TikTok para Marcas: entenda o uso da música na plataforma

Confira mais sobre o comportamento e uso da música no app, as discussões atuais ao redor dos direitos autorais e confira nossa seleção de cases interessantes para inspirar a criação da sua próxima campanha utilizando a melhor trilha sonora para o TikTok.

TikTok para Marcas: entenda o uso da música na plataforma

 

O Tiktok teve um crescimento estrondoso no Brasil a partir de 2020 e se tornou uma importante ferramenta estratégica de comunicação e interação com o público consumidor de uma marca.

 

E se engana quem acha que somente adolescentes estão interagindo na plataforma. Segundo o DataReportal, o TikTok hoje já conta com mais de 80 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil, número que é inferior apenas ao dos Estados Unidos e ao da Indonésia.

 

A música e o som são fundamentais na experiência do usuário no TikTok e desempenham um papel crucial na criatividade e na capacidade da comunidade de desencadear momentos culturais. Na verdade, 88% dos usuários do TikTok afirmam que o som é essencial para a experiência na plataforma e 68% se lembram melhor de marcas que utilizam músicas de que gostam em seus vídeos.

 

O algoritmo da plataforma favorece a entrega de conteúdo para um público amplo, enquanto a diversidade de temas e o formato de vídeo de até 3 minutos proporcionam uma experiência única.

 

Com isso, as marcas podem se destacar no TikTok aproveitando as tendências, criando conteúdo autêntico ou até mesmo participando dos desafios em alta. O potencial orgânico de alcance é enorme, desde que o conteúdo seja relevante e esteja alinhado com as preferências do público.

 

Entenda o uso da música na plataforma, as discussões atuais ao redor dos direitos autorais e veja nossa seleção de cases interessantes para inspirar a criação da sua próxima campanha utilizando a música e o TikTok.

 

Um panorama da importância da música para o TikTok 

 

A natureza sound on do TikTok é a grande responsável por toda a movimentação da indústria da música ao redor do aplicativo. Hoje ele já se consolidou como uma ferramenta de descoberta musical, e não à toa – vários dos hits que compõem os principais charts de consumo musical viralizaram primeiro no TikTok.

 

Já para o aplicativo, esse movimento é o que mantém o engajamento da comunidade, que adora descobrir novos sons e depois torná-los seus. Os usuários do TikTok não consomem áudio apenas passivamente; na verdade, eles criam vídeos originais a partir de sons compartilhados por outras pessoas e marcas. 

 

A colaboração criativa em grande escala entre pessoas está incorporada na própria natureza do TikTok – e o som é o elemento que une essas relações.

 

Devido a essa “co-dependência” entre indústria musical e o TikTok, o aplicativo vem lançando várias parcerias e programas para estimular o uso da música nos conteúdos e para alimentar cada vez mais essa tendência de viralização com intuito de entreter – e fidelizar – os usuários. 

 

Parcerias com gravadoras, distribuidoras musicais e artistas independentes são algumas das ações mais significativas da empresa para ajudar na adoção da plataforma como ferramenta de crescimento e promoção de músicas e carreiras artísticas.

Mas como ficam os direitos autorais no uso comercial da música?

 

É muito importante para o gestor de marketing, que tem o TikTok como ferramenta estratégica de comunicação – ter conhecimento básico sobre as discussões ao redor do licenciamento de músicas para uso comercial na plataforma.

 

Ninguém quer uma estratégia de campanha prejudicada porque a música escolhida foi removida do TikTok ou ter os conteúdos derrubados devido ao uso indevido da música.

 

Mirando os 68% de usuários que se lembram melhor de uma marca quando apresentam músicas de que gostam em seus vídeos, o aplicativo tem a Biblioteca Comercial de Música gratuita, que dá acesso a centenas de milhares de músicas e sons licenciados para usar no TikTok. 

 

Além disso, em maio de 2023, o app de vídeos curtos ampliou seu programa “Artist Impact Program”, viabilizando que artistas monetizem suas músicas através de conteúdo de marcas, oferecendo oportunidades mais significativas para artistas e marcas trabalharem juntos.

 

Queremos ajudar a desenvolver a indústria de sincronização para aproveitar a velocidade e a escala da publicidade digital e do vídeo de formato curto. Nosso objetivo é fornecer às marcas uma biblioteca de música segura e ampla para usar em seu conteúdo, abrindo novos fluxos de receita para os artistas que a alimentam”, afirma Bryan Cosgrove, diretor de música comercial e licenciamento criativo no TikTok.

