ESPM, PUCRS, Perestroika e UNIFOR e sua presença no território da música
A relação entre música e aprendizado é estudada há anos em várias disciplinas acadêmicas como psicologia, pedagogia e neurociência. Os resultados variam de acordo com metodologia e hipótese inicial, mas as conclusões costumam ser similares: a música ajuda no processo de concentração, memorização e absorção do conteúdo, tendo como importante fator para o sucesso dos resultados uma curadoria musical bem feita.
Neste case, apresentamos diferentes projetos de Spotify criados para Instituições de Ensino Superior ao longo dos últimos anos, mostrando caminhos criativos e estratégias que desenvolvemos para utilizar essa ferramenta tão potente para os estudantes e valiosa para marcas como ESPM, Perestroika, UNIFOR e PUCRS.
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A ESPM é uma das maiores referências na área de Propaganda e Marketing da América Latina, estando presente no currículo dos principais nomes do mercado brasileiro no segmento. Durante os anos de 2015 e 2016 fizemos parte da estratégia digital da marca, com 10 playlists criadas e atualizadas a partir de moods. As seleções variam de músicas para ajudar na concentração a músicas animadas para embalar as festas com os amigos, acompanhando os alunos em momentos vividos dentro e fora da ESPM.
Criado para a campanha de matrículas, o canal tinha como objetivo não só manter um relacionamento com os alunos atuais, mas também apresentar o posicionamento da ESPM para os novos candidatos, consolidando-se como uma marca que conhece os interesses de quem vive o dia a dia da ESPM e acompanha um lifestyle comum aos interessados por comunicação, marketing e áreas complementares. Para medir as conversões via Spotify – que não é uma ferramenta de venda ativa mas pode ser utilizada como complemento em algumas situações – inserimos um link para a página de inscrição no Vestibular ESPM na descrição da playlist dedicada ao tema.
Escute algumas das playlists criadas:
– Organizando a Vida – Seleção montada para ajudar na organização de tarefas e jobs;
– Layout Masters – Também tem como objetivo estimular a criatividade, mas foca em gêneros e artistas com maior aderência entre criativos;
– #Selfie & Sound – A seleção de faixas radiofônicas pensada para atrair prospects na faixa etária de foco da instituição.
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PUCRS é a melhor Universidade privada do país em 2019, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Com um importante histórico no Sul do país, a universidade possui cursos nas mais diversas áreas de ensino.
Essa pluralidade foi a base da estratégia utilizada no projeto desenvolvido em 2018, que teve como objetivo apresentar a nova organização das diversas escolas que passaram a compor o quadro da Instituição em 2018.
O caminho criativo conversa com todos os grupos de interesse da marca e foca na apresentação de seus produtos, funcionando como complemento à campanha de marketing veiculada na época. Nosso desafio de curadoria foi conseguir comunicar as diferenças de cada área, valorizando as características principais de cada escola sem cair em rótulos e obviedades.
Conheça as playlists ligadas à cada produto:
– Ciências;
– Comunicação;
– Direito;
– Humanidades;
– Medicina;
– Negócios;
– Politécnica;
– Saúde.
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Com mais de 12 anos no mercado, ensinando metodologias para profissionais das mais diversas áreas de criação, a Perestroika é uma das escolas de criatividade mais respeitadas do país. Ser uma Instituição descontraída e questionadora nos permitiu explorar diversos campos na criação de sua estratégia, que funcionou entre os anos de 2015 e 2016.
Por focar em cursos complementares e ter alunos de diferentes perfis e faixas etárias, nossa estratégia foi trabalhar com playlists que se apropriaram de momentos onde as pessoas não estão obrigatoriamente estudando, mas vivendo o lifestyle da Perestroika em diferentes momentos da sua rotina. Através da música, todas as playlists tinham o DNA da escola ou das experiências vividas em sala de aula. Dessa forma, fomos de uma curadoria que trazia tanto uma playlist para os alunos ouvirem em movimento quanto playlists de festa e celebração.
O resultado foi um canal diverso, disruptivo e bem humorado, comunicando não só com alunos mas com todos aqueles que se identificam com o posicionamento da Perestroika. Confira as playlists abaixo:
– Perestracks – Playlist para ser usada durante as aulas, com a identidade sonora da Perestroika;
– Trampo – Seleção de músicas para acompanhar o momento em que os alunos vão colocar em prática o que aprenderam na Perestroika;
– Toco Y me Voy – Playlist para usar em movimento. Trânsito, bike, indo e voltando da Perestroika, do trabalho;
– Doce Quartinho – Seleção psicodélica da Peres para momentos criativos;
– Chegou a Tequila – Playlist com alguns clássicos dos anos 90 e músicas divertidas para embalar festas.
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A UNIFOR é a maior Universidade privada do Nordeste, com mais de 100 mil alunos formados e 46 anos de atuação. Faz parte ativa da vida cultural e histórica de Fortaleza, com eventos e espaços de visitação importantes na dinâmica da cidade.
Em 2018 e 2019 criamos 7 playlists para a marca, que teve como estratégia a comunicação das vivências que acontecem no seu campus, garantindo assim uma comunicação ampla com alunos, pais e prospects. O destaque do canal é um personagem conhecido das dependências da UNIFOR: a ema, conhecido animal que frequenta parques e praças na região.
UNIFOR utilizou uma nova feature do Spotify como parte de sua estratégia de divulgação dentro do campus – os Spotify Codes. Além de promover as playlists nas redes sociais e em projeções nas cantinas e áreas de convivência, a utilização dos Spotify Codes ainda trouxe um caráter inédito e inovador de divulgação, integrando online e offline em uma única ação. Também foi feito um importante trabalho de assessoria de imprensa para divulgar suas playlists de eventos ou focadas no público externo. Conheça as playlists:
Arte Moderna na Coleção Fundação Edson Queiroz – Playlist focada na exposição de mesmo nome, com importantes peças de arte de propriedade da UNIFOR. As pessoas são incentivadas a ouvir a playlist durante os momentos de visitação;
Corrida de Rua UNIFOR 2019 – Playlist para que os participantes de uma das principais corridas de rua da cidade, promovida pela IES, possam participar da prova vivenciando a marca em outro ponto;
Feira de Profissões UNIFOR 2019 – A seleção foi criada para o evento de apresentação do Campus para prospects, e foi disponibilizada em tablets num espaço do evento pensado para momentos descanso da programação, que dura o dia inteiro;
aPROVAdo – Playlist pensada para a comemoração dos novos aprovados pela UNIFOR;
Pra estudar tranquilo – Faixas para ter mais foco nos estudos;
Terra Brasilis – Também leva o nome de uma exposição de arte promovida pela Instituição em suas dependências;
Feliz Cidade – Músicas para aproveitar os espaços verdes e abertos para caminhada, piquenique e corrida dentro da UNIFOR.
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Percebeu como mesmo instituições com perfis similares podem utilizar a música em diferentes estratégias para atingirem seus objetivos? Assim como instituições com perfis distintos podem se apropriar de caminhos criativos similares, mas focados em seus desafios de comunicação?
Essa é a importância do Music Branding e do nosso trabalho de co-criação com as marcas, que vai muito além da escolha de músicas, ajudando as empresas a pensarem e desenvolverem estratégias criativas que se aproximem das pessoas de forma legítima e inovadora, reforçando seus posicionamentos, discursos e produtos.
O que achou dos projetos do segmento de educação que apresentamos aqui? Já pensou em adicionar o music branding na sua estratégia de comunicação? Manda um oi pra gente e vamos nos conhecer para discutir essas e outras ideias!
Como o
Bananas Music