Música para marcas: 11 anos de histórias com Bananas Music

Há 11 anos a Bananas Music tem sido parceira de grandes marcas que buscam conexão autêntica com seu público através do poder da música. Vem com a gente relembrar um pouco dessa história de muitos projetos musicais para marcas!

Música para marcas: 11 anos de histórias com Bananas Music

Já pensou em como uma trilha sonora pode marcar a vida das pessoas?

Por aqui, nós sempre acreditamos que a música importa

Uma das maiores paixões nacionais, tem a capacidade única de transformar momentos, espaços e campanhas em experiências inesquecíveis. 

11 anos a Bananas Music tem sido parceira de grandes marcas que buscam conexão autêntica com seu público através do poder da música.

E hoje – um dia especial pra nós, viemos relembrar um pouco dessa história com você relembrando momentos e projetos que nos marcaram!

Confira:

2013

Tudo começou como um projeto paralelo dos sócios Juli Baldi e Rafael Achutti. A ideia era atender a demanda por playlists de música ambiente em Porto Alegre/RS.

Juli Baldi e Rafa Achutti
Juli Baldi e Rafa Achutti no início da Bananas Music

O primeiro cliente a gente nunca esqueceu

A partir da concessionária local Ford Copagra – nosso primeiro cliente – vimos cada vez mais negócios apostarem na música como um diferencial estratégico – e foi o que impulsionou a recém criada “Bananas Music Branding”

Concessionária Ford Copagra Porto Alegre/RS na época | Fonte: Google
Concessionária Ford Copagra Porto Alegre/RS na época | Fonte: Google

Nossas primeiras playlists para marcas nos streaming de música

Gillette

Logo vieram outros clientes em múltiplos segmentos. E entre eles, recebemos a Gillette, importante marca da Procter & Gamble (P&G)

Ao lado deles, desenvolvemos nossa primeira vez propondo uma ação em plataformas de streaming de música – em um projeto personalizado no Spotify da marca

2014

E seguimos adiante.

No ano seguinte, seguimos aperfeiçoando a entrega de curadoria musical, mas ainda através de dispositivos USB (o famoso pen-drive).

Nesse momento, vimos no aumento nas buscas pelo serviço – especialmente em lojas, bares e restaurantes, a oportunidade de otimizar a solução.

Assim criamos nosso primeiro player – permitindo uma melhoria operacional na curadoria e na gestão das playlists pelos clientes.

Template de uma das primeiras versões do Player Bananas - Bananas Music
Template de uma das primeiras versões do Player Bananas

Youcom

Nesse mesmo ano, nasceu a Youcom – marca de moda e lifestyle jovem da Lojas Renner S.A. – e tivemos o privilégio de crescer lado a lado. 

Fomos convidados para desenvolver a identidade musical e pela sonorização de todas as lojas físicas da marca. Desde então, nos tornamos parceiros em diversas ações dentro e fora das lojas.

2016

Bananas music - início de tudo - sócios Juli Baldi e Rafael Achutti

Nesse ano, nosso time de curadoria cresceu e recebeu um importante suporte, com Emely Jensen no quadro de sócios e assumindo a posição de head da área.

Bananas Music em 2016 - Juli Baldi e Emely Jensen
Na foto: Juli Baldi e Emely Jensen (da esquerda para a direita)

E logo nos tornamos uma penca!

Youcom

Foi um ano marcante também para nossa parceria com a Youcom. A marca, em consolidação no universo jovem, nos desafiou a criar uma experiência sonora que refletisse seu estilo autêntico e conectado com as tendências.

Como parte da campanha #youcomnarua nasceu uma super festa de rua que fechou o centro de São Paulo. O evento, intitulado “E Se Essa Rua Fosse Sua?”, contou com diversas atrações, incluindo a cantora Karol Conká

No local, foi montada uma pop-up store para lançar a coleção e ativar o projeto Jeans For Change. A ideia era incentivar a troca de jeans usados de qualquer marca por peças novas da Youcom. 

