Como incorporar a música na estratégia de marketing

Como levar uma marca para o universo musical? Identidade sonora, parcerias estratégicas e experiências imersivas fazem a diferença. Com a música no marketing, é possível criar conexões que realmente engajam. Explore o potencial da música com nossas dicas!

Como incorporar a música na estratégia de marketing

A música tem sido uma parte integral da experiência humana por milhares de anos, influenciando emoções, comportamentos e até mesmo decisões de compra. Um gestor de marketing que reconhece a importância da curadoria musical consegue integrar a música de forma eficaz em seu planejamento e aproveitar o melhor da estratégia.

A incorporação da música no plano de comunicação de uma marca pode trazer inúmeros benefícios, desde o aumento do reconhecimento (brand awareness), melhoria da experiência do cliente, aumento na motivação dos colaboradores, até proporcionar uma vantagem competitiva significativa em relação aos concorrentes.

Este texto irá explorar como um gestor de marketing pode integrar a música de forma eficaz em suas estratégias, destacando a importância da curadoria musical e algumas ideias para começar a implementar hoje mesmo. Confira!

Efeito Emocional e Psicologia do Consumidor

A música tem um efeito profundo nas emoções humanas. Estudos mostram que diferentes tipos de música podem evocar diversas emoções, desde a alegria e excitação até a nostalgia e tristeza.

No contexto do marketing, esse conhecimento de como a música pode estimular emoções pode ser extremamente poderoso. Em uma loja de varejo, uma trilha sonora bem selecionada pode fazer com que os clientes explorem mais produtos, aumentem o tempo de navegação e, consequentemente, a probabilidade de compras.

Em restaurantes, a música ambiente pode tornar a experiência de jantar mais agradável, encorajando os clientes a desfrutar da refeição com mais calma, o que pode resultar em pedidos adicionais de sobremesas ou bebidas.

 

Um estudo realizado por pesquisadores do Swedish Retail Institute com a Soundtrack Your Brand mostra que há uma diminuição de 4,3% nas vendas do restaurante se a trilha sonora do ambiente não for personalizada para a marca. E mostra ainda um aumento de 4,8% no consumo se a trilha for a identidade musical da marca.

 

Músicas com ritmos rápidos ou volumes excessivos podem criar uma sensação de pressa ou desconforto, levando os clientes a concluírem suas compras ou refeições mais rapidamente, reduzindo seu tempo de permanência.

Considere também que músicas suaves e relaxantes podem ser usadas em ambientes onde se deseja que os clientes se sintam calmos e confortáveis, como em spas ou consultórios médicos.

Veja também: Música ambiente para consultório e clínicas

Curadoria Musical: a escolha das músicas certas

Conhecendo o público-alvo

Uma etapa muito importante para uma curadoria musical eficaz é conhecer as características do público da marca. Diferentes grupos demográficos têm preferências musicais variadas, e o que funciona para um segmento pode não ressoar com outro.

Aqui na Bananas Music, estudamos como deve ser a rotina sonora do possível consumidor da marca – a persona- como se relaciona com a música e de que forma seu estilo de vida e aspirações influenciam nas escolhas musicais.

Pesquisas de mercado e análise de dados podem ajudar a identificar as preferências musicais predominantes entre os clientes.

Se a trilha sonora for para uma rádio indoor, também conversamos com os vendedores para entender o ritmo da loja e quais momentos podem ter uma música mais agitada ou mais calma, por exemplo.

 

Music Branding: a identidade musical da marca

A música escolhida deve refletir e reforçar a identidade da marca. Isso envolve separar gosto pessoal da curadoria especializada, já que as músicas precisam comunicar os valores e a personalidade da marca.

A estratégia que usa a música como ferramenta para reforçar a identidade da marca de uma forma mais humana e emocional é chamada de music branding. 

O coração dessa estratégia é a pesquisa e a curadoria musical para as marcas feitas por pessoas com bagagem cultural, conhecimento de estratégias de marketing e atenção às tendências. Com isso, elas conseguem separar o gosto pessoal do que realmente a marca quer transmitir.

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Consistência da curadoria musical

Manter uma consistência na escolha musical é importante para criar uma identidade sonora reconhecível. No entanto, isso não significa que a trilha sonora deva ser monótona. A curadoria deve incluir uma variedade de músicas dentro do mesmo estilo ou tema, para evitar a repetição excessiva e manter o interesse dos clientes.

Playlists temáticas que mudam de acordo com as estações do ano, feriados ou campanhas específicas podem manter a experiência musical fresca e relevante.

Outro ponto importante que curadores musicais especializados ajudam a manter em ordem é a atualização das playlists para PDV. É necessário pensar também no bem estar dos colaboradores que, geralmente, passam mais de 8h ouvindo a trilha sonora da loja.

Leia também: Como equilibrar a música da loja e o gosto musical dos colaboradores

4 formas de incorporar a música na estratégia de marketing

Música ambiente para PDV

O marketing sensorial visa envolver os sentidos dos consumidores para criar experiências memoráveis e impactantes. A música é um componente chave desta abordagem.

Em lojas físicas, a trilha sonora complementa a comunicação visual e os aromas, já comuns pensando em marketing sensorial, criando um ambiente ideal que aumenta o conforto e a satisfação do consumidor.

Além disso, a música ambiente personalizada e alinhada à identidade da marca pode diferenciar um estabelecimento dos concorrentes. Ela cria uma atmosfera única que os clientes associam diretamente à marca, tornando-se uma parte essencial da experiência e posicionamento.

Conheça as vantagens de ter uma agência de curadoria musical como fornecedor especializado.

Conheça um pouco da nossa parceria com a Youcom:

 

Branded Playlists e Streaming

Mais de 200 milhões de pessoas assinam o serviço de streaming de música do Spotify em 2024. Além disso, o Brasil está entre os países que mais consomem música no mundo, a frente até dos Estados Unidos. Isso significa que boa parte do público da sua marca pode estar ativa na plataforma.

Essas playlists podem ser promovidas em canais de mídia social, sites e newsletters, oferecendo aos clientes uma forma de se conectar com a marca além dos produtos ou serviços.

A curadoria musical especializada permite a personalização de playlists baseadas nas preferências dos usuários, aumentando a relevância e o engajamento do público com a marca.

Confira a playlist oficial de Natura para a ativação no São João de Campina Grande 2023 feita pela nossa curadoria:

Eventos e experiências ao vivo

Em eventos, especialmente em festivais, onde as emoções estão à flor da pele, o engajamento do público passa por diversas fases. Desde a antecipação pré-evento até a experiência in loco e a lembrança pós-evento, a trilha sonora é um fio condutor que molda a jornada do consumidor.

Já a música ambiente para eventos corporativos, lançamentos de produtos ou feiras pode criar uma experiência memorável para os participantes. Além disso, eventos musicais patrocinados pela marca podem aumentar a visibilidade e fortalecer a conexão emocional com o público.

Inspire-se com a Black Princess House – ativação da marca do Grupo Petrópolis que contou com nossa curadoria:

Publicidade e Anúncios

A escolha da trilha sonora certa para anúncios de TV, rádio e online é crucial, já que a música pode ajudar a manter a atenção do espectador. Em um contexto publicitário, onde a atenção é muitas vezes limitada, a música pode ser uma ferramenta eficaz para manter o interesse do público por mais tempo.

 

Além disso, ter a trilha sonora para uma campanha publicitária alinhada aos valores e mensagem do anunciante pode influenciar diretamente na percepção do público e fortalecer a associação do consumidor com a marca.

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Quer saber mais sobre música e estratégia de marketing? Solicite um diagnóstico AQUI. 🙂

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