas também outros projetos que façam sentido com o nível de envolvimento que uma marca já tem com a música.
Concepção e entrega
Por fim, após os processos de pesquisas e insights – que de certa forma nunca acabam, mas chegam a um ponto de maturação – elaboramos o Mapa Musical, nossa metodologia própria para o desenvolvimento da identidade musical de uma marca ou projeto.
2) Tecnologia que garante unidade musical entre as lojas
Talvez a face mais conhecida para muitas pessoas da estratégia de music branding seja a playlist que toca enquanto você caminha entre os corredores do supermercado ou uma loja, com música e avisos.
Também conhecida como rádio indoor, música ambiente ou trilha sonora, essa ação é bastante relevante para pontos de venda, e se torna ainda mais efetiva dentro de uma estratégia exclusiva de music branding.
Nesse sentido, para entregar o melhor das nossas playlists às mais de mil lojas no Brasil e no mundo onde estamos presentes hoje, oferecemos o Bananas Player, um programa exclusivo, com reprodução totalmente offline.
O Bananas Player dá acesso a cada um dos nossos clientes de suas playlists personalizadas com troca automática por horário, inclusão gratuita de spots comerciais e informativos, garantindo mensalmente muitas horas de músicas que fogem de repetições, com novidades para colaboradores e público em geral.
Com ele, ainda é possível agrupar feedback dos colaboradores sobre as playlists das lojas.
Leia também: Como equilibrar a música da loja e o gosto musical dos colaboradores
3) Reports personalizados e atendimento exclusivo
A tecnologia proporcionada por uma empresa de music branding como o Bananas Music não vai somente até o momento do ‘play’, como mostramos com o Bananas Player. Nosso processo de inteligência de dados mede o resultado das trilhas com um dashboard que, assim como o player, também é exclusivo e desenvolvido pelo nosso time de tecnologia.
Essa é uma das formas com as quais conseguimos mensurar e entregar conteúdo musical que vai muito além do gosto ou pesquisa de nossos curadores. Com as atualizações periódicas das playlists, nossos clientes recebem relatórios sobre o uso do player e insights sobre a relação da marca com a música.
É possível conferir quais lojas estão utilizando o player de rádio indoor e qual o tempo de reprodução em cada uma delas, além de indicadores de performance.
Por meio do dashboard, assim como no Bananas Player, é possível registrar feedback sobre as músicas e playlists. Oferecemos suporte que proporcionam o contato dos clientes com o time de curadoria responsável pela marca, resultando em um atendimento especializado e exclusivo.
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Aqui no Bananas Music, oferecemos não apenas música para pontos de venda – mas um recurso para promover experiências sonoras que transformam a relação da marca com os consumidores.
Somos uma agência de curadoria musical e music branding, especializada em projetos de pesquisa, estratégia, experiência e identidade musical para marcas. Há mais de 10 anos no mercado, já ajudamos – do nível estratégico ao tático, mais de 300 marcas a se posicionar por meio da música, proporcionando experiências únicas aos seus consumidores.
Seja na construção da identidade musical, trilha sonora para PDV, até campanhas de ativação de marca, co-criação com artistas, mapeamentos e conteúdo musical para os canais. Conte com a gente!
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