Música Ambiente para Bares e Restaurantes
Poucas pessoas sabem, mas a inspiração para começarmos o Bananas veio justamente de bares e restaurantes de amigos. Preocupados com o cardápio, atendimento e identidade visual, muitos esqueciam de incluir um ingrediente bem poderoso nessa receita: a música. Percebendo uma oportunidade, começamos a estudar sobre o segmento de music branding para entender o impacto da trilha sonora na construção de valor de um negócio de gastronomia.
Estes cases trazem um pouco da nossa experiência e aprendizados ao criar playlists de música ambiente para bares e restaurantes ao longo dos últimos anos. Se você precisa de uma trilha sonora exclusiva para seu espaço, fale com a gente 😉
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A Importância da Música Ambiente em Bares e Restaurantes
Todos os nossos projetos de music branding começam com um fase de pesquisa para entender o conceito do lugar, as sensações que o cliente irá experimentar e os atributos que a marca quer passar através da escolha das músicas.
Por isso, antes mesmo de pensar o estilo musical que irá tocar no bar ou restaurante, o cuidado com a trilha sonora começa com o volume, a velocidade/energia do som e até com a quantidade de músicas (playlists muito curtas se tornam repetitivas e entediantes rapidamente).
Na conversa de briefing com Eduardo Titton, um dos sócios dos bares Vasco 1020 e do Agulha, em Porto Alegre, identificamos dois papéis fundamentais da trilha sonora na experiência: o papel emocional de fazer os clientes se conectarem com o clima do lugar e outro funcional, de conduzi-los pela jornada de consumo, pontuando os diferentes momentos da experiência.
“Nos últimos anos, observamos que músicas animadas e upbeat criam a atmosfera ideal para o consumo de drinks, enquanto a trilha sonora mais lenta e calma funciona na hora de fechar as portas do bar sem cortar o clima — elas ajudam a passar uma mensagem invisível e delicada aos clientes de que a festa está chegando ao fim”.
Um dos aspectos mais interessantes da música ambiente é que, diferente da iluminação ou decoração do local, as pessoas demoram a perceber (ou muitas vezes nem percebem) o quanto são afetadas pelo que está saindo dos alto-falantes. É um impacto sutil, porém muito importante.
“Às vezes a gente só quer sentar e tomar uma cerveja mas a trilha sonora te pede pra sair, te expulsa. É o volume errado, ou o ritmo errado, ou até o artista errado para aquele ambiente. Isso gera um desconforto que é quase intransponível e nem a melhor comida ou a melhor bebida vai te segurar naquela cadeira.”
Entender que em cada momento do dia a música afeta as pessoas de um jeito diferente é uma das partes mais importantes do nossa metodologia de curadoria musical, pois nos permite desenhar a jornada musical do consumidor dentro do estabeleciomento.
Desta forma é possível adequar a música ambiente aos momentos do bar e do restaurante com o mood das pessoas, proporcionando uma experiência diferente de acordo com o horário ou o dia da semana.
A influência da música na percepção de sabores
Além da construção de marca, restaurantes e bares têm ainda mais um componente importante referente à trilha sonora: a forma como a música afeta outros sentidos, principalmente o paladar.
No livro Why We Love Music, John Powel fala sobre uma pesquisa na qual voluntários foram chamados para degustar vinho ao som de diferentes tipos de música. Eles achavam que se tratava de um estudo sobre vinhos, não dando a mínima atenção para o som que tocava ao fundo. As músicas foram divididas propositalmente em diferentes moods: forte/pesado, sutil/refinado, refrescante e suave.
Depois da degustação, os voluntários tinham de avaliá-los como pesado, refinado, refrescante e suave. Os resultados mostraram que as pessoas tendem a relacionar o sabor da bebida com o mood da música ambiente. Por exemplo, uma pessoa que tomou o vinho ouvindo um som mais forte e pesado tende a classificar seu sabor como forte e pesado, enquanto quem degustou sob um som mais suave, tende a classificar o vinho como mais suave.
