Já pensou em como uma trilha sonora pode marcar a vida das pessoas?
Por aqui, nós sempre acreditamos que a música importa.
Uma das maiores paixões nacionais, tem a capacidade única de transformar momentos, espaços e campanhas em experiências inesquecíveis.
Há 11 anos a Bananas Music tem sido parceira de grandes marcas que buscam conexão autêntica com seu público através do poder da música.
E hoje – um dia especial pra nós, viemos relembrar um pouco dessa história com você relembrando momentos e projetos que nos marcaram!
Confira:
2013
Tudo começou como um projeto paralelo dos sócios Juli Baldi e Rafael Achutti. A ideia era atender a demanda por playlists de música ambiente em Porto Alegre/RS.
O primeiro cliente a gente nunca esqueceu
A partir da concessionária local Ford Copagra – nosso primeiro cliente – vimos cada vez mais negócios apostarem na música como um diferencial estratégico – e foi o que impulsionou a recém criada “Bananas Music Branding”.
Nossas primeiras playlists para marcas nos streaming de música
Gillette
Logo vieram outros clientes em múltiplos segmentos. E entre eles, recebemos a Gillette, importante marca da Procter & Gamble (P&G).
Ao lado deles, desenvolvemos nossa primeira vez propondo uma ação em plataformas de streaming de música – em um projeto personalizado no Spotify da marca.
2014
E seguimos adiante.
No ano seguinte, seguimos aperfeiçoando a entrega de curadoria musical, mas ainda através de dispositivos USB (o famoso pen-drive).
Nesse momento, vimos no aumento nas buscas pelo serviço – especialmente em lojas, bares e restaurantes, a oportunidade de otimizar a solução.
Assim criamos nosso primeiro player – permitindo uma melhoria operacional na curadoria e na gestão das playlists pelos clientes.
Youcom
Nesse mesmo ano, nasceu a Youcom – marca de moda e lifestyle jovem da Lojas Renner S.A. – e tivemos o privilégio de crescer lado a lado.
Fomos convidados para desenvolver a identidade musical e pela sonorização de todas as lojas físicas da marca. Desde então, nos tornamos parceiros em diversas ações dentro e fora das lojas.
2016
Nesse ano, nosso time de curadoria cresceu e recebeu um importante suporte, com Emely Jensen no quadro de sócios e assumindo a posição de head da área.
E logo nos tornamos uma penca!
Youcom
Foi um ano marcante também para nossa parceria com a Youcom. A marca, em consolidação no universo jovem, nos desafiou a criar uma experiência sonora que refletisse seu estilo autêntico e conectado com as tendências.
Como parte da campanha #youcomnarua nasceu uma super festa de rua que fechou o centro de São Paulo. O evento, intitulado “E Se Essa Rua Fosse Sua?”, contou com diversas atrações, incluindo a cantora Karol Conká.
No local, foi montada uma pop-up store para lançar a coleção e ativar o projeto Jeans For Change. A ideia era incentivar a troca de jeans usados de qualquer marca por peças novas da Youcom.
Esse momento da parceria reafirmou o poder da música em eventos e ativações de marca. A curadoria buscou conectar música, moda e atitude de um jeito novo, colocando a Youcom em destaque e criando um vínculo com o público-alvo.
Ford Brasil
Lembra da pequena concessionária Ford no início da nossa história?
Entre 2016 e 2019, fomos convidados pela própria Ford Brasil para a criação e gestão do canal da marca no Spotify.
Em um momento que poucas marcas apostavam nos streaming de música como canal relevante, conseguimos estreitar o relacionamento com o Spotify e diversas outras plataformas, buscando aperfeiçoar esse tipo de entrega.
Adotando a estratégia de transformar o canal em uma plataforma de relacionamento com os consumidores. Para cada carro foi criada uma persona musical que expressava seus valores e associações de marca por meio da música.
⭢ Leia mais sobre nossa parceria e explore as playlists exclusivas para o Ford Mustang
2017
Motorola
A convite da Motorola, demos um importante passo na conexão de uma marca com a música: mapeamos as cenas musicais das cidades brasileiras como parte do projeto Hello Cidades.
O objetivo era incentivar as pessoas a se reconectarem com suas cidades e com elas mesmas, usando a tecnologia de forma equilibrada, convidando o público a construir uma nova relação com o espaço onde vive.
O projeto, que incluía São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, propôs usar os smartphones como ferramenta para viver o ambiente urbano, sem se desconectar da realidade.
