Música e experiência do hóspede: como utilizá-la para promover uma estadia inesquecível

Sabe-se que o conforto é um dos principais fundamentos da hotelaria e o que faz o cliente voltar ou recomendar o estabelecimento para outras pessoas.
Nesse texto, vamos mostrar como a música, enquanto uma ferramenta que provoca emoções, é uma aliada na construção de um ambiente confortável e inesquecível para o hóspede.

Música e experiência do hóspede: como utilizá-la para promover uma estadia inesquecível

 

Assim como em vários outros segmentos de prestação de serviços, a hotelaria é um setor que precisou se adequar aos cada vez mais modernos e exigentes hábitos de consumo dos clientes. Até em estabelecimentos de curta estadia, a experiência do hóspede é o que faz uma propriedade se destacar em meio a tantas opções de hospedagem no mercado.

 

Sabe-se que o conforto é um dos principais fundamentos da hotelaria e o que faz o cliente voltar ou recomendar o estabelecimento para outras pessoas.

 

Nesse texto, vamos mostrar como a música, enquanto uma ferramenta que provoca emoções, é uma aliada na construção de um ambiente confortável e inesquecível para o hóspede.

 

Music branding para hotéis

 

Antes de tudo, vamos falar sobre uma estratégia muito importante do marketing sensorial que é o music branding.

 

Music branding é uma estratégia que usa a música para traduzir em experiência as associações e atributos presentes na identidade da marca, uma vez que a música cria fortes vínculos emocionais entre a marca e o público.

 

Em hotéis, resorts ou pousadas, essa estratégia é mais comumente traduzida em música ambiente dos espaços da propriedade. O bom uso de música ambiente para hotel pode impactar positivamente na percepção dos clientes e na experiência vivida no local.

 

Tivoli Ecoresort Praia do Forte – Bahia | Cliente Bananas Music – Fonte: Divulgação

 

Entretanto, a identidade da marca e as mensagens positivas que elas gostariam de imprimir nos seus consumidores também podem ser traduzidas em playlists para plataforma de streaming, como a Deezer e o Spotify, com a vantagem de estar presente na memória do cliente mesmo quando ele está fora da propriedade.

 

Aprenda mais sobre música ambiente e seu impacto nas vendas lendo este artigo. E continue conosco para entender como a música impacta o bem-estar do hóspede.

 

Como a música impacta a experiência do hóspede

 

A música é fundamental na construção de experiências positivas para os hóspedes . De acordo com uma pesquisa da MarketingCharts, 81% dos consumidores dizem que a música ambiente melhora o seu humor, enquanto 71% dizem que cria uma atmosfera melhor em geral.

 

Já segundo dados da Music Works, 31% dos consumidores voltariam a escolher uma marca se a música fosse adequada. 21% disseram que também recomendariam esse negócio, o que é bastante significativo para garantir novos clientes em potencial, que poderão ser convertidos em outros clientes fiéis.

 

A trilha sonora desenvolvida exclusivamente para determinados espaços e atividades dentro da propriedade, juntamente com o aspecto visual e atendimento ao cliente, é a garantia de conforto e bem-estar do hóspede, fazendo com o que ele associe essa experiência a sentimentos e memórias positivas.

 

A seguir, damos 5 dicas para que a música trabalhe a favor do empreendimento na hora de encantar o hóspede.

 

5 dicas para que a música torne a experiência do hóspede inesquecível

 

Esqueça a música de elevador

 

Não estamos dizendo que o elevador não pode ter música. Queremos desestimular o uso de trilhas sonoras geralmente associadas com ambientes chatos e sem emoções.

 

Em um mercado com alta concorrência como o hoteleiro, a experiência musical do hóspede pode ser um fator de diferenciação entre outras opções. Basta se lembrar que oferecer uma cama confortável e um chuveiro de boa qualidade é percebido como algo tão essencial quanto o teto e as paredes.

