Natura Una

Music branding em contextos e mercados internacionais

Music branding em contextos e mercados internacionais: case Natura Una

Marcas multinacionais têm como grande desafio comunicar seus produtos de forma coerente e consistente em todos os países em que está presente, considerando que os públicos terão experiências diferentes baseadas em suas vivências.

 

Se a proposta do music branding é traduzir os atributos da marca em música, como fazer isso em contextos culturais tão diferentes?

 

Esse foi o desafio que a Natura trouxe para o Bananas Music: utilizar a música para conectar a marca Natura Una com as consumidoras latino-americanas, respeitando as particularidades culturais de cada país e mantendo a unidade sonora entre todos os pontos de contato.

 

Ficamos felizes em compartilhar esse projeto ambicioso com você no texto a seguir.

 

Contexto

 

Una é uma linha de maquiagem da Natura, empresa brasileira que expandiu seu mercado para grande parte da América Latina.

 

A campanha de marketing para a multinacional busca posicionar Una como uma marca moderna, que representa a mulher alegre, bem-resolvida, inspiradora e latina. 

 

Por consequência, a identidade musical de Una deve inspirar esses atributos na consumidora.

 

Desafio

 

O grande desafio do Bananas Music foi criar um brandbook sonoro e um direcional claro de como sons específicos podem ser combinados de maneira a garantir que cada mercado escolha produtoras locais para trabalhar – e ainda consiga manter uma trilha que reforce os atributos da marca de forma global. Parece complexo, né? 

 

Para visualizar melhor, imagine aquele brinquedo de construção com blocos coloridos. A pesquisa de sons realizada pelo Bananas Music resultou em uma série desses blocos que podem ser reorganizados de acordo com a necessidade e criatividade das produtoras locais e dar origem a trilhas musicais originais que serão usadas em campanhas de TV, vídeos tutoriais e outros produtos de marketing da multinacional.

Exemplo de bloco musical

 

Na prática, significa que a produtora da Natura na Argentina pode combinar os sons de uma forma, a produtora do Brasil de outra  e, ainda assim, o resultado final vai manter a unidade estética da trilha.

 

A vantagem é ter uma trilha branca original e proprietária que traduza os atributos de identidade da marca respeitando a estética de cada cultura local, humanizando ainda mais a marca e a aproximando das pessoas.

 

Como chegamos no coração da identidade musical de Una

 

Para começar, nosso time de curadoria e pesquisa entendeu quais gêneros musicais representam a identidade da mulher de Una na América Latina.

 

“Na UNA buscamos aquilo que resgata e reforça nosso lado latino, colocando nossa música ao lado do Bolero, da Bachata e do Reggaeton através de gêneros como o Forró, o Ijexá e o Funk Carioca, ritmos autenticamente brasileiros, mas que possuem afiliações em toda América Latina.” – Emely Jensen, head de curadoria do Bananas Music

 

Gêneros da identidade musical de Natura Una

 

Os gêneros musicais escolhidos como principais dentro da identidade musical de Una foram: música eletrônica, música brasileira, música latina e música pop. Ritmos afro-brasileiros, arrocha, funk e reggaeton dão o suporte para a brasilidade latina.

 

Para produzir esses sons temáticos foram utilizados instrumentos como percussão orgânica, percussão eletrônica, sintetizadores e guitarras.

 

O resultado foram pequenos loops que compartilham o mesmo BPM e tom que expressam as sensações propostas.

 

Resultado

Resultado do projeto

 

Conclusão

 

Para esse projeto, a música contribui na construção do desejo pela marca e torna tangíveis os fundamentos de união entre as mulheres que Una propõe.

 

Acreditamos que uma marca deve ser consistente em todos os mercados onde está presente e ainda assim respeitar a personalização exigida para cada público. 

 

Um desafio e tanto!

 

Esse é o diferencial que o Bananas Music oferece para nossos clientes: para cada desafio, uma solução personalizada. 

 

Qual o próximo desafio musical da sua marca? Conta com a gente aqui.

 

Como o
Bananas Music

pode te ajudar?

Quantas lojas/estabelecimentos você possui?*
Problema*