A partir do mapeamento sobre a cultura musical das cidades, nossa curadoria musical se empenhou em capturar a essência sonora de cada cidade através de playlists refletindo a cultura local.
Apresentamos cenas musicais em ascensão, artistas consagrados no imaginário local e principalmente oferecer a descoberta de novas sonoridades.
E não paramos por aí.
Ford Brasil
Ainda em 2017 recebemos o convite para desenvolver um projeto pioneiro e que marcou nossa jornada.
Dessa vez, recebemos um convite da Ford Brasil para participar da campanha em celebração ao Dia Mundial do Rock.
Quando o formato podcast ainda não existia na plataforma, o projeto “Histórias de Rock na Estrada” contou com a cantora Pitty e a banda Scalene nas primeiras playlists comentadas no Brasil.
Contamos com o suporte do próprio Spotify para fazer essa entrega com exclusividade no Brasil, e foi um sucesso!
⭢ Leia mais sobre o projeto Ford On The Road e ouça as playlists
Associada à nossa curadoria, as playlists traziam relatos em primeira pessoa, onde os artistas compartilhavam histórias de momentos vividos na estrada e curiosidades.
2019
Em 2019, a Bananas Music consolidou-se como referência em curadoria musical estratégica, com uma equipe experiente e projetos inovadores que impactavam cada vez mais marcas e consumidores.
Foi um ano decisivo, em que expandimos o alcance do trabalho e reforçamos nossa expertise em music branding, especialmente pela visão estratégica e insider do mercado musical.
RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim
Entre os diversos clientes atendidos nos primeiros anos, alguns foram marcantes para a nossa curadoria. Um deles foi o projeto de identidade musical para o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim no Rio de Janeiro.
Criamos uma experiência musical que começa no espaço físico do RIOGaleão e acompanha o viajante ao longo de sua jornada via Spotify, em qualquer momento do dia.
Como uma das maiores portas de entrada do país para o mundo, a trilha sonora foi pensada para ser 100% brasileira, apresentando a diversidade de estilos e expressões musicais espalhados pelo país inteiro.
Assim, temos a alegria de ter a nossa curadoria recebendo viajantes de todo o mundo até hoje!
⭢ Leia mais sobre a música do RIOgaleão e a estratégia de curadoria
Bibi
Ainda em 20219, passamos a colaborar com a Calçados Bibi – referência no varejo infantil. Nosso time recebeu o desafio de desenvolver uma trilha sonora especial para as lojas da marca por todo o país.
Partindo do conceito: cuidado e dedicação com os pequenos, agora e no futuro – elencamos os principais atributos sonoros da Bibi e criamos toda a atmosfera musical presentes nas lojas hoje.
Assim, conseguimos ajudar a marca a padronizar a experiência a nível nacional e garantir que os pilares de branding fossem claros para seu público.
⭢ Conheça mais sobre nossa parceria com marcas do varejo infantil
Mapa dos Festivais
Criado como uma iniciativa de reunir e organizar os dados sobre festivais de música por todo o Brasil, rapidamente se tornou um portal relevante, ganhou seus próprios canais e uma base de fãs.
O Mapa evoluiu e hoje é a maior plataforma de mapeamento e conteúdo sobre festivais de música no país. Buscando oferecer uma visão completa do cenário e conectar público, festivais e marcas dentro do ecossistema.
2020
Melissa
Mesmo em tempos desafiadores, a música nos uniu. No ano anterior iniciamos a colaboração com a Melissa, marca queridinha do público jovem.
Fomos convidados pela marca do grupo Grendene – para criar sua identidade sonora consistente e aplicar em todas as lojas do Brasil e do mundo.
Conseguimos transformar a música em um pilar essencial de comunicação para a Melissa, tornando a rádio das lojas Clube Melissa e Mini Melissa uma plataforma de posicionamento no mercado através da descoberta musical.
E ao lado dela, desenvolvemos em 2020 a trilha sonora para o lançamento da coleção Melissa Pop, embalada pelo conceito da campanha Be Exta&Ordinary.
Cada modelo da coleção ganhou sua própria playlist, criada a partir dos atributos de identidade que cada uma inspirava nas consumidoras.
2021
Cervejaria Black Princess
Quando o mundo inteiro estava ansioso para voltar a se encontrar, a Black Princess – marca do Grupo Petrópolis, confiou ao nosso time a importante missão: elaborar uma casa de shows temporária para promover a marca e os produtos.
Na Black Princess House, a Black Princess criou um ambiente moderno que refletia a identidade da marca, com tatuadores, VJs e uma loja de merchandising.
