Vamos fazer uma pergunta rápida: qual é o primeiro alimento que você relaciona com o momento do café da manhã? Podemos apostar que, para a maioria, a resposta foi pão. Um café preto, quem sabe, mas o pãozinho não pode faltar.
E se perguntássemos qual é o som que você relaciona com café da manhã? Ficou mais complicado de responder, mas nós sabemos. E a psicologia também. Spoiler: não é nenhuma das clássicas músicas que falam sobre tomar café da manhã com quem a gente ama.
Alguns dados interessantes sobre a música em restaurantes
Uma pesquisa realizada pelo MRC Data em 2021 indicou que:
• 81,3% das pessoas prestam atenção na música ambiente que está tocando no restaurante.
• 55,8% consideram importante ter alguma música tocando em restaurantes.
• 40,8% dos consumidores tendem a gastar mais tempo e dinheiro em restaurantes (e demais comércios) se gostarem da música que está tocando.
Começamos trazendo esses dados para mostrar a importância de escolher músicas adequadas para tocar em restaurantes. Os clientes são influenciados pela música enquanto consomem e isso irá refletir diretamente no tempo que irão passar no estabelecimento – e o quanto vão gastar.
Entendendo os diferentes momentos de um restaurante
No exemplo que apresentamos sobre o café da manhã, é possível dividir a situação em dois tipos de estabelecimentos. O primeiro pode ser um restaurante ou comércio moderno, com estilo grab-and-go, que possui como objetivo final tornar a vida dos consumidores mais prática. Aqui, não há espaço para que o cliente faça muitas escolhas estendidas, sente de maneira calma e aprecie o café.
O movimento precisa ser mais rápido, com escolhas objetivas, alimentos dispostos em prateleiras acessíveis e… Uma playlist com músicas mais agitadas, populares, modernas, em volume moderado.
As características musicais citadas auxiliam na aura do ambiente, que se torna mais propício a escolhas rápidas, já que oobjetivo é mesmo permanecer o menor tempo possível, consumindo o necessário e levando algo para comer depois.
Agora vamos considerar que o seu café da manhã nesse dia específico será em formato de brunch. Este é um espaço destinado à apreciação dos mais variados alimentos, com tempo e calma, quase um evento com duração de uma manhã inteira. Na playlist desse restaurante, o brunch pode ser acompanhado de um jazz suave ao fundo, talvez MPB ou outro gênero, mas nada que gere pressa ou cause um tipo de competição com a sua atenção junto à comida.
O exercício que apresentamos aqui pode ser replicado em outras modalidades de bares, bistrôs, cafés e restaurantes. Se pudéssemos resumir em uma frase: o que toca no seu negócio tem impacto no que e no quanto o seu cliente irá consumir.
Agora imagine também que o mesmo restaurante, além de servir o seu brunch especial, funciona no horário de almoço, faz uma programação especial para o happy hour, possui um bar para receber os clientes que não possuem mesa reservada porque, ainda, trabalha com pratos especiais e catálogo de vinhos durante o jantar. É mole?
Nesse caso, cada programação (ou os principais momentos do restaurante) demanda uma trilha sonora diferente, com playlists relativas ao mood dos clientes presentes.
Inclusive, nós falamos sobre a importância da música em bares e restaurantes estudando alguns dos nossos clientes, confira mais aqui.
Música para restaurante alegre, intimista ou calmo: qual é o humor do seu espaço?
Considerando os principais momentos que levantamos antes, entendemos a necessidade de considerar os diferentes tipos de humor em cada situação.
Algumas situações falam por si: o happy hour, necessariamente, será um período mais animado do local, com músicas mais agitadas e em volume alto.
Mas, em um jantar intimista, a mesma playlist alegre pode causar desconforto em quem estiver presente. Portanto, podemos pensar em uma segunda lista de músicas para o jantar, com toques mais calmos, volume baixo, para que o foco seja o que está sendo servido.
No bar, nem tão calmo, nem tão agitado. É um momento de espera mas que pode ser descontraído (ainda mais regado a drinks enquanto a mesa não fica pronta).
Rapidamente, temos, ao menos, quatro playlists diferentes para desenvolver. E, claro, sempre considerando que a lista de músicas deve ser longa o suficiente para que cada cliente não ouça uma faixa repetida muitas vezes. O número ideal de músicas é relativo para cada caso – ainda mais quando prezamos pela qualidade do que está sendo tocado.
Outros fatores a serem considerados:
• Músicas mais lentas influenciam que os clientes permaneçam mais tempo no local (comendo com calma), e até aceitem esperar um pouco mais para que a mesa seja preparada (mantendo a calma).
• Músicas ambiente com volume alto podem ocasionar uma rotatividade maior de clientes, por causar o efeito contrário do fato anterior (as pessoas comem mais rápido).
• Na dúvida, para um jantar, músicas clássicas tendem a ser bem aceitas com frequência (e fazem a comida parecer ainda mais chique).
• Para atrair os jovens, aposte em músicas mais agitadas, como no caso dos happy hours.
• Mas evite manter o ambiente sem música de background. A falta de ruídos externos pode deixar os clientes constrangidos, por aumentar a possibilidade de outras pessoas escutarem o que estão falando.
Em outro texto, fizemos um levantamento de playlists públicas, disponíveis no YouTube e no Spotify que podem dar um norte nas suas escolhas. Clique aqui para conferir.
6 playlists para restaurante, considerando cada momento, e 4 extras para bares
Enquanto a teoria começa a fazer sentido para você, separamos algumas de nossas playlists para ambientação de bares e restaurantes, segmentadas de acordo com os momentos que falamos anteriormente.
Escolha a que mais combina com a sua proposta de negócio e bote a música para falar por sua marca:
Playlist para café da manhã
Playlist para brunch
Playlist para restaurante
Playlist de lounge para bares e restaurantes
Playlist para happy hour no bar
Playlist para bar de drinks
E, conforme prometido, aqui estão mais 4 extras, voltadas a bares e restaurantes que querem promover uma vibe diferente na ambientação:
Playlist de rock para pubs
Playlist de bar cool
Playlist para cervejaria
Playlist de rock para hamburgueria
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Somos apaixonados por transmitir sensações e proporcionar experiências de marca autênticas por meio do som e da música. A sua marca pode e deve estar presente na cabeça – e nos ouvidos – dos seus clientes. 🙂 Fale agora com o nosso time e receba rapidinho um orçamento personalizado!