Music branding em contextos e mercados internacionais
Marcas multinacionais têm como grande desafio comunicar seus produtos de forma coerente e consistente em todos os países em que está presente, considerando que os públicos terão experiências diferentes baseadas em suas vivências.
Se a proposta do music branding é traduzir os atributos da marca em música, como fazer isso em contextos culturais tão diferentes?
Esse foi o desafio que a Natura trouxe para o Bananas Music: utilizar a música para conectar a marca Natura Una com as consumidoras latino-americanas, respeitando as particularidades culturais de cada país e mantendo a unidade sonora entre todos os pontos de contato.
Ficamos felizes em compartilhar esse projeto ambicioso com você no texto a seguir.
Contexto
Una é uma linha de maquiagem da Natura, empresa brasileira que expandiu seu mercado para grande parte da América Latina.
A campanha de marketing para a multinacional busca posicionar Una como uma marca moderna, que representa a mulher alegre, bem-resolvida, inspiradora e latina.
Por consequência, a identidade musical de Una deve inspirar esses atributos na consumidora.
O grande desafio do Bananas Music foi criar um brandbook sonoro e um direcional claro de como sons específicos podem ser combinados de maneira a garantir que cada mercado escolha produtoras locais para trabalhar – e ainda consiga manter uma trilha que reforce os atributos da marca de forma global. Parece complexo, né?
Para visualizar melhor, imagine aquele brinquedo de construção com blocos coloridos. A pesquisa de sons realizada pelo Bananas Music resultou em uma série desses blocos que podem ser reorganizados de acordo com a necessidade e criatividade das produtoras locais e dar origem a trilhas musicais originais que serão usadas em campanhas de TV, vídeos tutoriais e outros produtos de marketing da multinacional.
Exemplo de bloco musical
Na prática, significa que a produtora da Natura na Argentina pode combinar os sons de uma forma, a produtora do Brasil de outra e, ainda assim, o resultado final vai manter a unidade estética da trilha.
A vantagem é ter uma trilha branca original e proprietária que traduza os atributos de identidade da marca respeitando a estética de cada cultura local, humanizando ainda mais a marca e a aproximando das pessoas.
Como chegamos no coração da identidade musical de Una
Para começar, nosso time de curadoria e pesquisa entendeu quais gêneros musicais representam a identidade da mulher de Una na América Latina.
“Na UNA buscamos aquilo que resgata e reforça nosso lado latino, colocando nossa música ao lado do Bolero, da Bachata e do Reggaeton através de gêneros como o Forró, o Ijexá e o Funk Carioca, ritmos autenticamente brasileiros, mas que possuem afiliações em toda América Latina.” – Emely Jensen, head de curadoria do Bananas Music
Gêneros da identidade musical de Natura Una
Os gêneros musicais escolhidos como principais dentro da identidade musical de Una foram: música eletrônica, música brasileira, música latina e música pop. Ritmos afro-brasileiros, arrocha, funk e reggaeton dão o suporte para a brasilidade latina.
Para produzir esses sons temáticos foram utilizados instrumentos como percussão orgânica, percussão eletrônica, sintetizadores e guitarras.
O resultado foram pequenos loops que compartilham o mesmo BPM e tom que expressam as sensações propostas.
Resultado
Resultado do projeto
Conclusão
Para esse projeto, a música contribui na construção do desejo pela marca e torna tangíveis os fundamentos de união entre as mulheres que Una propõe.
Acreditamos que uma marca deve ser consistente em todos os mercados onde está presente e ainda assim respeitar a personalização exigida para cada público.
Um desafio e tanto!
Esse é o diferencial que o Bananas Music oferece para nossos clientes: para cada desafio, uma solução personalizada.
Qual o próximo desafio musical da sua marca? Conta com a gente aqui.
Como o
Bananas Music