Música ambiente para hotel: como criar a trilha sonora perfeita

A música ambiente para hotel, considerando cada um dos seus espaços, deve proporcionar uma experiência única e acolhedora, que marque a memória afetiva do cliente e transforme o hotel em um local que o cliente queira retornar.
 
Tudo que você precisa precisa saber sobre música ambiente para hotéis está aqui nesse texto.

Música ambiente para hotel: como criar a trilha sonora perfeita

No restaurante, no lounge, na academia ou na piscina. A música ambiente para hotel, considerando cada um dos seus espaços, deve proporcionar uma experiência única e acolhedora, que marque a memória afetiva do cliente e transforme o hotel em um local que o cliente queira retornar.

 

Ao criar uma playlist para hotel (ou várias, como vamos entender a seguir), existem alguns dados demográficos, sociais e padrões de consumo que devem ser considerados durante o estudo para uma sonorização ambiente ideal

 

Acompanhe o texto para entender como funciona o desenvolvimento do music branding e a criação de playlists personalizadas para hotéis, com base nas nossas experiências, em estudos de tendência, e muita ciência envolvida.

 

Mas, antes, vamos às tendências para hotelaria

 

Com as questões de saúde que estão em alta nos últimos anos, a indústria do turismo e hospedagem sofreu grandes mudanças e precisou se adequar ao novo momento. Mas, o que isso tem a ver com a música ambiente? Respondemos: tudo! 

 

Quando as viagens e as estadias em hotéis se tornaram fatores com risco maior do que o valor agregado, a necessidade de adequação ganhou destaque frente à mudança de comportamento do consumidor. 

 

O relatório mais recente da Horwath HTL, consultoria internacional em hospitalidade, turismo e lazer, aponta mudanças para 2022, principalmente financeiras, sobre os consumidores atuais de hotelaria. Trouxemos alguns pontos para destaque:

 

O consumo sustentável está cada vez mais em destaque, com clientes preferindo estadas sazonais e em regiões próximas, estimulando o consumo local;

 

• 78% dos respondentes afirmaram que aceitam pagar preços maiores em alimentação e bebidas por consequência da pandemia; 69% responderam que também aceitam o aumento de preços por quarto reservado;

 

• Ao mesmo tempo, 90% dos estabelecimentos consultados afirmam que têm planos de aumentarem os preços ou já aumentaram, com valores até 10% maiores. 

 

O que podemos entender, a partir desses insights, é que, ao mesmo tempo em que houve um aumento no preço dos hotéis, há o entendimento por parte do cliente de que a medida se tornou necessária, e a disposição a pagar por isso

 

E não apenas em regiões distantes e super turísticas, mas também em locais próximos, em feriados e momentos específicos. 

 

Para a Hotelier News, veículo especializado em hospitalidade, algumas das principais tendências levantadas por especialistas consultados para a indústria em 2022 e 2023, apontam a volta forte do bleisure – modalidade de quem viaja unindo trabalho e lazer, mas adequa as datas para aproveitar o destino, passando mais tempo na hospedagem. 

 

Além disso, com a nova flexibilidade dos escritórios e o trabalho híbrido, os hotéis e demais estabelecimentos de hospedagem precisam estar preparados para esse novo público, que não está diretamente ligado ao lazer, mas quer viver uma experiência diferenciada onde estiver.

 

Existem lacunas que podem e devem ser preenchidas com as mudanças de consumo, aprimorando a experiência do hóspede. Com o consumo estando cada vez mais consciente, o desafio para o estabelecimento é conquistar a confiança e a escolha do hóspede em meio a outras opções. E é aqui que a música pode entrar como fator decisivo para uma experiência positiva.

 

Música ambiente para hotel além do entretenimento

 

Utilizar a música como ferramenta para criar ambientes acolhedores é uma prática realizada em variados tipos de espaços, e com cada vez mais presença em diversos negócios. Aliás, o uso de elementos sensoriais, como sons, aromas e texturas, são discutidos como possibilidade de prática de marketing desde o início dos anos 2000. 