Youcom evento #EseEssaRuaFosseSua - Bananas Music
Youcom evento #EseEssaRuaFosseSua | Fonte: Divulgação – Facebook

Esse momento da parceria reafirmou o poder da música em eventos e ativações de marca. A curadoria buscou conectar música, moda e atitude de um jeito novo, colocando a Youcom em destaque e criando um vínculo com o público-alvo.

Ford Brasil

Lembra da pequena concessionária Ford no início da nossa história? 

Entre 2016 e 2019, fomos convidados pela própria Ford Brasil para a criação e gestão do canal da marca no Spotify.

Em um momento que poucas marcas apostavam nos streaming de música como canal relevante, conseguimos estreitar o relacionamento com o Spotify e diversas outras plataformas, buscando aperfeiçoar esse tipo de entrega.

Adotando a estratégia de transformar o canal em uma plataforma de relacionamento com os consumidores. Para cada carro foi criada uma persona musical que expressava seus valores e associações de marca por meio da música. 

⭢ Leia mais sobre nossa parceria e explore as playlists exclusivas para o Ford Mustang

2017

Motorola

A convite da Motorola, demos um importante passo na conexão de uma marca com a música: mapeamos as cenas musicais das cidades brasileiras como parte do projeto Hello Cidades.

O objetivo era incentivar as pessoas a se reconectarem com suas cidades e com elas mesmas, usando a tecnologia de forma equilibrada, convidando o público a construir uma nova relação com o espaço onde vive.

O projeto, que incluía São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, propôs usar os smartphones como ferramenta para viver o ambiente urbano, sem se desconectar da realidade.

A partir do mapeamento sobre a cultura musical das cidades, nossa  curadoria musical se empenhou em capturar a essência sonora de cada cidade através de playlists refletindo a cultura local. 

Apresentamos cenas musicais em ascensão, artistas consagrados no imaginário local e principalmente oferecer a descoberta de novas sonoridades

E não paramos por aí. 

Ford Brasil

Ainda em 2017 recebemos o convite para desenvolver um projeto pioneiro e que marcou nossa jornada.

Dessa vez, recebemos um convite da Ford Brasil para participar da campanha em celebração ao Dia Mundial do Rock

ford on the road no dia do rock - case bananas music e ford brasil

Quando o formato podcast ainda não existia na plataforma, o projeto “Histórias de Rock na Estrada” contou com a cantora Pitty e a banda Scalene nas primeiras playlists comentadas no Brasil. 

Contamos com o suporte do próprio Spotify para fazer essa entrega com exclusividade no Brasil, e foi um sucesso!

⭢ Leia mais sobre o projeto Ford On The Road e ouça as playlists

Associada à nossa curadoria, as playlists traziam relatos em primeira pessoa, onde os artistas compartilhavam histórias de momentos vividos na estrada e curiosidades.

2019

Em 2019, a Bananas Music consolidou-se como referência em curadoria musical estratégica, com uma equipe experiente e projetos inovadores que impactavam cada vez mais marcas e consumidores.

Foi um ano decisivo, em que expandimos o alcance do trabalho e reforçamos nossa expertise em music branding, especialmente pela visão estratégica e insider do mercado musical.

Time Bananas Music em 2016
Parte do time Bananas Music em 2019

RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim

Entre os diversos clientes atendidos nos primeiros anos, alguns foram marcantes para a nossa curadoria. Um deles foi o projeto de identidade musical para o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro. 

Criamos uma experiência musical que começa no espaço físico do RIOGaleão e acompanha o viajante ao longo de sua jornada via Spotify, em qualquer momento do dia. 

Como uma das maiores portas de entrada do país para o mundo, a trilha sonora foi pensada para ser 100% brasileira, apresentando a diversidade de estilos e expressões musicais espalhados pelo país inteiro. 

Assim, temos a alegria de ter a nossa curadoria recebendo viajantes de todo o mundo até hoje!

