Música ambiente para supermercado e outros grandes espaços

Quando falamos em grandes espaços de consumo, como supermercados, lojas e shoppings, a curadoria musical se torna mais do que uma estratégia de posicionamento da marca: a música cria uma experiência de imersão local.
 
Veja nesse texto quais as características de música ambiente para grandes espaços.

Música ambiente para supermercado e outros grandes espaços

Quando falamos em grandes espaços de consumo, como supermercados, lojas e shoppings, a curadoria musical se torna mais do que uma estratégia de posicionamento da marca: a música ambiente para grandes espaços cria uma experiência de imersão local.

 

Pesquisas mostrando a importância da música no dia a dia das pessoas não faltam. Uma boa curadoria musical pode equivaler à sensação de conversar com grandes amigos e até mesmo ativar áreas do cérebro relacionadas ao prazer.

 

E o impacto positivo da música no comportamento do consumidor é ainda mais relevante quando estamos falando diretamente de um período de alta busca por consumo online, com cada vez mais opções para evitar o deslocamento e a exposição do potencial cliente ao ir até o espaço físico.

 

Por qual motivo alguém escolhe consumir presencialmente quando pode consumir online?

 

A música ambiente para grandes espaços entra nesse cenário como uma grande aliada. Proporcionar momentos especiais para os clientes, cultivando um espaço em suas memórias afetivas através da música, é uma boa maneira de cativá-lo ao ambiente físico das lojas.

 

Quer entender melhor como isso acontece? Leia o texto  abaixo.

 

Música ambiente para grandes espaços

 

Quer uma atividade mais cotidiana do que fazer as compras de casa? Ou ir a um shopping? Pois saiba que a música influencia até essas atividades mais rotineiras. 

 

Uma pesquisa realizada pela Heartsbeats International, agência sueca especializada em sound e music branding, em parceria com a Demoskop, empresa especializada em levantamento de dados, numerou os dez itens mais difíceis para as pessoas viverem sem. 

 

E, para a surpresa de alguns (mas não nossa), a necessidade de música aparece antes mesmo de arte, esportes e – sim – TV. Para 40% dos respondentes, viver sem música na vida cotidiana é mais difícil que viver sem literatura (24%), esportes (21%) e filmes (13%), por exemplo.

 

Pontos importantes sobre o comportamento do consumidor para considerar

 

Diferentes horários de fluxo – o cliente que frequenta o local durante a manhã possivelmente está em um humor diferente do que vai às 18h, após a jornada de trabalho. Enquanto um está “acordando”, e demanda um som mais tranquilo, com músicas mais calmas, o outro pode estar em uma luta contra o estresse e o cansaço do dia – então, a animação da música faz a diferença. Ter opções para cada período do dia também.

 

Faixa etária do público desejado – nós já falamos sobre isso em outros artigos, mas não custa reforçar: um espaço de negócio precisa considerar a idade média do consumidor balizador para a escolha das músicas ou som ambiente. Mas, cuidado com as generalizações, afinal nem todo jovem gosta de pop, assim como nem todo consumidor de vinhos ouve música clássica.

           

Falando nisso, temos uma seleção de playlists pensadas de acordo com a idade de diferentes públicos. É só clicar aqui e escolher uma que combine com o seu negócio.

 

Ticket médio – o público de uma loja de departamento ou um grande supermercado é diferente de uma loja padrão premium, certo? O mesmo ocorre com as preferências musicais, e sobre quais sensações os proprietários desses negócios desejam despertar nesses potenciais clientes. 

 

Em resumo: a música que toca em grandes espaços de consumo direto, como supermercados e lojas, tem tanta influência no humor e na decisão das pessoas que deve ser tratada como parte da estratégia de venda, para além de posicionamento de marca, envolvendo pesquisas, estudos de público e comportamento dos consumidores antes de apenas tocar uma música.

