Black Princess House: Ativação de Marca e Produção Executiva
Um dos maiores desafios do marketing é posicionar bem produtos e serviços, garantindo que o público consiga entender exatamente aquilo que a marca oferece em aspectos tangíveis e intangíveis.
Muitas vezes, porém, é preciso ir além da comunicação para garantir que os objetivos de marketing sejam alcançados, criando experiências que envolvam os clientes de forma mais emocional.
O time da Cerveja Black Princess, do Grupo Petrópolis, em parceria com o Bananas Music podem te ajudar a imaginar alguns caminhos possíveis e não óbvios para alcançar metas de awareness e vendas.
Através da construção de uma casa de shows temporária e de muita música, as empresas criaram um ambiente controlado que colocou os produtos da Black Princess ao redor de tudo aquilo que reforça o posicionamento e a experiência ideal do cliente, desenvolvendo um dos assets mais valiosos do nosso mercado: momentos memoráveis e também uma memória contextual de consumo.
Vale reforçar que o alinhamento de variáveis era perfeito, mas é possível construir soluções tão potentes quanto esta para qualquer segmento e período.
Conheça agora o case da Black Princess House!
Contexto
Na retomada das atividades após o afrouxamento das medidas de segurança da pandemia, a Cerveja Black Princess procurou o Bananas Music com a ideia de criar uma casa de shows temporária para promover sua cartela de produtos.
Afinal, depois de mais de 1 ano sem eventos, o público e os artistas ansiavam por um (re)encontro ao vivo.
Times de marketing maduros e assertivos sabem que seus produtos sempre são consumidos em um contexto, e nesse caso foi escolhido um dos mais fortes na conexão com qualquer público: a música.
Com a Black Princess House, a Black Princess construiu um ambiente super moderno que conversava com a identidade dos produtos, contratou profissionais como tatuadores e VJs para compor a experiência e, dentre outras ações, gerenciou a operação logística do bar e de uma loja que oferecia bolsas, camisetas e outros produtos de merchandising.
Já ao Bananas Music coube o desenvolvimento de um projeto ambicioso de Music Branding que envolveu planejamento e estratégia de curadoria, direção artística e contratação de 20 artistas e 28 DJs, produção executiva das 48 apresentações ao longo de 3 meses, produção de um podcast sobre música gravado ao vivo e curadoria musical da trilha sonora do ambiente para os momentos sem apresentações.
A partir daqui você vai entender cada um destes pontos de forma mais detalhada para poder imaginar como isso poderia ser utilizado na realidade da marca que você comanda.
Planejamento e Estratégia de Curadoria
É claro que uma casa de shows, temporária ou não, precisa de shows. Mas será que dá pra escolher isso de qualquer forma ou confiar no gosto musical da sua equipe ou da sua agência? Se você quiser potencializar seus resultados ao máximo, a resposta é não!
O Bananas Music mergulhou na essência da marca Black Princess e, através do nosso método único, selecionou nomes que atendessem a 2 critérios principais:
1. Traduzissem os atributos da marca.
2. Coubessem no orçamento do projeto, mantendo uma programação de 3 a 4 dias por semana durante 3 meses
A Black Princess é uma marca moderna e que, mesmo em constante evolução, é orgulhosa de sua longa história e de quem escolhe viver sua história de uma forma única, ideal tanto para ser consumida com os amigos quanto para curtir um momento de solitude.
Para fortalecer esses atributos, a estratégia de curadoria foi trazer nomes estabelecidos e emergentes equilibrando o line up entre indie, eletrônico, ritmos brasileiros e sons ancestrais.
Tendo a experimentação como denominador comum entre todo o casting de artistas, tanto a pluralidade do catálogo de cervejas quanto o DNA descrito acima foram contemplados na mistura de sotaques, sonoridades e identidades dos artistas contratos para o projeto, com shows que contaram com artistas de 11 estados e 4 regiões do país.