⭢ Leia mais sobre a música do RIOgaleão e a estratégia de curadoria

Bibi

Ainda em 20219, passamos a colaborar com a Calçados Bibi –  referência no varejo infantil. Nosso time recebeu o desafio de desenvolver uma trilha sonora especial para as lojas da marca por todo o país.

 

Partindo do conceito: cuidado e dedicação com os pequenos, agora e no futuro – elencamos os principais atributos sonoros da Bibi e criamos toda a atmosfera musical presentes nas lojas hoje.

Assim, conseguimos ajudar a marca a padronizar a experiência a nível nacional e garantir que os pilares de branding fossem claros para seu público.

⭢ Conheça mais sobre nossa parceria com marcas do varejo infantil

Mapa dos Festivais

Criado como uma iniciativa de reunir e organizar os dados sobre festivais de música por todo o Brasil, rapidamente se tornou um portal relevante, ganhou seus próprios canais e uma base de fãs.

@mapadosfestivais

Chegou, ele o mais aguardado: o guia definitivo para você DESTRAVAR o Rock In Rio com @trident_brasil! Nós, aqui do Mapa dos Festivais, vamos te ajudar a passar por todos os obstáculos que podem surgir no festival. Vem com a gente! 🚀

♬ som original – Mapa dos Festivais

O Mapa evoluiu e hoje é a maior plataforma de mapeamento e conteúdo sobre festivais de música no país. Buscando oferecer uma visão completa do cenário e conectar público, festivais e marcas dentro do ecossistema. 

2020

Melissa

Mesmo em tempos desafiadores, a música nos uniu. No ano anterior iniciamos a colaboração com a Melissa, marca queridinha do público jovem. 

Fomos convidados pela marca do grupo Grendene – para criar sua identidade sonora consistente e aplicar em todas as lojas do Brasil e do mundo.

Conseguimos transformar a música em um pilar essencial de comunicação para a Melissa, tornando a rádio das lojas Clube Melissa e Mini Melissa uma plataforma de posicionamento no mercado através da descoberta musical.

Loja pop-up Melissa na Galeries Lafayette Haussmann, em Paris -- curadoria musical da Bananas Music
Pop-up Store Melissa na Galeries Lafayette Haussmann, em Paris (2023) | Fonte: Mercado & Consumo

E ao lado dela, desenvolvemos em 2020 a trilha sonora para o lançamento da coleção Melissa Pop, embalada pelo conceito da campanha Be Exta&Ordinary. 

Cada modelo da coleção ganhou sua própria playlist, criada a partir dos atributos de identidade que cada uma inspirava nas consumidoras. 

2021

Cervejaria Black Princess

Quando o mundo inteiro estava ansioso para voltar a se encontrar, a Black Princess – marca do Grupo Petrópolis, confiou ao nosso time a importante missão:  elaborar uma casa de shows temporária para promover a marca e os produtos

Na Black Princess House, a Black Princess criou um ambiente moderno que refletia a identidade da marca, com tatuadores, VJs e uma loja de merchandising

O nosso time ficou responsável por desenvolver um ambicioso projeto de Music Branding, incluindo curadoria musical, direção artística, contratação de 20 artistas e 28 DJs. 

Gerenciamos quase 50 apresentações durante 3 meses! A campanha também envolveu a produção de um podcast gravado ao vivo e a criação da trilha sonora para o ambiente nos momentos sem shows.

⭢ Leia mais sobre o projeto Black Princess House

Gang

Ainda em 2021, ao lado da Gang, usamos a conexão da marca com a cultura urbana para viabilizar o lançamento de uma coleção colaborativa com um artista. A curadoria chegou ao nome do rapper Zudizilla, de Pelotas/RS, estado onde a marca queria focar, para uma série de ações. 

A colaboração começou com o lançamento da coleção exclusiva com ilustrações do próprio artista, inspiradas no álbum “Faça a Coisa Certa – que celebrava 5 anos.

Além de assinar e modelar a coleção, Zudizilla participou da seleção do casting, composto exclusivamente por pessoas negras.