 

Atualmente, utilizar essa biblioteca é a maneira mais segura de não ter problemas com direitos autorais.

 

Estratégias para utilizar a música no TikTok

Veja alguns cases de marcas que usaram a música como um pilar de comunicação com a comunidade através dos recursos do TikTok for Business.

 

Envolver a comunidade do TikTok na criação da campanha

 

A Motorola criou junto com o TikTok uma campanha de lançamento para o novo Razr V4 Ultra, versão atual de um grande sucesso da marca nos anos 2000.

 

Para isso, a cantora Gloria Groove foi convidada para criar uma nova versão de outro ícone – “Oops…! I did it again“, imortalizada pela Britney Spears –, música que ficou famosa bem na época em que o V3 original estava em alta. A regravação ia simbolizar a renovação da linha, agora no Razr 40 Ultra.

 

 

A estratégia envolveu, além da regravação da música, o lançamento de um videoclipe e um branded mission – solução que convida a comunidade a criar vídeos a partir de um desafio proposto pela marca.

 

Esses conteúdos tiveram mais de 77M de visualizações, que, para a marca, representaram um salto de 86% nos resultados, em relação à campanha anterior.Foi suficiente para fazer a Motorola ser uma das empresas mais mencionadas pela comunidade no período, conquistando 36% do Share of Voice das empresas de tecnologia com o hit da Glória Groove bombando.

 

Criar músicas originais para campanhas no TikTok 

 

McDonald´s, Trident e Pizza Hut são algumas marcas que já adaptaram a cultura da criação de jingles e músicas originais para a versão TikTok.

 

Em uma tentativa de alcançar um grande público de consumidores mais jovens e cansados ​​de anúncios, abraçando a viralidade da música no TikTok, os principais profissionais de marketing começaram a transferir seus esforços de sound branding para a plataforma, trabalhando com os principais criadores e músicos líderes em músicas originais criadas com o TikTok.

 

A marca Pizza Hut convocou Jon Moss, um criador com mais 7 milhões de seguidores no app que muitas vezes se autodenomina um mascote não oficial da rede, para criar uma música tema para sua pizza estilo Detroit.

 

 

Dicas práticas para marcas no TikTok 

 

Conheça a audiência: Entenda os gostos musicais de sua audiência e incorpore músicas relevantes em seus vídeos para criar uma conexão emocional mais autêntica.

 

Mantenha-se atualizado com as tendências: Esteja atento às músicas populares e tendências de áudio no TikTok e incorpore-as nos vídeos para aumentar o engajamento e a relevância.

 

 

Utilize músicas licenciadas: Ao usar músicas nos vídeos, certifique-se de que elas são licenciadas para evitar problemas de direitos autorais e garantir uma experiência positiva para sua audiência e evitar problemas futuros.

 

Crie trilhas sonoras originais: Considere criar trilhas sonoras originais para os vídeos, o que pode ajudar a destacar a marca e reforçar uma identidade sonora única.

 

Integre a música à narrativa: Use a música de forma estratégica para complementar a narrativa dos vídeos e criar uma experiência imersiva mais reconhecível para sua audiência.

 

Colabore com artistas: Explore oportunidades de colaboração com artistas e músicos para criar conteúdo exclusivo e assim, atrair novos seguidores a partir da identificação com a identidade sonora da marca.

 

Incentive a participação do público: Crie desafios musicais e convide a audiência a participar, seja compartilhando vídeos com as músicas indicadas e/ou criando coreografias e challenges originais.

 

A importância da estratégia de music branding

 

Nos dois exemplos citados anteriormente, conhecer a identidade musical da marca certamente foi um dos fatores mais importantes no desenvolvimento do projeto e determinantes para seu sucesso.

 

Tanto para criar uma música original quanto para convidar um artista musical para ser o rosto da campanha, é necessário entender quais os atributos de identidade que a marca gostaria de transmitir para o público nessa campanha e qual a melhor forma de traduzir isso em música.

 

Aqui no Bananas Music desenvolvemos uma metodologia exclusiva para definir a identidade musical de uma marca e seus atributos sonoros. Partindo de uma imersão no posicionamento do cliente e demais informações do briefing, criamos as hipóteses que irão nortear o projeto. 

 

Dessa forma, todas as referências e informações compiladas pelo nosso time e que dialogam com o DNA da marca começam a ser organizadas para prever possíveis cenários musicais para aquela demanda.

 

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