 

música ambiente para grandes espaços

 

Música ambiente para supermercado na prática

 

No Supper Rissul, rede de supermercados gaúcha, o desafio foi traduzir o posicionamento da marca em músicas para a loja e, ainda, em um canal no Spotify, para que os consumidores pudessem levar a vibe animada do espaço nos fones de ouvido, em qualquer lugar que estivessem. 

 

No canal, existem playlists específicas para cada momento da vida de quem compra lá, como na hora de cozinhar com a família, realizar atividades cotidianas e marcar datas especiais. Ouça uma de suas playlists: 

 

 

E qual música deve tocar em um aeroporto?

 

Por mais habituados que estejamos com o termo “música ambiente” para designar os sons que tocam em determinados espaços que exigem pouca atenção do ouvinte aos detalhes – um salve para o grande Brian Eno, um gênio do som ambiente – a terminologia não define que um mesmo tipo de gênero musical funcione em todos os espaços.

 

Até aqui, nós entendemos como a música escolhida para o ambiente influencia em vários momentos da jornada do consumidor. Mas, quando falamos de aeroportos, o foco muda. Estamos falando de um espaço com maior fluxo de pessoas do que permanência.

 

O conceito de música ambiente para aeroportos é completamente diferente de uma loja, um supermercado ou um shopping. Ou um elevador, o caso mais clássico de “música ambiente”. Para aprender mais sobre essas e outras especificidades das estratégias de music branding, veja o processo de curadoria musical com a gente. 

 

Então, o desafio aqui é traduzir o desejo da marca em um espaço tão amplo e com tantos outros estímulos à audição, como avisos sonoros constantes e importantes, sem poluir o ambiente. 

 

música ambiente para aeroporto

 

A boa notícia é que, com muito estudo, é possível tornar a presença em um aeroporto uma experiência marcante, ainda que, na maioria das vezes, seja mais uma passagem rápida do que de permanência. 

 

No RIOGaleão, por exemplo, a estratégia que desenvolvemos levou em consideração os principais atributos da música brasileira para conectar os passageiros com a nossa cultura, com diferentes playlists voltadas a cada momento: chegada, decolagem e retorno ao Brasil. 

 

O MPB, gênero clássico brasileiro, foi um grande balizador nessa estratégia. As músicas calmas e leves, mas marcantes, reforçaram o posicionamento de marca do RIOGaleão, que, não coincidentemente, possui o nome de um dos grandes artistas do gênero –  Aeroporto Internacional Tom Jobim

 

Aqui nesse texto, você encontra os detalhes de como esse processo de sonorização ambiente aconteceu.

 

Music branding no principal shopping center do RS

 

Para o Shopping Iguatemi de Porto Alegre, a reflexão foi diferente. Considerando o próprio posicionamento da marca, os consumidores habituais e a proposta de reformulação da rádio indoor já existente no espaço, criamos uma pirâmide de atributos sonoros, com artistas que representassem cada um deles: “leve”, “moderna” e “próxima”. 

 

Dessa maneira, nasceu o reposicionamento da rádio e, também, o canal do Shopping Iguatemi. Se você, assim como nós, adora seguir ouvindo o que toca no Shopping, ouça uma playlist deles: 

 

 

Escolhendo a estratégia certa para o seu negócio

 

Se faltavam argumentos para comprovar que a curadoria de músicas para grandes espaços de comércio ou aeroportos faz a diferença no posicionamento da marca e na valorização do negócio, agora não faltam mais. 

 

Considerando todos os pontos levantados, a ativação de profissionais especializados para realizar pesquisas, estudos e, por fim, promover a mudança musical para a marca é essencial para o sucesso da estratégia. E isso vale para vários casos: pontos de venda, bares, restaurantes, entre outros.

 

Confira as áreas em que já atuamos: https://bananas.mus.br/#cases 

 

Se você entende que essa é uma necessidade do seu negócio de atuação, vamos adorar mostrar soluções personalizadas e como podemos aprimorar ainda mais a efetividade da sua marca junto ao público. 🙂 Basta preencher o formulário abaixo para receber rapidinho um orçamento totalmente personalizado:

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