Como amplificar o impacto da Música Ambiente em datas sazonais

É comum começar com temas simples, como datas comemorativas, para construir uma identidade musical. Eventos especiais, como carnaval, dia das mães ou dia dos namorados também costumar oferecer oportunidades únicas para criar uma trilha sonora envolvente como parte da estratégia de marketing sensorial. Exploramos aqui maneiras simples de utilizar a música ambiente em datas sazonais, proporcionando uma experiência de compra memorável para o público.

Como amplificar o impacto da Música Ambiente em datas sazonais

 

 

Reconhecemos a música ambiente como uma ferramenta poderosa para fortalecer a conexão emocional com os clientes e ser uma presença duradoura em suas memórias. No entanto, desvendar estratégias inovadoras para implementar essa abordagem no ponto de venda costuma ser um grande desafio para muitas equipes de marketing e trade.

 

Ainda faltam ideias criativas de como introduzir essa estratégia para capturar a atenção do cliente no ponto de venda utilizando a música por aí? Você veio ao lugar certo!

 

É comum começar com temas simples, como datas comemorativas, para construir uma identidade musical. Eventos especiais, como carnaval, dia das mães ou dia dos namorados também costumar oferecer oportunidades únicas para criar uma trilha sonora envolvente como parte da estratégia de marketing sensorial.

 

Neste artigo, exploraremos maneiras simples de utilizar a música ambiente em datas sazonais, proporcionando uma experiência de compra memorável para o público.

 

O poder das playlists de música ambiente para lojas

 

Quando uma pessoa vai à uma loja, mesmo que não perceba, ela está sendo impactada pela mensagem sonora que vem dos alto falantes. Isso significa que ela pode estar sendo influenciada a ficar mais um pouco ou a querer sair rápido do local sem nem perceber o porquê daquela sensação.

 

Para que a música ambiente na loja funcione e tenha os efeitos esperados, ela precisa ser escolhida da forma correta, baseada em estudos de ritmo da loja, perfil do cliente e principalmente nos atributos de identidade sonora da marca, ou seja, o que a marca deseja transmitir para o seu consumidor.

 

Entenda melhor como a música ambiente influencia o comportamento de compra nesse artigo.

 

Comece pelo simples: datas comemorativas

 

Imagina que você está entrando em uma loja para fazer suas compras para a viagem de carnaval com os amigos. Se nessa loja estiver tocando uma música comum, que não tenha nenhuma relação com a época do ano, você pode entrar, mas sequer se sentir motivado a ficar no local.

 

Entretanto, se na mesma loja, você for envolvido emocionalmente por um clima de carnaval e viagem, seu comportamento de compra pode mudar drasticamente. O mesmo acontece com outras datas

 

A música ambiente nas lojas não é apenas um plano de fundo agradável, mas também uma ferramenta estratégica para criar uma atmosfera que corresponda à marca e aos produtos.

 

banner guia de music branding - Bananas Music

 

Como criar playlists perfeitas para utilizar em datas sazonais no PDV

Defina a vibe da playlist

 

Além de saber qual data comemorativa a playlist vai ajudar a reforçar, pense nos sentimentos que aquela data evoca. Se for dia dos namorados, as músicas devem remeter a um clima romântico, assim como sendo época de festas juninas, as músicas escolhidas irão remeter a uma clima mais festivo.

 

Use a imaginação

 

Feche os olhos e tente se colocar na situação em que a playlist vai ser ouvida. Ao escolher uma música para adicionar à playlist, perceba se ela combina com essa situação.

 

Ao se imaginar vivendo a experiência onde a playlist vai ser tocada, você evita escolher uma música que pode ter nada a ver com as outras e também para outras pessoas.

 

Não confunda gosto pessoal com o conceito musical da playlist

 

Seja fiel ao que você definiu como conceito no início da criação. Criar uma playlist de música ambiente para datas sazonais não tem nada a ver com o que gostamos ou não.

 

Esse processo está relacionado à criação de uma narrativa que vai levar o ouvinte a um determinado objetivo. Nesse caso, se sentir imerso nas emoções que a data comemorativa transmite.

 

Veja outras dicas de como criar uma playlist perfeita aqui.

 

Outras estratégias além da música ambiente

 

Embora estejamos falando sobre experiência de compra em pontos de venda, é interessante pensar a música como estratégia que pode romper os limites do PDV e encontrar o consumidor onde ele estiver.

 

Checklist sonorização ambiente - Bananas Music

 

Por isso, apostar em playlists no Spotify ou em ações de marketing para datas comemorativas utilizando a música em outros pontos de contato com o público pode completar a interação e a conexão com o cliente.

 

Veja nesse texto exemplos de ações de marketing para datas comemorativas utilizando a música.

 

Não esqueça: seguir uma identidade musical é importante

 

Você pode começar uma experiência de música ambiente pelas datas comemorativas mais simples de se criar uma atmosfera musical. Mas esse não é o fim da estratégia.

 

Uma ferramenta tão poderosa quanto à música, capaz de moldar o comportamento e a decisão de compra do cliente, não pode ser negligenciada ou deixada em segundo plano para quando for conveniente.

 

A identidade musical é responsável por transmitir a personalidade da marca, atrair públicos específicos, diferenciá-la de suas concorrentes de mercado, reforçar a imagem da marca e torná-la mais memorável.

 

Portanto, investir em uma curadoria musical profissional é a chave para ultrapassar a simples seleção de músicas no modo aleatório.

 

Uma boa curadoria especializada entende os diversos fatores que influenciam no uso estratégico da música – não apenas os gostos do seu público, mas também tendências e nuances que elevam a experiência sonora da sua loja.

 

Quer entender melhor como a música ambiente pode ajudar uma marca? Basta solicitar um diagnóstico gratuito do seu projeto AQUI!



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