Nos últimos anos, o Instagram criou diversas ferramentas para ajudar pequenos e médios empresários a prosperarem no ambiente digital e assim também realizar o marketing no instagram.
Isso significa que, além do marketing de conteúdo que já usava a rede social como canal de relacionamento e comunicação com o cliente, agora a plataforma é a própria loja.
Então por que não melhorar ainda mais a experiência do cliente utilizando o marketing no instagram e a música de maneira assertiva para mais que vender um produto, criar um laço emocional com o seu consumidor, tornando-o um fã da sua marca?
Nesse texto vamos abordar o conceito de music branding e como utilizar a música para ajudar a construir a imagem da marca, gerar brand awareness e criar laços emocionais com os seus consumidores.
Você sabe o que é music branding?
O conceito de branding você já deve conhecer: conjunto de estratégias e ações que destacam e reforçam os valores de uma marca.
Music branding é uma estratégia de marketing sensorial que traduz as associações e atributos presentes no branding da marca em uma identidade musical, criando experiências e fortes vínculos emocionais entre a marca e o público através da música.
Sendo assim, a música torna-se uma poderosa ferramenta na construção da imagem da marca e destaque entre os concorrentes.
O papel da curadoria musical para marcas
A música exerce uma influência profunda sobre as emoções e comportamentos humanos, podendo moldar diretamente a percepção de uma marca ou ambiente.
Um estudo conduzido pela Soundtrack Your Brand revelou um aumento de 37,1% nas vendas e um incremento de 42,24% no tempo de permanência nos estabelecimentos que adotavam trilhas sonoras alinhadas à identidade da marca.
Portanto, a seleção cuidadosa da trilha sonora é crucial para estabelecer uma atmosfera envolvente e coerente com a mensagem da empresa. Nesse contexto, a curadoria musical assume um papel fundamental, orientando a escolha das músicas e artistas que melhor representam os valores e a identidade da marca.
No entanto, é essencial estabelecer critérios claros para o processo de seleção e sugestão musical, os quais devem ser baseados em uma análise aprofundada do universo da marca e de suas aspirações.
Escolhendo a música que melhor representa a marca
A maior parte das empresas que contratam uma agência de Music Branding para criar uma estratégia de curadoria musical para marcas estão buscando encontrar a música ideal para transmitir atributos ou criar experiências inesquecíveis para o público.
Music Branding não é uma ciência exata, mas existem muitos estudos e diferentes metodologias que podem ser aplicadas para se chegar na playlist de música perfeita.
De maneira geral, é necessário:
conhecer os atributos de identidade da marca;
saber quais sensações a marca deseja despertar nos clientes;
conhecer o engajamento e os hábitos de consumo de música da persona da marca;
ser fiel à identidade musical da marca e não se guiar pelo próprio gosto musical;
ter um background musical diverso e estar atualizado com as tendências de consumo musical.
Somos uma agência especializada em curadoria musical para marcas. Com isso, nosso time de curadoria desenvolveu e aperfeiçoou ao longo dos últimos 10 anos uma metodologia exclusiva para agrupar os insights levantados durante a fase de pesquisa da marca e traduzi-los em uma identidade musical única.
Essa identidade sonora torna-se o diferencial da marca em relação às demais opções do segmento, tornando fundamental entender qual a melhor forma de utilizar esse engajamento em uma boa estratégia de marketing no instagram.
Aplicando a identidade musical da marca como recurso de marketing no Instagram
Instagram Reels
Atualmente a melhor ferramenta para se usar música no Instagram, utilizando uma conta comercial, é o Instagram Reels.
Dito isso, depois de criar a identidade musical da sua marca, solte sua criatividade para gravar vídeos usando músicas para reels que sejam mais que um “som de fundo”, mas que transmitam os valores da sua marca tanto em sonoridade quanto letra.
Lembre-se que a música tem o poder de influenciar as sensações de maneira consciente e inconsciente. Portanto, escolha a melhor música para acompanhar seus conteúdos é uma ferramenta forte para realizar marketing no instagram.
Perfil da marca Natura Musical no Instagram – cliente Bananas Music
Criando playlists e compartilhando como conteúdo
O marketing de conteúdo tem sido amplamente utilizado para engajar o público e aumentar as vendas. As playlists de humor ou atividades específicas são exemplos de conteúdo para a fase de consciência do funil de vendas, e podem ser um primeiro contato de um cliente com a sua marca.
Playlist do perfil da marca Youcom no Spotify – cliente Bananas Music
Além disso, as pessoas ouvem música enquanto estão trabalhando, indo e voltando dos compromissos, preparando uma refeições, recebendo amigos, fazendo exercícios, limpando a casa e várias outras atividades.
Oferecer uma playlist baseada no contexto ou focada em uma atividade é uma ótima maneira de estar presente no dia a dia dos seus consumidores, aumentando a lembrança da marca.
Fazendo parcerias com artistas musicais
Parcerias de marcas com artistas musicais que também sejam influenciadores digitais e representem a essência da marca pode ser uma excelente estratégia para expandir a consciência e ressoar valores da marca entre o público do artista – uma excelente estratégia de marketing no Instagram, especialmente ao fazer collabs para criar conteúdo conjunto.
Outra possibilidade é promover ações de co-branding, criando produtos exclusivos em parceria com o artista. Mas considere que uma parceria entre marca e artista deve ser boa para ambas as partes. E que não é só colocar sua logo em produtos ou lives do artista. A parceria deve ser autêntica porque o público percebe quando é apenas superficial.
Colaboração do artista Zudizilla com a marca Gang – cliente Bananas Music
Para todas essas estratégias de marketing no instagram é fundamental definir o objetivo da marca e a identidade musical antes de escolher qualquer música para representar um negócio.