Quando falamos de playlists para exercícios físicos, é muito comum pensar automaticamente em música eletrônica com ritmo que estimule o ouvinte.
Porém, quando a curadoria não é especializada, também é muito fácil errar a mão nesse conteúdo, criando playlists monótonas, entediantes e estereotipadas do ambiente de academia.
Para resolver essa equação, são necessárias algumas etapas de pesquisa e imersão no universo da marca e do público que ajudarão na construção da identidade sonora da academia e na diferenciação do seu negócio em relação aos demais.
Nesse texto, vamos ver como uma agência de curadoria musical como a Bananas Music pode te ajudar na missão de proporcionar a melhor experiência para seus clientes.
Música ambiente como diferencial de marca
Pensa rápido: quantas academias de proprietários diferentes têm no seu bairro? Podemos apostar que muitas! A pergunta que podemos te ajudar a responder é: por que a sua academia é especial?
A estratégia de music branding consiste em construir uma identidade de marca através da música. Isso significa que um dos objetivos do nosso trabalho é criar uma identidade musical exclusiva que diferencie o seu negócio do seu concorrente.
E para as academias essa estratégia é muito importante, já que é um empreendimento com alta concorrência.
Partimos dos atributos de identidade da marca, de quais sentimentos, sensações e ações a marca deseja ativar por meio da música e, a partir daí, chegarmos a quais gêneros, artistas, faixas e cenas musicais representam estes afetos.
Por isso que music branding é muito mais que uma playlist para academia, a estratégia é um diferencial da marca. Acredite: a música ambiente da sua academia pode te ajudar a ter mais clientes.
Quais fatores considerar na hora de pensar uma rádio indoor para academia?
É verdade que a playlist para academia deve ser estimulante para motivar as pessoas a completarem seus exercícios.
Entretanto, sentimentos como alegria, conforto emocional e relaxamento também são grandes aliados na tarefa de tornar a academia um local onde as pessoas sentem bem-estar.
E se engana quem pensa que música para relaxar é só calminha e desestimulante. Músicas conhecidas pelo público podem gerar o sentimento de conforto e ambiente familiar, trazendo disposição para a atividade.
Vamos aos 4 principais fatores que você precisa levar em consideração na hora de criar uma playlist para academia.
Conheça seu público
Estudar o público é o primeiro passo para a construção de uma playlist para academia adequada e que promova uma experiência única para os clientes.
Responda as perguntas:
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Qual a idade média do público?
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É composto majoritariamente por homens ou por mulheres?
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Qual a frequência média dos alunos durante a semana?
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Quanto tempo em média permanecem na academia?
As duas últimas perguntas podem te dar uma boa projeção da frequência de atualização das playlists. Imagina chegar na academia todo dia e ouvir a mesma música? Manter as playlists atualizadas é muito importante.
Conheça bem os horários de maior e menor fluxo de pessoas
A maioria das pessoas não gostam de academia lotada e ter que esperar muito tempo para usarem os aparelhos compartilhados pode ser um fator super desestimulante. Portanto, ter playlists diferentes e que acompanhem o fluxo das pessoas na academia é uma estratégia interessante.
Por exemplo, assim como nas lojas cheias em dias de promoção, onde músicas agitadas tendem a estimular as pessoas a serem mais rápidas nas compras, na academia pode ser útil pensar em músicas agitadas para acelerar o ritmo e evitar uma academia superlotada.
Já nos momentos de menor fluxo, pode-se apostar em músicas com beats mais lentos que causem a sensação de conforto e bem estar no ambiente.
Pense em playlists diferentes para ambientes diferentes
Sua academia oferece diversas opções de atividades e, portanto, é compartimentada em várias áreas?
Pensar em playlists diferentes também por setor e atividade é o ideal. Por exemplo, as músicas tocadas no salão de musculação não devem ser as mesmas que tocam na sala do pilates ou yoga, e vice-versa.
Se as pessoas frequentam a academia com objetivos diferentes, conhecer esse público e oferecer as músicas apropriadas para cada tipo de exercício é o segredo para gerar conexão e transformar seus clientes em fãs da marca.
Fuja da repetição e cuide da atualização das playlists
Depois de fazer um estudo aprofundado sobre o público que frequenta sua academia e criar playlists que gerem o desejo nas pessoas de voltarem sempre ao espaço, é hora de pensar nas frequência de atualização.
Como já citado acima, responder à pergunta “qual a frequência média das pessoas?” é a chave para definir de quanto em quanto tempo as playlists devem ser atualizadas para não se tornar uma música ambiente chata e repetitiva.
E sobre esse item também é muito importante citar os professores e funcionários da academia. É extremamente irritante ficar ouvindo sempre as mesmas músicas. Portanto, aposte em playlists longas e com atualização frequente.
Saiba mais sobre como equilibrar a identidade musical da marca e gosto musical dos funcionários nesse texto.
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Como você pode ver, criar boas playlists para academia não é tão simples quanto parece. Diversos fatores precisam ser considerados para que a música seja aliada na permanência dos alunos a longo prazo como também na aquisição de novos clientes.
O Bananas Music pode te ajudar nessa missão de construir a identidade musical que vai encantar os clientes e guardar sua academia em um lugar único na memória deles. Solicite um orçamento rapidinho AQUI!