Plot Twist: o vinho era o mesmo para todos, mudava apenas o tipo de música que o acompanhava, mostrando o quão forte é a influência da música ambiente na nossa percepção dos sabores.
Conhecendo o impacto da música na percepção do sabor, alguns bares especializados em cervejas especiais já estão vendo aspectos técnicos da trilha sonora como um elemento a ser levado em consideração na hora de pensar a experiência dos clientes.
Para a Perro Libre, marca de cervejas artesanais que também conta com a nossa curadoria musical, a preocupação com o sabor das cervejas, na sua maioria bem amargas e lupulosas, é tão importante quanto a música que irá acompanhar a degustação dos clientes.
A música certa realmente ajuda a vender mais
Uma pesquisa recente da HUI Research mostrou que uma trilha sonora composta por músicas que casem bem com a marca e a atmosfera esperada do ambiente tendem a aumentar as vendas em até 9,1% em relação a uma trilha que contém apenas as músicas mais conhecidas e que não tem nenhuma ligação com a marca.
Fonte: HUI Research
Playlists para Bares e Restaurantes
A música ambiente dos bares e restaurantes de clientes do Bananas Music é, quase sempre, um elemento central na construção e posicionamento da marca.
É através da criação de uma playlist personalizada que conseguimos construir uma atmosfera única e complemente diferente da concorrência.
Conheça algumas playlists para bares e restaurantes criadas pelo nosso time de curadoria musical que podem inspirar você na hora de montar a seleção musical do seu estabelecimento:
Playlist de Happy Hour para Bar e Restaurante
Playlist de MPB para Bar e Restaurante
Playlist para Hamburgueria
Playlist para Bar de Drinks
Playlist para Cervejaria
Playlist de Música Ambiente para Restaurante Japonês
Playlist de Música Ambiente para Restaurante Francês
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Música além do ambiente: playlists de marcas no Spotify
A música é um elemento muito importante na construção da marca e da experiência dos clientes. Por isso, criar um canal no Spotify com playlists para serem ouvidas no dia a dia é uma estratégia que ajuda reforçar ainda mais a conexão com a marca e um forma de manter a experiência sempre na lembrança dos clientes.
Para entender um pouco como levamos a atmosfera sonora de alguns bares e restaurantes para além do espaço físico, trazemos algumas playlists criadas para nossos clientes ao longo dos últimos anos.
— Come Hungry
— MPB contemporânea, sons alternativos e remixes fazem parte da experiência sonora do bar
— Grandes hits do Samba para entrar no clima do bar
— Uma playlist com todos os artistas que já passaram pelo palco do Agulha em Porto Alegre
— Músicas selecionadas para uma alimentação saudável 🙂
— Um preview das músicas que tocam na trilha sonora do Roister
— Uma seleção das músicas mais tocadas na Tap House
— Uma pequena amostra das músicas que tocam na trilha sonora do bar
— Uma seleção de sons calminhos e ensolarados para curtir o fim de tarde
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Todos os nossos sentidos trabalham juntos para criar uma impressão única da experiência de um bar ou de um restaurante. Tendemos a pensar na visão ou no paladar em primeiro lugar, mas quando se trata de projetar algo para os sentidos, é o som que nos atinge primeiro e muito mais rápido do que o toque ou a visão.
Este é um dos principais motivos pelos quais a criação da identidade musical e a escolha da trilha sonora não pode ser baseada simplesmente no gosto musical do dono do estabelecimento ou nas músicas mais tocadas do momento. As playlists são a parte invisível da experiência, podendo ajudar ou arruinar o sabor daquele prato ou drink tão especial.
Sabemos o cuidado com que cada tempero é escolhido, então que tal transmitir todo esse carinho e preocupação também através da música? 😉
Fale com a gente para ter uma playlist de música ambiente exclusiva para seu restaurante!
Como o
Bananas Music