Equidade também foi um ponto importante. Por isso, a curadoria de um dos dias da semana foi compartilhada com um coletivo convidado, o Uh!Manas TV, formado apenas por mulheres artistas e produtoras.
Direção artística e contratações
Com os nomes escolhidos se iniciou uma fase que se divide na esfera estratégica e operacional. Foi preciso traduzir para os artistas quais são os objetivos da marca, fazendo com que eles se tornassem parceiros na construção do storytelling imaginado para a experiência – para isso, ter um parceiro de Music Branding próximo da indústria musical e da cena independente como o Bananas Music foi essencial, afinal nós falamos a língua das marcas e a língua dos artistas.
Construimos junto dos produtores e das produtoras toda a logística para que tanta gente vindo de diversas cidades chegasse ao local do show no dia e na hora certa. E, claro, gerenciar toda a parte burocrática de pagamentos a partir de uma estrutura mais veloz do que costumam ser os setores de compras e financeiro de grandes marcas como a que você lidera, economizando bastante tempo e viabilizando o projeto.
Produção de podcast
Toda a experiência dentro da Black Princess House também virou conteúdo para redes sociais e para o canal proprietário da marca no YouTube e para anúncios, mas com o formato de podcast em alta, foi possível amplificar o que os artistas têm a dizer sobre o mundo que representam em suas produções, sempre fortalecendo o posicionamento da marca.
Para a criação da série “As Histórias Não Contadas da Música Brasileira”, o trabalho envolveu a escolha de host, temas, convidados e também a inteligência e operação na construção da parte técnica de um estúdio para que a qualidade do podcast fosse impecável.
O estúdio também serviu para que artistas pudessem ensaiar, afinal a Black Princess acredita na construção de novas histórias e um espaço como esse fortalece a cena musical do futuro.
Clique aqui para ouvir todos os episódios do Podcast
Curadoria musical para PDV
Trilhas sonoras exclusivas que padronizam e fortalecem a experiência de marca, disponibilizadas em um software próprio que monitora cada PDV, é o produto base do Bananas Music e por isso não poderíamos deixar de incluí-las no projeto de Branding Musical da Black Princess House.
Aqui foi possível ampliar o leque de artistas, incluindo os que não poderiam estar ao vivo por qualquer que seja o motivo. Foram entregues 15 horas de música para os hiatos entre shows e momentos de abertura e fechamento da casa de shows.
Se você quiser entender melhor a metodologia e tecnologia utilizada em nossos clientes como Melissa, Swift, RIOgaleão, Creditas, Piccadilly e várias outras ao redor do mundo, separe uns minutinhos para ler esse texto aqui!
Fechamento
Criar um ambiente controlado para fortalecer a sua marca, lançar um produto ou campanha, fazer uma promoção ou marcar presença em um evento patrocinado é uma estratégia poderosa e a música pode ser o contexto perfeito para isso.
Nesse momento é importante ter maturidade para delegar funções e encontrar um fornecedor que possa potencializar seus resultados, economizando tempo e alocando verba nos lugares certos.
Ao final dos 3 meses o cliente ficou super satisfeito com os resultados, o público pôde compartilhar esses momentos e consumir os produtos da marca ouvindo muita música e os artistas puderam voltar felizes ao seu habitat natural, o palco.
Outro ponto importante do projeto foi o retorno de mídia espontânea, e você pode entender um pouco mais a partir da fala da Eliana Cassandre, gerente de marketing do Grupo Petrópolis e da marca Black Princess à Exame:
“Um dos pilares da marca é a experimentação sonora. Para a maioria dos artistas será o primeiro show depois de mais de 1 ano e meio sem pisar nos palcos. Muitos deles irão se apresentar ao vivo para o público pela primeira vez, com álbuns gravados e lançados durante a pandemia”.
Quer imaginar o próximo passo da sua marca usando a música para se comunicar e engajar com o público?
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Afinal, não dá pra fazer ciência sem método e o Bananas Music sai na frente quando o assunto é Music Branding.
Como o
Bananas Music