 

É fundamental que os hotéis encontrem maneiras de tornar a experiência da estadia mais pessoal e memorável. As emoções e memórias construídas no estabelecimento serão definitivas para que o hotel se torne o top of mind do mercado. Ou seja, é a chave para que o local seja a opção cotada pelo consumidor no momento de planejamento da estadia.

Conheça o seu público

 

Esse é o passo fundamental para qualquer negócio atender às expectativas do cliente e não é diferente para determinar a música ideal para hotéis.

 

Considere fatores como:

– idade e renda média dos hóspedes;

– se os visitantes frequentam em família ou na companhia de amigos;

– se os hóspedes viajam a negócios;

– as estações de alta temporada para o hotel;

 

Conhecer esses critérios de identificação vai facilitar a definição do hábito de consumo musical dessas pessoas e consequentemente, escolher músicas e gêneros musicais que provavelmente vão agradá-las.

 

Japaratinga Lounge Resort | Cliente Bananas Music – Fonte: Divulgação

 

Que tal uma playlist pré-estadia?

 

O anuário da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) mostra que 49% dos viajantes brasileiros fazem suas reservas diretamente com o hotel ou pousada, sem intermediários. Essa é uma excelente oportunidade para criar o primeiro contato emocional com o seu possível hóspede.

 

Oferecer uma playlist com uma amostra da música ambiente de cada espaço do hotel pode incentivar a contratação do serviço e começar a desenvolver as sensações positivas que o hóspede terá na propriedade.

 

Essa antecipação é uma ferramenta para gerar o desejo de estar vivendo aquela experiência.

Considere o tempo médio de estadia do hóspede

 

Imagina passar férias de 1 semana em um hotel e ouvir as mesmas músicas todos os dias. Com certeza, a trilha sonora chamará atenção dos hóspedes negativamente

 

Conhecer o tempo médio de estadia vai ajudar a definir o tamanho das playlists personalizadas para a hospedagem.

 

Inclusive, se o hotel vivenciar uma alta rotatividade e até mesmo alta taxa de retorno de hóspede, mais do que o tempo total de uma playlist, é fundamental definir a frequência de atualização da mesma.

 

Tenha uma playlist personalizada para cada ambiente

 

É um grande desafio para o setor de hotelaria não cair no lugar comum de músicas repetidas e uma seleção musical monótona que mais irrita o hóspede do que promove o bem estar.

 

Um exemplo muito simples de compreender é que a música do restaurante em geral não é a mesma da área da piscina nem da academia, se houver.

 

Uma maneira de personalizar ainda mais a interação do seu cliente com o hotel é criando uma atmosfera musical diferente para cada espaço – mantendo a coerência da identidade musical única da marca.

 

Veja como nós gerenciamos a atmosfera musical do Japaratinga Lounge Resort.

Bônus: esteja em dia com o ECAD

 

A lei brasileira de direitos autorais (9.610/98) garante que os autores e demais artistas sejam remunerados pelo uso de suas músicas quando as mesmas forem utilizadas por terceiros. E quem faz a gestão de arrecadação é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o ECAD.

 

Portanto, estar em dia com o ECAD significa cumprir a lei de direitos autorais para os hotéis e garantir a remuneração justa dos autores das músicas que tanto ajudam o negócio a prosperar.

 

Veja nesse artigo como é realizada a arrecadação dos direitos autorais da música ambiente e como você pode calcular o valor a ser pago para o ECAD.


 

***

 

A identidade musical é rainha 

 

A identidade sonora reflete os valores a serem transmitidos, seja para marcas que buscam padronização e conexão com consumidores, ou se você quer montar uma playlist para se concentrar no trabalho. É justamente essa identificação com a experiência que a música proporciona.

 

Nós entendemos o quão difícil pode ser essa questão e podemos te ajudar. Se quiser criar uma trilha sonora personalizada para uma marca, solicite um orçamento personalizado (e rapidinho) AQUI ou receba mais conteúdos como esse na sua caixa de entrada assinando a Music Inbox!

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