04 benefícios de contratar uma agência de Music Branding para sua marca

 

 

Conheça os benefícios de ter uma empresa de Music Branding cuidando da estratégia musical da sua marca

 

 

Se você está aqui no blog do Bananas, provavelmente já leu outros textos onde falamos sobre todos os ganhos que uma estratégia de music branding pode trazer para as marcas. Mas não custa relembrar - até porque, ao contrário da afirmação anterior, você pode ser novato no assunto e aqui no site.

 

Exemplificando com cases onde atuamos com empresas de todo o país dos mais variados segmentos, vamos mostrar para você 4 pontos positivos. Pode acreditar, esses são só alguns deles, mas já é possível ter uma ideia dos benefícios alcançados.

 

Spoiler: você constrói a imagem da sua marca no imaginário dos clientes e do público em geral, cria um ambiente mais favorável às vendas e ainda pode proporcionar uma experiência de trabalho agradável e motivadora para os colaboradores. Vem ver!

 

1) Pesquisa e curadoria musical feita por um time de especialistas

 

Em estabelecimentos onde ainda não se atingiu certo grau de maturidade no entendimento da marca parece natural que o proprietário ou mesmo um vendedor escolha a trilha sonora. Contudo, conforme o conhecimento sobre como a identidade da marca é decisiva para a sua relação com o público, e consequentemente o resultado de vendas, pensar o marketing sensorial é algo natural.

 

É aí que entra o music branding e o que ele tem de fundamental: curadoria musical feita por pessoas para pessoas.

 

No Bananas, temos um time de pesquisa e curadores de música, além de colaboradores ao redor do mundo, que nos possibilita atender os mais variados clientes com a atenção e a especificidade que cada um merece.

 

São eles que fazem com que cada projeto musical auxilie a efetivação de negócios, construa o imaginário sobre a marca e reforce a identidade de marca através da música.

 

Nosso trabalho aproveita tudo que a tecnologia pode oferecer - dos algoritmos nas plataformas de streaming ao home office -, mas acreditamos na importância do toque humano na hora de escolher a música certa para chamar a atenção de… humanos!

 

 

 

O know-how do nosso time de especialistas está embasado e se transforma em estratégia por meio de três pontos: pesquisa, curadoria musical e o Concept:

 

Pesquisa musical

 

Antes mesmo de ter um cliente em mente, nós, que fazemos a curadoria de music branding aqui no Bananas, estamos pesquisando constantemente. É o nosso interesse genuíno por música e tudo relacionado a essa forma de expressão artística que nos faz estar sempre ligados às tendências, movimentos e estilos musicais. É preciso estar sempre atualizado sobre como a música dialoga com as pessoas para oferecer um serviço de curadoria apurado.

 

Curadoria Musical

 

O processo de curadoria acontece a partir do momento em que iniciamos um projeto. Esse é o instante em que o emaranhado de influências e informações que o nosso time possui sobre música (e branding) começa a ser organizado. Na curadoria, agregamos tudo aquilo que dialoga com o DNA de uma marca, instituição ou causa de forma que a sua identidade musical tenha alinhamento total.

 

Concept, a metodologia do Bananas

 

Por fim, após os processos de pesquisa e curadoria - que de certa forma nunca acabam, mas chegam a um ponto de maturação - dão lugar à elaboração do Concept, nossa metodologia própria para o desenvolvimento da identidade musical de uma marca ou projeto.

 

Por meio de pesquisas junto aos públicos interno e externo, agregando o conhecimento trazido pela pesquisa e pela curadoria, chegamos aos estilos, artistas e músicas que melhor refletem uma marca, dialogando diretamente com seus consumidores.

 

Nosso time de curadoria musical está de ouvidos ligados todo o tempo, trazendo toda a sua bagagem para reverter em resultados positivos para nossos clientes por meio de music branding.

 

2) Tecnologia que garante unidade musical entre as lojas

 

 

Talvez a face mais conhecida para muitas pessoas do music branding seja a playlist que toca enquanto você caminha entre os corredores do supermercado ou uma loja, com música e avisos. Também conhecida como rádio indoor, música ambiente ou trilha sonora, essa ação é bastante relevante para pontos de venda, e se torna ainda mais efetiva dentro de uma estratégia exclusiva de music branding.

 

Nesse sentido, para entregar o melhor das nossas playlists às mais de mil lojas no Brasil e no mundo onde estamos presentes hoje, oferecemos o Bananas Player, um programa exclusivo, com reprodução totalmente offline.

 

O Bananas Player dá acesso a cada um dos nossos clientes de suas playlists personalizadas com troca automática por horário, inclusão gratuita de spots comerciais e informativos, garantindo mensalmente mais de 70 horas de músicas que fogem de repetições, com novidades para colaboradores e público em geral. Com ele, ainda é possível agrupar feedback dos colaboradores sobre as playlists das lojas.

 

3) Reports personalizados e atendimento exclusivo

 

A tecnologia proporcionada por uma empresa de music branding como o Bananas não vai somente até o momento do ‘play’, como mostramos com o Bananas Player. Nosso processo de inteligência de dados mede o resultado das trilhas com um dashboard que, assim como o player, também é exclusivo e desenvolvido pelo nosso time de tecnologia.

 

 

Essa é uma das formas com as quais conseguimos mensurar e entregar conteúdo musical que vai muito além do gosto ou pesquisa de nossos curadores: são músicas que ajudam a motivar os funcionários e criam uma experiência ideal para quem está em um momento de decisão de compra.