 

Ainda que não seja uma novidade, existe muito espaço não explorado no ramo para negócios e profissionais desbravarem as sensações como ferramenta para reforço de marca. E, também, para ganhar destaque entre os concorrentes

 

Na hotelaria, que é o nosso foco de discussão, a música ambiente para hotel pode tanto tornar a estada mais amistosa quanto acelerar a permanência dos clientes no local e a rotatividade de pessoas nos espaços disponíveis. Como acontece em outros grandes espaços.

 

Escolha uma das playlists abaixo para entender a teoria na prática:

 

• Música ambiente que os clientes amam

 

 

• Música ambiente para shopping e hotel

 

 

O entretenimento em hotéis, resorts e outros locais de hospedagem, ganha destaque entre os hóspedes, principalmente quando localizados em regiões turísticas. Tanto é que existe até um profissional designado para criar experiências do tipo – o animador turístico. 

 

Mas, mesmo que o entretenimento não seja o foco do local, músicas para hotéis ajudam a ditar o tom do ambiente. Seja ele uma recepção lotada no momento do check-in e check-out, ou em um bar sem clientes. A atmosfera ganha novas “cores” através da música. 

 

Agora, falando sobre o estudo por trás da trilha sonora perfeita, precisamos entender alguns pontos-chave no momento de desenvolver a estratégia de music branding e determinar a melhor música ambiente para hotel:

 

• Público-alvo;

 

• Espaços disponíveis (bar, restaurante, academia, lounge);

 

• Tempo médio de permanência dos clientes em cada ambiente.

 

Antonio Chaves e Lluís Mesalles, autores especializados em animação para hotéis, levantaram outros pontos relevantes para aprimorar a experiência dos clientes em hotéis na obra “O Animador”, de 2001, que podemos adequar para a realidade atual dentro do contexto de music branding. São eles:

 

Atração – da atenção dos clientes, despertando curiosidade e motivando;

Adequação – ao tipo de público, ao espaço, aos momentos;

Oportunidade – de locais apropriados, com estudo prévio e uma programação definida;

Diversificação – de novos sons, evitando a repetição das músicas, desbravando novos artistas. 

 

Quando falamos de hotelaria e turismo, a experiência do hóspede é um dos principais fatores que determina o sucesso do estabelecimento e, por consequência, a boa avaliação – que pesa na decisão de novos clientes na hora de escolher uma hospedagem. 

 

O bom uso de música ambiente para hotel pode impactar positivamente na percepção dos clientes e na experiência vivida no local.

Veja também

• 10 Playlists de Música Ambiente para Bares e Restaurantes no Youtube e Spotify

 

• Playlists como Plataformas de Experiência: quando as listas de música ganham vida fora do streaming

 

Sobre direitos autorais das músicas tocadas em hotéis

 

Em relação ao uso indiscriminado das obras e o pagamento de direitos autorais aos artistas relacionados, é preciso ter cautela para evitar questões legais que possam prejudicar a marca.

 

Para utilização de obras protegidas por direitos autorais em hotéis como música ambiente, é necessária a arrecadação desses direitos pelo ECAD

 

No entanto, estratégias de music branding envolvem muito mais que música ambiente. O uso de playlists com curadoria profissional, através de plataformas de streaming, como o Spotify e a Deezer, é uma excelente opção para trabalhar o music branding de espaços com grande fluxo de público. 

 

E nós somos especialistas em desenvolver playlists no Spotify para empresas, com cases de sucesso em variados estabelecimentos. Conheça nossos cases de sucesso.

 

Inspire-se com o case Japaratinga Lounge Resort

 

O Japaratinga Lounge Resort, localizado em Japaratinga, Alagoas, apostou no music branding para se destacar dos concorrentes locais e reforçar a identidade da marca.

 

Por ser um Resort All Inclusive Premium, o público que frequenta é vasto e abrange idades variadas, mas é habituado ao consumo de alto valor. 

 

A partir de vários estudos realizados aqui, pelo Bananas, desenvolvemos playlists que retratam os atributos sonoros identificados na marca (Tropical, Diferente e Alegre).

 

O resultado está no case, disponível no aqui no link. E uma playlist do resort no Spotify, para que todos possam se sentir próximos ao calor e ao mar de Japaratinga: 

 

 

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Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Converse com nossos especialistas para entender como a música pode transformar a experiência do cliente e receba rapidinho um orçamento personalizado 🙂

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