O nosso time ficou responsável por desenvolver um ambicioso projeto de Music Branding, incluindo curadoria musical, direção artística, contratação de 20 artistas e 28 DJs.
Gerenciamos quase 50 apresentações durante 3 meses! A campanha também envolveu a produção de um podcast gravado ao vivo e a criação da trilha sonora para o ambiente nos momentos sem shows.
⭢ Leia mais sobre o projeto Black Princess House
Gang
Ainda em 2021, ao lado da Gang, usamos a conexão da marca com a cultura urbana para viabilizar o lançamento de uma coleção colaborativa com um artista. A curadoria chegou ao nome do rapper Zudizilla, de Pelotas/RS, estado onde a marca queria focar, para uma série de ações.
A colaboração começou com o lançamento da coleção exclusiva com ilustrações do próprio artista, inspiradas no álbum “Faça a Coisa Certa“ – que celebrava 5 anos.
Além de assinar e modelar a coleção, Zudizilla participou da seleção do casting, composto exclusivamente por pessoas negras.
2022
Pão de Açúcar
Desenvolvemos uma estratégia para o Pão de Açúcar, utilizando a música como uma ação de marketing nas redes sociais para celebrar o Dia do Amigo.
A campanha reforçou o posicionamento da marca e gerou interação direta com o público no dia 20 de julho. O desafio foi reinserir o Pão de Açúcar no universo musical, aproveitando seu histórico de apoio a festivais, artistas e o famoso jingle “O que faz você feliz”.
A ação, planejada incentivou os seguidores no Twitter (atual X) a descreverem um amigo usando a hashtag #pãolovers. Em troca, recebiam uma playlist personalizada – criada em tempo real pelo nosso time de curadoria, com base nas características mencionadas.
Conheça nossa colaboração com o Grupo Pão de Açúcar e ouça as playlists
2023
TNT Energy Drink
No ano passado tivemos a honra de atuar ao lado da TNT Energy Drink – marca do Grupo Petrópolis, na curadoria do Palco TNT para o Primavera Sound 2023.
Levar a expertise do Mapa dos Festivais e a curadoria musical do Bananas Music para um dos maiores festivais da América Latina foi um marco.
Também colaboramos com grandes marcas como Spaten, criando a identidade musical para a Oktoberfest.
E ao lado da Peugeot Brasil, focamos em desenvolver uma seleçaão especial para o lançamento do 208 Turbo. Confira no Spotify:
2024
Esse ano começamos animados por nossa parceria com a XP Inc., focada em transformar a experiência no espaço XP Faria Lima através da curadoria musical.
Com um ambiente de alto padrão pensado para proporcionar interações de qualidade com clientes e parceiros, a música ambiente se torna um elemento essencial para reforçar a atmosfera sofisticada e acolhedora do espaço.
Nossa curadoria trouxe uma trilha sonora alinhada aos valores e ao posicionamento já consolidado da XP no mercado. Buscamos promover uma experiência sonora que acompanha o propósito do local de incentivar conexões e facilitar o relacionamento – em um ambiente inspirador.
TOCA UOL
Além disso, estamos preparando playlists recheadas de diversidade junto com o Toca UOL, a mais nova plataforma de música brasileira da UOL.
A missão do Toca é unir conteúdo e experiências de música, com um radar de novidades apurado. Está sendo uma jornada diária, que aproxima fãs, artistas e marcas, com a nossa curadoria nas diversas playlists exclusivas.
Youcom
E claro, seguimos lado a lado com a Youcom. No início desse ano, colaboramos com a marca na inauguração da primeira loja conceito (flagship) no ParkShoppingBarigüi.
A proposta de ter uma unidade completamente diferente das demais lojas da marca, seguiu uma atmosfera mais urbana. Toda a decoração da loja foi transformada em uma experiência imersiva de produção de conteúdo.
Mas o grande destaque foi a programação musical proposta pelo nosso time. O evento contou com um Meet & Greet com Carol Biazin, pocket show da cantora Olivia Bell, enquanto os DJs Beatric e Tui cuidaram da trilha sonora do pré e pós-shows.
Confira como foi o evento e nossa estratégia de curadoria para a flagship Youcom:
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Ao longo dessa jornada, percebemos que a relação das marcas com o território da música poderia ir muito além das playlists. E esse é um dos horizontes que nos guiará até 2025.
Nos vemos lá?
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Conheça nossos projetos e descubra como a música pode transformar sua marca.