 

Com as atualizações periódicas das playlists, nossos clientes recebem relatórios sobre o uso do player e insights sobre a relação da marca com a música. É possível conferir quais lojas estão utilizando o player de rádio indoor e qual o tempo de reprodução em cada uma delas, além de indicadores de performance.

 

Por meio do dashboard, assim como no Bananas Player, é possível registrar feedback sobre as músicas e playlists. Nossos canais virtuais também proporcionam o contato dos clientes com o time de curadoria responsável pela marca, resultando em um atendimento especializado e exclusivo.

 

4) Interação com o público além do ponto de venda

 

Como gostamos de apontar em nossos conteúdos aqui do site, o music branding não deve ficar restrito a estratégias e ações em pontos de venda. A música é uma poderosa ferramenta de interação com o público, sendo um ponto de contato potencial em todos os momentos do dia das pessoas.

 

É só lembrar o quanto você mesmo ouve música: provavelmente logo que acorda pela manhã você já tem uma playlist predileta, passando por uma trilha ideal para trabalhar, ir para a faculdade, praticar atividade física, pegar a estrada, relaxar…

 

Quase todos os momentos do dia podem vir embalados por uma playlist ideal e, sendo assim, estratégias de comunicação envolvendo music branding são uma possibilidade de ‘conversar’ com as pessoas em diferentes situações ao longo do dia, gerando uma interação mais genuína e lembrança efetiva de uma marca.

 

Confere a seguir alguns cases nossos onde desenvolvemos ações desse tipo junto aos clientes - talvez uma ou mais se apliquem à sua marca:

 

Spotify para Empresas

 

 

Somos a primeira agência especializada em estratégias e ações para empresas no Spotify no Brasil. Com a experiência que adquirimos, podemos afirmar que, com planejamento e execução alinhados, a plataforma oferece uma grande oportunidade de estreitar o relacionamento entre marca e clientes.

 

Na criação de playlists para a plataforma, temos o case do Iguatemi Porto Alegre. O shopping é referência em inovação e contemporaneidade, na capital gaúcha, e cada uma de suas trilhas no Spotify reforça características deste posicionamento.

 

Iniciamos o trabalho de music branding para o mall em 2015, tendo como foco inicial criar uma identidade sonora que comunicasse o DNA de marca em sua rádio indoor. Nesse primeiro momento aplicamos nossa metodologia exclusiva, o Concept, chegando a playlists que traduziam moods essenciais, de atualidade, vibração e jovialidade.

 

Abra a busca do Spotify, clique no ícone de foto e escaneie este código para ouvir uma das playlists do Iguatemi Porto Alegre no seu celular.

 

O Iguatemi Porto Alegre reposicionou sua marca em 2019, tendo como características centrais em seu branding o bem estar e equilíbrio. Com esses temas, foi natural levar a experiência vivida no shopping para seus visitantes por meio das playlists no Spotify.

 

 

 

Shows e eventos musicais

 

 

A música pode estar no ambiente de compra e nos celulares das pessoas, mas a sua encarnação mais autêntica com certeza é em eventos presenciais. Seja em apresentações ao vivo ou mesmo uma discotecagem pensada exatamente para uma ocasião, todo o potencial de engajamento e emoção que essa arte proporciona.

 

Nada melhor que planejar, produzir e executar eventos que promovam o encontro do público em torno da música que toca em suas vidas. Essa é uma frente de ação fundamental para estratégias de music branding 360º. E tivemos a alegria de executar um projeto desses também com a Youcom.

 

Em 2016, realizamos a direção artística do evento “E se essa rua fosse minha?”, onde a Youcom levou música, moda e gastronomia para ruas do centro de São Paulo. O Bananas foi responsável direto pela curadoria e contratação das bandas e dos DJs que se apresentaram - Karol Conka, Holger, Dingo Bells, Selvagem e Dubstrong.

 

E números podem dizer o quão bem-sucedida uma ação - com planejamento e execução refletindo fielmente o music branding da marca - desse tipo pode ser: superamos em quatro vezes a estimativa inicial de público da Youcom. Eram esperadas 2 mil pessoas, mas o evento reuniu cerca de 8 mil espectadores.

 

Conteúdo Musical no Youtube

 

O Youtube é uma das grandes redes sociais e o segundo maior destino das pesquisas feitas na web. E o music branding é uma possibilidade de uma marca se comunicar de maneira autêntica com o público dessa plataforma - onde a música é um dos conteúdos mais consumidos, seja assistindo clipes, apresentações ao vivo ou curiosidades com artistas.

 

 

Aqui, trazemos mais um exemplo de ação com os clientes maravilhosos da Youcom - mas agora em 2019. Planejamos e executamos a estratégia de lançamento do canal da marca no Youtube. Desde então, juntamente com sua agência, somos responsáveis pelas editorias do conteúdo em vídeo, que reforça o DNA jovem e antenado da marca de moda.

 

Claro, essas são só algumas possibilidades. O music branding é um campo muito aberto à criatividade. Ações inovadoras têm tudo a ver com música!

 

Extra | Depoimentos de marcas

 

Bom, você leu até aqui e pode se perguntar: se uma agência de music branding é tão positiva para um negócio, por que ainda não vi o depoimento dos clientes do Bananas? Como dizia um bordão humorístico e os apresentadores dos canais de vendas pela TV - eu sei que você conhece -, “seus problemas acabaram”.

 

Dá play e confere o que a Flávia, da Lojas Gang, fala sobre a parceria com uma agência de music branding - que por acaso é o Bananas:

 

 

Se você quiser entender melhor como a nossa mágica acontece e como a música pode trabalhar pela sua marca, não deixe de falar com a gente :)