2022

Pão de Açúcar

Desenvolvemos uma estratégia para o Pão de Açúcar, utilizando a música como uma ação de marketing nas redes sociais para celebrar o Dia do Amigo

A campanha reforçou o posicionamento da marca e gerou interação direta com o público no dia 20 de julho. O desafio foi reinserir o Pão de Açúcar no universo musical, aproveitando seu histórico de apoio a festivais, artistas e o famoso jingle “O que faz você feliz”. 

A ação, planejada incentivou os seguidores no Twitter (atual X) a descreverem um amigo usando a hashtag #pãolovers. Em troca, recebiam uma playlist personalizada – criada em tempo real pelo nosso time de curadoria, com base nas características mencionadas. 

Conheça nossa colaboração com o Grupo Pão de Açúcar e ouça as playlists

2023

TNT Energy Drink

No ano passado tivemos a honra de atuar ao lado da TNT Energy Drink – marca do Grupo Petrópolis, na curadoria do Palco TNT para o Primavera Sound 2023

Levar a expertise do Mapa dos Festivais e a curadoria musical do Bananas Music para um dos maiores festivais da América Latina foi um marco. 

Também colaboramos com grandes marcas como Spaten, criando a identidade musical para a Oktoberfest.

E ao lado da Peugeot Brasil, focamos em desenvolver uma seleçaão especial para o lançamento do 208 Turbo. Confira no Spotify:

2024

Esse ano começamos animados por nossa parceria com a XP Inc., focada em transformar a experiência no espaço XP Faria Lima através da curadoria musical. 

Espaço XP Faria Lima | Fonte: XP – Divulgação) - bananas music faz a curadoria musical
Espaço XP Faria Lima | Fonte: XP – Divulgação)

Com um ambiente de alto padrão pensado para proporcionar interações de qualidade com clientes e parceiros, a música ambiente se torna um elemento essencial para reforçar a atmosfera sofisticada e acolhedora do espaço.

Nossa curadoria trouxe uma trilha sonora alinhada aos valores e ao posicionamento já consolidado da XP no mercado. Buscamos promover uma experiência sonora que acompanha o propósito do local de incentivar conexões e facilitar o relacionamento – em um ambiente inspirador.

TOCA UOL

Além disso, estamos preparando playlists recheadas de diversidade junto com o Toca UOL, a mais nova plataforma de música brasileira da UOL. 

A missão do Toca é unir conteúdo e experiências de música, com um radar de novidades apurado. Está sendo uma jornada diária, que aproxima fãs, artistas e marcas, com a nossa curadoria nas diversas playlists exclusivas.

Youcom

E claro, seguimos lado a lado com a Youcom. No início desse ano, colaboramos com a marca na inauguração da primeira loja conceito (flagship) no ParkShoppingBarigüi. 

A proposta de ter uma unidade completamente diferente das demais lojas da marca, seguiu uma atmosfera mais urbana. Toda a decoração da loja foi transformada em uma experiência imersiva de produção de conteúdo.

Loja conceito da Youcom no ParkShoppingBarigüi Curitiba | Fonte: Divulgação - curadoria musical da Bananas Music
Loja conceito da Youcom no ParkShoppingBarigüi em Curitiba | Fonte: Divulgação

Mas o grande destaque foi a programação musical proposta pelo nosso time. O evento contou com um Meet & Greet com Carol Biazin, pocket show da cantora Olivia Bell, enquanto os DJs Beatric e Tui cuidaram da trilha sonora do pré e pós-shows. 

Confira como foi o evento e nossa estratégia de curadoria para a flagship Youcom:

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Ao longo dessa jornada, percebemos que a relação das marcas com o território da música poderia ir muito além das playlists. E esse é um dos horizontes que nos guiará até 2025. 

Nos vemos lá?

Bananas Music - 11 anos de história | 2024 - Music Branding e Curadoria Musical para Grandes Marcas
Time Bananas Music (2023)

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Conheça nossos projetos e descubra como a música pode transformar sua marca.

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